.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 28 de setembro de 2013

-Seremos felizes-Helena Serpa


2 de Novembro de 2013 - Evangelho - Mt 5,1-12a

Romanos 11, 29-36 - "Deus é inexplicável"

Os juízos de Deus são incompreensíveis para nós e os Seus caminhos, ninguém consegue penetrar, diz São Paulo. De fato, nunca conseguiremos "entender" a Deus nem tampouco explicar os Seus desígnios. São Paulo, aqui, está se referindo à desobediência do povo de Israel ao chamado de Deus para acolher a Jesus como o Messias a quem ele esperava. Porém, na nossa vida, às vezes, nós nos pomos a questionar as deliberações do Senhor diante de situações incompreensíveis para nós. "Deus encerrou todos os homens na desobediência, a fim de exercer misericórdia para com todos," diz a Palavra. Como poderemos esclarecer tal condição? Todos desobedeceram, mas todos alcançarão misericórdia, é isto o que São Paulo nos afirma. Contudo, a nós só compete assumir a nossa condição de que agora, somos obedientes a Deus e, por isso, alcançamos a misericórdia. "Tudo é dele, por ele e para ele e a glória e o poder pertencem a ele para sempre." Somos tentados (as) a dar conselhos a Deus diante dos nossos problemas quando pedimos a Ele a solução. Nós pedimos a sua intervenção, mas já vamos a Ele com a fórmula e o resultado prontos, da maneira que nós desejamos. Todavia, os pensamentos do Senhor não são iguais ao nosso e Ele vê muito mais além, sabe precisamente do que será melhor para a nossa felicidade. A fé e a confiança que tivermos nas Suas deliberações, já será um passo seguro para conquistarmos muito mais do que o que pedimos. - Quando você pede algo a Deus fica tranquilo (a) esperando a resolução? - Você tem plena confiança nos planos de Deus para a sua vida? - Você também é tentado (a) a dar a "receita" ao Senhor para a resolução dos seus problemas? - Você tenta "explicar" os pensamentos de Deus? - Você já é um homem ou uma mulher obediente?

Salmo 68 - "Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!"

Deus atende à prece dos seus pobres e não despreza o clamor de seus cativos" nos diz o salmista.Quanto mais nos sentirmos pequenos e necessitados diante do Senhor mais aproveitaremos da Sua bondade e misericórdia. O coração de quem é humilde se alegra pelas maravilhas de Deus porque, na sua pequenez, consegue perceber que por si mesmo nunca seria capaz de levantar-se.

Evangelho - Lucas 14, 12-14 - " seremos felizes"

A motivação que temos para fazer as coisas do nosso dia a dia se constitui também em parâmetro para a nossa felicidade eterna. Jesus nos explica: se fazemos coisas boas somente com aqueles que podem nos recompensar, nós já estamos recebendo o prêmio. Porém, quando realizamos o bem a pessoas que não podem fazer o mesmo conosco, aí então, a recompensa nos virá do céu. A gratificação dos justos é a ressurreição. A mensagem do Evangelho de hoje nos leva a avaliar qual é o nosso interesse quando escolhemos as nossas amizades, qual é o valor com que nós aquilatamos as pessoas sejam elas ricas, sejam pobres. Qual é o nosso interesse quando cultivamos os nossos relacionamentos, se o que estamos buscando aqui na terra servirá apenas para que tenhamos uma vida cheia de regalias ou se estamos caminhando em busca do reino de Deus. Jesus termina com uma recomendação muito importante: "convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. "Então tu serás feliz!" Portanto, somos felizes quando damos atenção e participamos da vida de todos aqueles (as) que se sentem marginalizados (as) cheios (as) de defeitos (as); que nunca esperariam ser chamados (as) e notados (as) por nós. A festa é a nossa vida da qual ninguém poderá ser excluído, são as nossas conquistas que devem ser partilhadas com todos, sem exceção, sem preconceito e discriminação. Seremos felizes na medida em que formamos unidade com todas as pessoas, uma só alma, um só coração, um só ideal, porque a figura desse mundo passa e o que nós almejamos é a vida eterna, junto com todos. -Qual é o critério que você usa para a escolha dos seus relacionamentos? - Você costuma acolher a todas as pessoas, ricas ou pobres? - Você já convidou alguém, muito pobre, para sentar-se à mesa com você? - Você seria capaz de fazer essa experiência? - Reflita sobre a mensagem que Jesus quer dar a você, hoje!

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário