.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sua vida é sua resposta - Humberto Celau


21 de Setembro
Evangelho - Mt 9,9-13


Caríssimos,

Continuamos no tema da entrega e confiança irrestrita em Deus abordada nos últimos 2 domingos. Hoje veremos que Jesus não veio para os santinhos, bonzinhos e certinhos mas para aqueles que estão dispostos a abandonarem tudo para ter uma nova vida apoiada n'Ele e somente n'Ele, como Mateus!

O Evangelho é muito suscinto ao relatar o chamado deste apóstolo. Pode soar como um "conto de fadas", sem nenhuma veracidade se não entendermos toda a coragem e a força que as pernas de Mateus tiveram de empreender para alçar seu corpo daquela mesa da coletoria de impostos e posicioná-lo no seguimento de Jesus. Na época, toda a região da Palestina estava sob o domínio do Império Romano. O grande sucesso deste império foi, além de seus enormes exércitos e estratégias de guerra, a política de relacionamento adotada para com as nações subjulgadas: Roma lhes concedia autonomia religiosa e certa autonomia política sob uma única condição, a de que lhe pagassem os impostos. E aqui entram pessoas como Mateus que tinham como "profissão" serem os coletores desses impostos do povo. O problema era que para essa função eram escolhidos integrantes do próprio povo. Isso colocava os coletores de impostos numa saia justa sendo considerados traidores do seu povo por explorar seus pares exigindo pagamento de impostos que financiava a dependência de Roma e enriqueciam com isso. Pense se o Brasil fosse colônia dos Estados Unidos e eu, brasileiro, explorando outros brasileiros como você, ficasse rico mandando o dinheirinho que você suou pra conseguir para os EUA para que ele ficasse cada vez mais fortes e você cada vez mais incapaz de lutar pela independência do seu Brasil. Você iria gostar de uma pessoa como eu? Nem precisa responder! E porque você não se revolta e me esgana? Porque o exército dos EUA me protege. Era mais ou menos essa a situação de Mateus. Pessoas como ele eram consideradas impuras e pecadoras (por manusearem dinheiro impuro e extorquido injustamente), e muito desprezadas por seus patrícios, tanto que nem na sinagoga era-lhes permitido entrar. A coisa só não partia pra pancadaria porque Roma assegurava-lhes a proteção para garantir o recebimento dos tributos. Nesse cenário surge um tal Jesus, de Nazaré, que diziam ser um profeta, um revolucionário, coisas do tipo. Ele vê Mateus e o chama para segui-lo. Perceba o tamanho da decisão que Mateus toma e as possíveis consequências desta decisão para a vida dele:
- Ele é odiado por seu povo;
- Protegido por Roma por puro interesse.
E sem garantia alguma abandona tudo para seguir a um revolucionário chamado Jesus!
Agora ele está com Jesus, mas corre o perigo de ser massacrado pelo seu próprio povo e sem a proteção de Roma por ter abandonado seu ofício. Caracas meu! Que coragem do cara! Sim, isso é inegável, mas para nós hoje, o que é inegável também é a força da voz do Senhor que o chama! Imagino Jesus falando mansamente (e não gritando como aqueles que não tem controle), e com tamanho poder que é capaz de convercer-lhe a abandonar todas as suas falsas seguranças e colocar-se a seguí-lo!

Inegavelmente a maneira como vivemos é nossa resposta ao chamado do Senhor! Pode ser um sim ou um não daqueles berrados. Você é quem decide. Das milhões de combinações possíveis entre o óvulo de sua mãe e os milhões de espermatozóides de seu pai, você foi o chamado à vida! Prefere continuar pensando que foi por acaso? Prefere continuar fingindo que essa palavra não é pra você? Prefere continuar achando que Deus não se importa contigo? Fale isso pro Mateus e veja o que ele te responde: EU ERA UM LIXO, UM TRAIDOR, UM NADA, DESPREZADO E MARGINALIZADO. TINHA DINHEIRO E FALSAS SEGURANÇAS VINDAS DO MUNDO, MAS MEU MUNDO GIRAVA EM TORNO DO MEU UMBIGO! QUANDO OUVI A VOZ DE JESUS, MINHA VIDA ENCHEU-SE DE COR E ENTENDI QUE POR ELE VALERIA A PENA VIVER!

Irmão, irmã, você foi escolhido e chamAdo à vida por nosso Deus. Aceite-o como Senhor e Salvador de sua vida! Ele não veio para os perfeitos, bonitinhos e sãos, mas para você e para mim que dEle precisamos. Ele te aceita como és e te ama imensamente. Agradeça-lhe de coração esse dom maravilhoso de poder viver e prometa-lhe que não vais disperdiçar mais nenhum minuto de seu tempo correndo atrás de coisas fúteis que te trazem apenas segurança e prazer momentâneos. Entregue toda a sua vida a Ele fazendo dela um hino de louvor e gratidão! Pense em quantas pessoas vivem nesse mundo como mortas porque ainda não entenderam o sentido de suas vidas! Seguir a Jesus não é somente rosas e nem somente dizer um sim da boca pra fora pois compreende o fato de trilharmos o mesmo caminho que ele mesmo trilhou, cada um de nós levando também a sua cruz. Compreende o fato de que a nossa vida não será mais a mesma depois que optarmos por Ele. Também poderemos sofrer e sermos discriminados ou excluídos de alguns grupos ou até de nossa própria família. Compreende o fato de que não poderemos mais compactuar com a mentira e a injustiça. Compreende o fato de que não teremos outras seguranças nas quais nos apoiar a não ser na vontade dEle que não nos é revelada na hora em que desejamos ou do modo que desejamos. Contudo, é muito mais fácil assim vivermos pois temos a certeza de que a nossa cruz ele nos ajuda a carregar aliviando nossos ombros nos momentos em que nossas forças se extinguem.Na verdade é quando sentimo-nos fracos que Ele manifesta sua força e o milagre de uma vida conduzida por Ele acontece. Ele precisa de gente disposta a dizer um sim mas não de boca, SIM de coração. Precisa de mim e de você manifestando ao mundo com nossas vidas que só há sentido se o seguirmos como fonte de força e de vida. A vida de Mateus mudou completamente depois que encontrou e ouviu a palavra de Jesus. Vá para a igreja hoje pedindo ao Senhor para ter um encontro verdadeiro com Ele através da escuta de sua Palavra e da partilha na mesa eucarística. Só à partir desse encontro será possível responder corajosamente à sua Palavra. Eu estou disposto! E você?

Com essa bela canção, erga seu louvor aos céus dando sua resposta corajosa ao chamado que, hoje, te faz Jesus!

Ah, essa semana tenho motivos de sobra para renovar meus votos de seguidor de Jesus pois ele fez mais uma maravilha em minha vida, confirmando minha fé e a confiança que nEle deposito todos os dias! Em momento propício poderei comentar essa graça! Por hora, só posso dizer que não me arrependo um só instante de nEle ter depositado minha confiança pois Ele me guia para águas tranquilas e me dá tudo que preciso no momento que lhe é propício e me é necessário!

Uma ótima semana a todos e não se esqueça de que SUA VIDA É SUA RESPOSTA!


Humberto Selau Inácio

Um comentário: