.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Verdadeiro arrependimento - Helena Serpa



1 Timóteo 4, 12-16 – “tempo de aprendizado e de crescimento”

São Paulo, falando a Timóteo, faz uma verdadeira defesa da qualidade de quem é jovem e o exorta a ser exemplo para todos, na palavra, na conduta, na caridade, na fé e na pureza. Realmente, de acordo com a mentalidade do mundo, o jovem é tido como alguém que, por não ter ainda experiência de vida não é levado muito a sério e, geralmente, é desprezado e subestimado pelos mais velhos. No entanto, o jovem que seguir as recomendações de São Paulo, com certeza estará semeando bênçãos para o seu futuro. A juventude é um tempo de aprendizado e de crescimento. É durante essa estação que é desenvolvido nele o conhecimento da vontade de Deus para a sua vida. Por isso, todo jovem que persevera nos caminhos do Senhor dá mostras ao mundo de que nada está perdido e que os valores evangélicos são a arma que temos para construir uma sociedade mais justa e mais feliz. Portanto, todos os jovens deveriam ter consciência de que não podem ser desprezados nem desdenhados, pois eles têm o carisma que lhes foi concedido por Deus para refletirem a luz da salvação de Jesus Cristo, jovem como eles. Todos nós temos de refutar a idéia de que ser jovem é ser irresponsável e inexperiente, pelo contrário, precisamos motivá-los para que não se descuidem do dom da graça que receberam de Deus. O jovem é instrumento de Deus para a salvação da família. Oremos por eles! – Você, como jovem, tem consciência de que mais do que os “velhos” é chamado a ser exemplo? – Como tem sido o seu comportamento no mundo? – Você é perseverante no conhecimento da vontade de Deus? – Você sabia que tem nas mãos o futuro do mundo? – E você, como mais velho (a) tem sabido incentivar os mais jovens ou você os despreza por serem assim?

Salmo 110 – “Grandiosas são as obras do Senhor!”
O temor de Deus é o princípio da sabedoria e quem cedo descobre que as Suas obras são grandiosas, com certeza, respeitam o Nome do Senhor e têm a sua vida firmada na verdade e na retidão. É sábio todo aquele que reconhece a grandeza e a majestade de Deus, pois assim,  permanece eternamente no Seu louvor.


Evangelho – Lucas 7, 36-50 – “verdadeiro arrependimento”


Na Sua passagem aqui na terra Jesus Cristo demonstrou que o pensamento de Deus é completamente inverso a tudo o que é posto em prática segundo a mentalidade do mundo. Por isso, Ele  é o maior revolucionário no campo das concepções dos relacionamentos humanos, pois as Suas idéias confundem aos que se apegam às leis e aos costumes. Mesmo àqueles que eram mestres em relação à Lei de Deus, Jesus impunha com autoridade o verdadeiro sentido dos preceitos divinos. Por isso, não deixava passar as oportunidades de acolher pecadores e perdoar pecados, de consolar os miseráveis e dar dignidade àqueles que eram excluídos da sociedade.  Neste episódio da “pecadora perdoada” o Senhor nos ensina que o amor que demonstrarmos nos nossos relacionamentos e a confiança que  tivermos na misericórdia de Deus serão chaves que abrirão  a porta do perdão de Deus para nós e o maior motivo para que   sejamos absolvidos (as) das nossas transgressões.  No episódio de hoje, os gestos daquela mulher tocaram profundamente o coração de Jesus que percebeu nela um verdadeiro arrependimento e uma fé inconteste. Apesar de ser conhecida na cidade como pecadora ela não se incomodou com o que os “fariseus” diriam dela e enfrentou a todos para estar aos pés de Jesus, banhá-los com suas lágrimas e ungi-los com um perfume valioso. Para ela nada mais importava do que receber o perdão de Jesus e demonstrar a Ele o seu grande amor. Jesus perdoou-lhe os pecados e disse por que o fez: “porque ela mostrou muito amor”.  Meditando sobre essa mensagem nós precisamos ter plena consciência de que o perdão que esperamos de Deus está condicionado ao nosso coração contrito e cheio de bons propósitos e à nossa real confiança na Sua misericórdia. O perfume valioso se compara à nossa oração nos momentos em que nos dedicamos a estar perto de Nosso Senhor, às nossas lágrimas de arrependimento. Nós também demonstramos muito amor quando vencemos as barreiras e empecilhos para encontrar tempo de beijar os pés de Jesus e com a nossa oração penitente escutar dele as palavras: “Teus pecados estão perdoados, a tua fé te salvou”.  Beijar os pés de Jesus é adorá-Lo na Santa Eucaristia e servi-Lo através dos nossos irmãos e irmãs. Portanto, todos nós temos muitas inúmeras oportunidades para também, como a mulher da história, comprovar o nosso amor por Jesus. – O que você “tem feito” para ser perdoado (a) dos seus pecados? – Você tem demonstrado amor nas ações do seu dia a dia? – Como está a sua vida de oração? – Você tem estado aos pés de Jesus, arrependido (a)? – Você também tem enfrentado o mundo para servir a Jesus?


Nenhum comentário:

Postar um comentário