.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

SENHOR. AUMENTA A NOSSA FÉ! - José Salviano

27 DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO-C

6 de Outubro de 2013

Evangelho - Lc 17,5-10



            Prezados irmãos. Estamos aqui reunidos em nome de Cristo para reativar em nossas mentes a chama da fé viva e atuante, alimentada pela nossa prática diária da leitura meditativa, da oração, da devoção, da caridade e pela Eucaristia. Esta fé operante e transformadora nos compromete com o projeto de Jesus Cristo.
            Em nossa volta vemos homens e mulheres desorientados pelas injustiças sociais e pela violência crescente. Mas  um olhar de fé nos mostra que isso pode ser melhorado pela ação da Igreja, que somos nós, presença viva de Deus no mundo.
RIMEIRA LEITURA
            O  Profeta  Habacuc  fala desesperado com Deus. Ele reclama que seus clamores não estão sendo ouvidos.  O profeta mostra um quadro real  de violência
iniqüidades, maldades, discórdias, destruições e prepotência que estão à sua frente.
            Situação semelhante a que vivemos em nossos dias, e a impressão que temos é a mesma de Habacuc.  Parece que Deus não nos ouve. Mais será que estamos falando mesmo com Deus? Com fé, com insistência? Será que não alegamos falta de tempo para falar com Deus? Será que não preferimos assistir a novela em vez de rezar?  Será que não estamos sendo omissos ou mesmo  fazendo parte de algum modo dessas injustiças todas?
            A resposta de Deus ao profeta veio não com a substituição de um opressor por outro opressor, mas colocando pessoas fiéis e retas à frente do povo. Elas serão o fio condutor da justiça de Deus na história.  Respondeu o Senhor ao profeta: ...Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá por sua fé.
SALMO -
            O cristão deve ser alegre, pois exalta na alegria movida pela esperança da mão forte de Deus, Rochedo que nos salva!  Somente Ele pode nos tirar dessa angústia, dessa aflição, desse sufoco. Mais para isso precisamos fazer a nossa parte, e pedir com insistência e muita fé.
2ª LEITURA
            Prezados irmãos. Paulo nos exorta a reavivar a chama do dom da fé. Chama essa, que foi  recebida de  Deus.  Ao nascer já recebemos de presente a fé que nos veio acompanhada de coragem, de fortaleza, de amor e sobriedade. Portanto, não nos envergonhemos de testemunhar  Cristo e  seus ensinamentos a este mundo sedento de Deus. E podemos conseguir fazer isso que é a vontade do Pai, pois somos fortificados pelo poder de Deus, e com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós.
EVANGELHO
            Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta a nossa fé!".  Como sabemos, a fé é um dom de Deus,  que semelhante a uma planta, deve ser irrigada, para que cresça. E esse  tratamento dado a essa plantinha, começa pelos pais os quais ensinam a criança a rezar, ou podem catequizar ensinando em forma de historinhas as passagens do Antigo Testamento, mostrando sempre o amor de Deus (Papai do Céu) para conosco. As crianças gostam muito.
            Depois que a criança já se entende por gente, os pais continuam o seu trabalho de alimentar a sua fé, ainda ensinando, porém levando os filhos a Igreja: à missa, ao catecismo, e principalmente dando-lhes o próprio exemplo de cristãos engajados, cristãos que praticam a sua fé.
Sim, praticar a fé. Pois a fé sem obras é o mesmo que nada. Jesus disse que quem crer será salvo. Porém, isso não nos dá o direito de ficarmos acomodados, achando que basta acreditar para já merecermos a salvação.  Satanás também acredita em Deus, Sabia disso? Porém, ele não irá um dia desfrutar das maravilhas da Vida Eterna.
            Não podemos pegar frases isoladas da Sagrada Escritura, decorá-las e ficarmos repetindo feito papagaios. Os ensinamentos de Deus devem ser estudados e analisados num todo. É verdade que Jesus disse que aquele que crer será salvo. Porém, observa-se  que Jesus em uma outra ocasião, também disse:
"Aquele que ouve os meus ensinamentos e os põe em prática, é semelhante a um homem que construiu a sua casa  sobre a rocha. Veio a chuva, o vento e ela continuou firme. Porém, aquele que ouve os meus ensinamentos e não os põe em pratica, é semelhante a outro homem que construiu sua casa sobre a areia. Veio a chuva, o vento de a ruína foi completa."
            Como praticar a nossa fé? Como aumentar a nossa fé?  Primeiro é bom lembrar que temos fé em Deus e em seus mistérios. E para aumentar essa fé, precisamos conhecer melhor esse Deus e seu Filho Jesus. Podemos fazer isso lendo as escrituras, o Catecismo da Igreja Católica, e as explicações ou reflexões dos textos bíblicos, os quais podem ser encontrados em Sites ou Blogs como este. Conhecer Deus e Jesus Cristo é fundamental pois não podemos amar e acreditar no desconhecido.
            Porém isso não basta. Conhecer Deus e Jesus com seus ensinamentos e mistérios, é só a primeira parte. Pois o mandamento, é: Amar a Deus e ao irmão como a nós mesmo.
            Portanto, ao mesmo tempo em que nos ligamos em Deus por Jesus, devemos estar praticando a nossa fé através do nosso relacionamento com o nosso irmão. E esta é a parte mais difícil! Pois ir à missa, rezar, jurar que amamos a Deus, é tudo muito fácil. O difícil é aturar, suportar, ajudar o nosso irmão.  E essa parte da prática da nossa fé é tão importante como a primeira, (amar a Deus). Porém, infelizmente  é exatamente aí que nos enrolamos, nos atrapalhamos, e por isso muitos acabam por merecer a condenação eterna...
            Por que, não podemos nos esquecer que a nossa salvação está diretamente   ligada ao nosso irmão, a nossa irmã.
Porque não adianta amar a Deus sobre todas as coisas se não amamos o próximo como a nós mesmo. É insensato aquele que diz que ama a Deus que ele não vê, mais odeia o irmão que ele vê. Como posso agradar um pai se eu maltrato o seu filho? De nada adianta rezar, confessar, comungar, bater no peito, se não vencemos a nossa dificuldade de perdoar, de ajudar o irmão, se não conseguimos abrir a nossa mão para dar uma esmola ao necessitado!
OBSTÁCULOS  DA FÉ
        O maior obstáculo da fé em nossos dias é o aumento da violência, o qual leva a muitos a questionar:  Se Deus existe por que Ele permite o mal no mundo?
Muitos questionam o modo com o qual Deus administra a sua justiça com relação ao mundo, perguntando:  Se Deus é amor, se Ele quer o nosso bem, a nossa felicidade, como pode permitir tanta atrocidade? Filhos que matam pais, pais que matam filhos, assassinatos, estupros, pedofilias, e todo tipo de violência?
            Deus existe, como é que Ele pode pactuar com a injustiça e a opressão? Se Deus existe, porque é que há crianças a morrer sem atendimento médico, de balas perdidas e de fome? Se Deus existe, porque é que os justos sofrem e os maus vivem desfrutando de todo prazer ilimitado? Outros que estão no poder, trabalham quase nada e vivem com altos salários e toda mordomia enquanto o pobre trabalha demais e ainda passa necessidades? Se Deus existe, porquê o inocente sofre? Estas são as perguntas  que passam pelas cabeças de muitos, principalmente daqueles que não vivem o Evangelho e estão distantes da Igreja.
            Em primeiro lugar, nunca poderemos entender plenamente os desígnios de Deus. Seus projetos  ultrapassam infinitamente a nossa pequenez de forma que nunca conseguiremos entender totalmente. Na verdade, se pudéssemos entender ou explicar Deus ele não seria Deus.
Os métodos de Deus não são iguais aos nossos. Deus tem o seu próprio ritmo; e o ritmo de Deus não é o ritmo da nossa visão limitada a essa vida terrena. O ponto de vista de Deus, é mais amplo que o nosso, o seu Plano de salvação muitas vezes não entra na nossa cabecinha. É por isso que devemos sempre dizer em nossas orações: Senhor. Que seja feita a vossa vontade. Por que nem sempre entendemos a vontade do Pai. Queremos sempre que Deus faça a nossa vontade imediata e terrena.

Caríssimos. Vamos aprender a confiar em Deus, e a entregar a nossa vida em suas mãos. Pois Ele é um Pai que nos ama e  aconteça o que acontecer, está a escrever a história por caminhos direitos embora os caminhos pelos quais Deus conduz o mundo nos pareçam, tantas vezes, estranhos, misteriosos, enigmáticos, incompreensíveis.

            O plano de Deus para conosco funciona assim: Deus nos conduz a nos preparar para a outra vida. Ao passo que nós, numa atitude ou situação imediatista  queremos que Deus resolva imediatamente os nossos problemas ligados a essa vida terrena, pois muitos não estão preocupados com a vida eterna. Só pensam em desfrutar de tudo o que têm direito aqui.
            E neste preparo para a segunda fase da nossa existência, está incluído o sofrimento como forma de  purificação dos nossos muitos pecados. E nem é bom que desfrutamos de  todos os benefícios da riqueza, da fama, dos prazeres carnais nesta vida,  senão, quando morrermos, não teremos mais nada a receber. Foi o que Jesus disse ao Rico que morreu e foi para o inferno e estava reclamando.
E Jesus disse: Lázaro em toda a sua vida sofreu muito. Enquanto aquele rico só teve prazeres. Agora, é a vez de Lázaro desfrutar a felicidade da glória eterna.
            Por outro lado, muitos dos infortúnios e mesmo desgraças que nos acontece, é por nossa própria culpa. É pelo mau uso que fazemos da nossa liberdade.
Deus respeita a nossa liberdade de seguir o caminho do bem ou o caminho do mal. De seguir o Evangelho ou não. Porém, temos de aceitar ou assumir as conseqüências dos nosso atos. Pois quem plana tem de colher. Se plantarmos vento, colheremos tempestades.
            Deus em sua infinita bondade e infinito poder, consegue extrair de cada mal que nos acontece, algo de bom. Assim, uma desgraça que nos acontece, pode ser revertida ou transformada em motivo de conversão, de mudança da nossa  vida.
            Exemplos.
01- Aquele homem que havia se afastado de Deus, depois de ter sua firma incendiada, voltou à Igreja e à missa rezando com muito mais fé que antes... 
02- Aquela moça que sofreu muito por ter perdido o namorado, descobriu mais tarde que ele era casado, e estava se aproveitando dela. Depois disso se apegou mais a Deus.

José Salviano.


Um comentário:

  1. É somente na hora da dor que descobrimos o verdadeiro Amor de Deus e acreditamos na sua presença. Mas estou aprendendo a praticar a minha fé com pessoas que sei que me amam e desejam o meu bem. Que Deus esteja sempre em nossas vidas e possa instruir os corações daqueles que ainda não se renderam ao seu poder. Aprendi isso da pior maneira. Ainda não me livrei do problema, mas sei que Deus me concederá sua Graça e desde já não darei mais um passo se não for em sua direção. Amém!

    ResponderExcluir