.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Caminhando sobre a água.-Claretianos

Terça-feira, 5 de agosto de 2014
Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior
Santos do Dia: Abel de Reims (monge, bispo), Addai e Mari (bispos), Afra de Ausburgo (virgem, mártir), Cantídio, Cantidiano e Sobel (mártires), Cassiano de Autun (bispo), Eusígnio de Antioquia (mártir), Mêmio de Châlons-sur-Marne (bispo), Nona de Nazianzo (mãe de família), Paris de Teano (bispo), Teodorico de Cambrai (bispo), Venâncio de Viviers (bispo), Xisto II (papa) e seis companheiros diáconos (mártires).
Primeira leitura: Jeremias 30, 1-2.12-15.18-22
Eu te tratei com rudeza por causa do teu endurecimento no pecado. Mudarei a sorte das tendas de Jacó. 
Salmo responsorial: 101, 16-21.29.22-23
O Senhor olhou a terra do alto céu. 
Evangelho: Mateus 14,22-36
Senhor, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.
Convém lembrar que estes capítulos “apocalípticos” dos evangelhos, são o mesmo texto do Apocalipse que durante tempos causaram susto e pânico nas mentes e na fantasia dos cristãos. Muitas pessoas se sentiram amedrontadas pelas descrições do final dos tempos, e mais ainda, da morte, com seus prêmios celestiais e o aterrador castigo do inferno.
E tudo o que então se podia saber ou pensar desse final dos tempos era uma informação pré-científica, sem nenhuma fundamentação experimental, elaborada pela capacidade poética ou literária do “historiador” e escritor bíblico. (Temos que supor que a Bíblia só nos transmite o que necessitamos para nossa “salvação religiosa”, não revela ciência, nem geofísica, nem astrofísica, por exemplo).
Atualmente até as crianças tem uma imaginação muito viva e totalmente diferente do “mundo do além”, com base científica, elaborado por excelentes programas com imagens computadorizadas, veiculadas em canais especializados, como o National Geográfic, ou o Discovery Channel. As imagens dos capítulos “apocalípticos” do evangelho caem por terra, são pobres, são falas obsoletas.

Isso significa que todas as imagens concretas, utilizadas pelos historiadores, são previsíveis para todos, porém, o que a nós interessa é a mensagem de salvação. O restante é conhecimento da história daquele tempo que para nós já não serve mais. Cuidado ao ler e meditar os capítulos apocalípticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário