.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 28 de setembro de 2013

Medo de conhecer para enfrentar os desafios -Helena Serpa


1a. Leitura – Zacarias -  2,5-9.14-15 – “um motivo de grande alegria

Somos hoje a Jerusalém, que precisa estar livre, aberta, de modo que o próprio Deus seja uma muralha de fogo a nos proteger e nos guardar. Assim como o Senhor mandou o mensageiro para derrubar as muralhas que limitavam Jerusalém e deixavam o Seu povo preso, Ele também nos convida a deixar cair todo e qualquer obstáculo que possa nos limitar e impedir que nos apossemos do Seu Amor e consequentemente, da Sua glória.   Ele deseja fazer de nós um povo livre, de coração aberto, a fim de que o Espírito Santo manifeste em nós a Sua glória e o Seu poder.  Este é, portanto, um motivo de grande alegria! O Senhor promete e cumpre! “ eis que venho para habitar no meio de ti” e “mostrarei a minha glória!” Somente sob a ação do Espírito Santo nós podemos  resplandecer a alegria de ser possessão de Deus e, de tal modo, atrair para Si, muitas pessoas que ainda se encontram prisioneiras do medo, da desesperança, apegadas a si mesmo e ao que possuem, sem ter a chance de dar um passo à frente amarradas a tais realidades.  Que todos nós possamos fazer uma reflexão sobre a atual contingência da nossa vida   para verificar quais são as barreiras que nos impedem de sentir a presença do Espírito Santo. – Você sente a presença do Espírito Santo de Deus no seu coração? – Você se sente amada por Deus?  - Você sente-se preso (a) por alguma muralha? Qual? -  O que você tem feito para sair desta prisão? O que pode estar lhe prendendo?

Salmo – Jeremias 31- “O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho”

O salmista canta com alegria a expectativa da libertação com a certeza de que as promessas do Senhor se cumprirão. Nós também, mesmo que ainda estejamos no cativeiro e no exílio nós podemos anunciar ao mundo que o Senhor já nos remiu e somos predestinados a viver junto Dele no lugar que Ele já nos preparou. Nunca mais haverá tristeza, apenas cânticos, louvor e alegria, pois tudo terá passado e o próprio Deus será o nosso conforto após a guerra.

Evangelho – Lucas  9,43-45 – “medo de conhecer para enfrentar os desafios”


Diante dos acontecimentos prodigiosos que Jesus manifestava o povo ficava admirado e os discípulos de Jesus se extasiavam, embora não tivessem nenhuma consciência da verdade.  No fundo, eles ainda estavam presos ao ideal de um Messias comum naquela época, um guerreiro que pudesse reconduzir o povo de Israel ao brilho de um reino humano, à semelhança dos outros reinos. No entanto, Jesus queria formá-los a fim de que  percebessem que o reino dos céus era diferente do reino dos homens e, enquanto não mudassem de idéia não poderiam realizar os atos de libertação a que Jesus viera ensinar.  Eles, porém, não queriam entender o que Jesus lhes advertia e tinham medo de lhe fazer perguntas.  Apesar disso, Jesus continuava preparando os seus corações para o que ia lhe acontecer. Eles, porém, por não admitirem a idéia do sofrimento, os discípulos fugiam de qualquer coisa que lhes acenasse com esta realidade. Tinham medo de lhe fazer perguntas sobre o assunto e se esquivavam.   Isso também acontece com cada um de nós! Quantas vezes a Palavra de Jesus também nos diz: “prestai bem atenção”, e nós, por não querermos admitir a sua mensagem, dizemos que não a entendemos. Procuramos algum subterfúgio para fugir do real significado da Palavra porque temos medo de enfrentar os desafios que Ela nos propõe. Entretanto, precisamos ter consciência de que nós também, como os apóstolos, só poderemos realizar atos de libertação se também formos libertos das nossas cadeias e impedimentos pessoais.   Não tenhamos medo do conhecimento da vontade de Deus para nossa vida. Que possamos pedir ao Espírito Santo, coragem e força para assumir  a Palavra de Deus que nos liberta e tira as nossas limitações.  -  Em que você tem evitado se aprofundar com medo de sofrer? - Há alguma coisa que você terá que enfrentar  e não quer nem pensar? -  A Palavra de Deus também deixa você apavorado (a)? – Por quê? -  Você não quer enfrentar o desafio de, com Jesus, procurar descobrir um caminho para a sua dúvida? Faça a experiência e você verá que depois todo o medo terá passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário