.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Quando não se distingue o primário do secundário-Diac. José da Cruz

Dia 25

Evangelho Mateus 23, 13-22

Podemos ver neste evangelho um pouco do ambiente tenso que as primeiras comunidades cristãs passaram no início do cristianismo no seio do judaísmo. Os Escribas e Fariseus eram os defensores ferrenhos do Judaísmo e da Lei de Moisés e assim, assumiram uma postura de defesa contra os primeiros seguidores de Jesus nas comunidades, eles não aceitavam a Jesus e a seu Reino e tudo faziam para impedir que os outros o fizessem.
Neste evangelho percebe-se como Jesus está exaltado contra esse tipo de pessoa, que quer ser o guia dos demais, a referência da moral e da doutrina, criando leis e normas que priorizam coisas que não são tão importantes e deixam de lado o que é essencial na Vida de Fé.
A reflexão engloba também as comunidades do primeiro século, principalmente as que tinham em seu meio,Judeus conservadores e aí o conflito era inevitável. O Evangelho não é um olhar para o passado mas sim para o presente pois nele estamos todos nós como comunidade e como igreja e nos dias de hoje sempre é perigoso a influência maléfica do farisaísmo nos irmãos e irmãs que exercem algum trabalho, principalmente o de coordenação em alguma pastoral, ou até mesmo entre os ministros ordenados.
Há sempre esse risco de nos desviarmos do essencial que é o amor traduzido em serviço, essência do projeto da salvação realizado em Jesus, e que buscamos viver em nossas comunidades. As vezes nos deparamos com muita burocracia nos meios pastorais, por causa de normas e determinações que não levam a lugar nenhum, servindo apenas para exaltar o ego de quem coordena.

Então, diante deste evangelho, busquemos aquilo que é essencial na Vida de Fé, e que em nossos trabalhos comunitários, sejam eles quais forem, não tropecemos em nosso próprio ego, mas como Jesus, nosso Mestre e Senhor, nos disponham,os a servir sempre, levando e conduzindo os irmãos e irmãs á Jesus Cristo, seu evangelho e seu Reino que é o essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário