.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Uma figueira no meio da vinha- Helena Serpa


26 de Outubro - Sábado - Evangelho - Lc 13,1-9

Romanos 8, 1-11 - "viver segundo o Espírito de Deus"

Os que vivem segundo a carne aspiram pelas coisas da carne; os que vivem segundo o Espírito aspiram pelas coisas do Espírito." Isso é o que nos afirma São Paulo na leitura da liturgia de hoje, assegurando também que não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus, isto é, para todos os que crêem e acolhem a salvação que Jesus veio nos trazer. Jesus veio nos dar condições de andar na lei do Espírito, por isso, não procedemos mais segundo a carne, mas sim, conformes ao Espírito Santo. Todos nós que mergulhamos nas águas do Batismo, fomos lavados (as) pelo sangue de Cristo, portanto, justificados (as) perante o Pai e, livres da lei do pecado e da morte. Assim sendo, não há mais motivo para que vivamos segundo a carne, procurando satisfazer os instintos da nossa natureza humana decaída que nos levam à morte da alma. Em nós, habita o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, isto é, o Espírito de Deus Pai. E Ele quem nos dá a motivação para aspirarmos pelas coisas do alto, isto é, do céu. Apesar de continuarmos sendo pecadores (as), embora que nosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, o nosso espírito está cheio de vida. O Espírito de Deus nos dá vida nova em abundância. Todos nós pertencemos a Cristo, e é Ele quem nos conduz a uma vida de santidade. A certeza de que Jesus é o dono da nossa caminhada precisa estar bem firme no nosso coração, para que nós não nos sintamos fracos e decaídos pela nossa impotência e limitação. Temos um Salvador que está vivo e que foi ressuscitado dentre os mortos, para proporcionar a todos nós, filhos e filhas de Deus uma vida de qualidade, vida cheia das graças do Senhor. Viver segundo a carne é perder tempo e oportunidade de assumir o Senhorio de Jesus na nossa vida. - As suas aspirações vêem da carne ou do Espírito?- Deus faz parte dos seus planos de vida? - De que maneira Jesus Cristo é o Senhor da sua vida? - Os desejos do seu corpo acompanham os desejos do seu espírito?- Você vive segundo a lei ou segundo a graça de Deus?

Salmo 23 - "É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel".

O homem e a mulher que tem mãos puras e coração inocente é justamente aquele (a) que busca as coisas do alto e não se detém a praticar atos que satisfazem a carne. Esse (a) poderá subir até o monte do Senhor e habitar na casa do Senhor. O nosso desejo de santidade atrai para nós a bênção do Senhor e nos faz participantes da natureza divina. A geração dos que buscam a face de Deus, Criador do céu e da terra é abençoada e receberá a herança eterna.

Evangelho - Lucas 13, 1-9 - " uma figueira no meio da vinha"

Nós cultivamos uma idéia errada que nos faz acreditar serem todas as coisas ruins que nos acontecem um castigo de Deus. Jesus, porém, nos ensina que "as desgraças nem sempre são castigos", mas servem para nos despertar sobre a brevidade da nossa vida aqui na terra e, assim, nos impulsionar a uma mudança de mentalidade. Às vezes, somos como essa figueira, plantada no meio de uma vinha produtiva, tomamos espaço, no entanto, não melhoramos em nada. Continuamos com a mentalidade do homem velho, levando uma vida medíocre, trabalhando para nos satisfazer e não damos os frutos desejados. O Senhor deseja encontrar em nós não apenas folhagem, isto é, aparência, mas testemunho de conversão, de busca de santidade e de vivência do amor. O vinhateiro, no caso, apelou para a misericórdia do dono da vinha e pediu mais uma oportunidade para a figueira. O dono da vinha é Deus Pai, o vinhateiro é Jesus, e a vinha são todos os que Lhe são entregues para serem apresentados ao Pai. Diante do Pai, Jesus advoga por nós e pede misericórdia. No entanto, aqui na terra, nós também podemos ser como Jesus, esse vinhateiro que é colocado (a) em alguma função de trabalhador da messe. Assim como o pai ou uma mãe de família, um coordenador ou coordenadora de uma comunidade, grupo de oração, ministério, em fim, aquele ou aquela que está cuidando do povo de Deus, fazendo-o em nome de Jesus. A esses ou a essas, o Senhor dá a incumbência de "cavar em volta da figueira, colocar adubo" para que esta possa crescer e dar frutos que alimentam. A nossa conversão é uma coisa urgente na nossa caminhada, mas também, é um processo que se arrasta até o final da nossa vida, quando o dono da vinha vier nos encontrar. Mas, como não sabemos quanto tempo Ele demorará, tenhamos pressa, tanto em adubar as figueiras que nos forem entregues, como também nos deixarmos "adubar" pelo nosso vinhateiro que é Jesus Cristo. Não teremos receio das "desgraças" se nos conservarmos dentro das graças do Pai, sendo cuidados pelo Seu Filho Jesus e conduzidos pelo Seu Espírito Santo. - Você também considera que as coisas ruins que lhe acontecem são castigo de Deus?- Ou você entende que possam ser um recado de Deus para que você se converta?- Você faz parte da vinha ou é como essa figueira que ocupa espaço e não dá fruto?- Mesmo sendo diferente dos outros, você acha que tem condições de melhorar? - Quem você considera como seu (a) vinhateiro (a) aqui na terra?

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário