.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ESTAR Á SERVIÇO DE DEUS É ESTAR NA TRILHA DA FÉ! - Olívia Coutinho

 

XXVII DOMINGO DO TEMPO COMUM

 

Dia 06 de Outubro de 2013


Evangelho Lc 17,5-10

Outubro, mês das missões, tempo motivador para que assumamos o nosso compromisso missionário, seja na família, na  comunidade, ou na sociedade. 
Não tem como ser discípulo de Jesus, sem estar aberto à MISSIONARIEDADE, pois é próprio do discípulo, desejar e empenhar-se para que outros façam a mesma experiência que ele fez do encontro com o Senhor Jesus!
O espírito missionário se fundamenta na experiência da vivencia com Jesus! É a certeza da presença de Jesus atuando nele, que motiva o missionário a assumir com maior intensidade e alegria a sua  cumplicidade no anuncio do Reino!
Todos nós somos chamados a ser anunciadores da Boa Nova, ou seja, anunciadores da constatação de que a promessa de DEUS se realizou!
O Evangelho de hoje, chama a nossa atenção, para dois pontos fundamentais para o êxito da nossa caminhada missionária: fé e serviço.
O texto que nos é apresentado, começa dizendo, que os apóstolos, fizeram um pedido a Jesus: “Senhor aumente a nossa fé!” A narrativa não diz, mas tudo nos leva a crer, que, o que  levou os apóstolos a fazer este pedido à Jesus, tenha sido o peso da responsabilidade em assumir o legado de Jesus!  Naquelas  alturas, já à caminho de Jerusalém, onde se daria o desfecho final da trajetória terrena de Jesus, que culminaria  com a sua morte de cruz , os apóstolos,  já estavam cientes de que seriam eles, os continuadores da missão de Jesus aqui na terra. Depois de um bom tempo de convivência com Jesus,  testemunhando  seus feitos, sua persistência, sua determinação inabalada mesmo diante as provocações dos adversários, os apóstolos  provavelmente,  se deram  conta de que precisariam de muita fé para desempenharem bem  aquela  missão, que humanamente parecia-lhes impossível. Em resposta ao pedido deles,  Jesus diz: Se tivésseis uma fé mesmo que pequena como um grão de mostarda , podereis dizer a esta  amoreira;’Arranca-te daqui e planta-te no mar,’  e ela vos obedeceria”.  O que dá a entender, que até então, os apóstolos, mesmo estando junto de Jesus, não tinham uma  fé suficientemente  madura para assumir os desafios da missão.
Continuando, Jesus conta-lhes  a parábola do servo, no sentido de conscientizá-los de que  o caminho da fé, começa pela disposição em   servir! Com esta  parábola, Jesus inverte a necessidade dos apóstolos, mostrando-lhes,  que eles não precisariam de ter a fé aumentada para aprenderem a  servir, e sim, de aprenderem  a servir, para ter a fé aumentada. 
A fé, é um dom de Deus, que se desenvolve à  medida em que nos  envolvemos no projeto de Deus, colocando-nos à serviço do reino! Por tanto, não é Jesus que aumenta a nossa fé, e sim, a nossa fidelidade e submissão a Deus, traduzidos em serviço!
 Nossa fé, deve ser dinâmica,  operosa e nunca “engavetada!” Crescemos na fé, à medida  em que colocamos os nossos talentos aptidões em favor do outro, em que reconhecemos a nossa pequinês diante do Senhor e nos tornamos dependentes Dele.
É importante  termos a consciência de que a nossa vida não nos pertence,  pertence a Deus, e que devemos colocá-la à seu serviço, isto é, à serviço do outro, na gratuidade, sem nenhuma  exigência, tendo como  recompensa, a alegria do nosso dever cumprido. 
Praticar a justiça, ser honesto, é nossa obrigação, ninguém precisa receber elogios ou reconhecimento pelo cumprimento do seu dever.  
Sabemos que Deus não precisa de nós, que Ele pode realizar tudo sozinho, porém, Deus  quer contar conosco, não em vista de si próprio, mas em vista do nosso próprio bem! É por isto que Ele nos  chama, a estarmos   à serviço do Reino.
Como seguidores de Jesus, não podemos nos contentar com o que estamos fazendo, pois se Jesus está em nós e nós Nele, podemos fazer muito mais! Deus, na sua infinita misericórdia é capaz de transformar a nossa visível inutilidade em fonte de santificação para muitos!   
A gratuidade no serviço, deve ser a marca de um verdadeiro seguidor de Jesus!  Não  se busca recompensa daquilo  que se faz  por amor!
Fé e serviço, estão interligados! Estar à serviço de Deus, é estar na trilha da fé. 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olívia


3 comentários:

  1. Ótima reflexão! Sábias palavras! Vou levá-las a outros!
    Adalberto Soares

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua reflexão.

    Uma abraço fraterno e que Deus te abençoe.

    Lando (Diácono Permanente - Diocese de Nova Iguaçu - RJ)

    www.diaconolando.no.comunidades.net

    ResponderExcluir
  3. Sempre ... Sempre me alegro com suas reflexões . Que deus continue te iluminando...

    ResponderExcluir