.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. Padre Queiroz


DIA 14/03
Jo 5,31-47

Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.
Neste Evangelho, Jesus mostra a obcecação e má fé dos judeus, através de vários argumentos contundentes. Eles não seguem nem Moisés (Cf cena do bezerro de ouro, na 1ª Leitura), no qual colocam a sua esperança. Assim como Moisés, o próprio Filho de Deus teve de enfrentar a incompreensão e má vontade dos chefes judeus.
“João deu testemunho de mim... mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que eu o Pai me concedeu realizar.” As nossas obras são o nosso maior testemunho. Elas falam alto a nosso favor ou contra nós. “É pelos frutos que se conhece a árvore”.
“Vós examinais as Escrituras... no entanto, elas dão testemunho de mim, mas não quereis vir a mim.” A nossa leitura da Bíblia deve ser cercada de humildade, abertura de coração e muita oração, a fim de não colocarmos nela o que ela não diz, ou não entendermos o que ela fala. A pessoa obcecada facilmente torce as palavras da Bíblia, levando-as a dizer aquilo que a pessoa quer.
O certo é que Jesus usou de todos os recursos para evitar que as autoridades fizessem o maior crime da história: matar o Messias, enviado de Deus; mas não adiantou. Jesus resume tudo, dizendo que a razão principal da recusa dos chefes a ele era porque as obras deles eram más. A vida em pecado obscurece a inteligência e torna duro o coração. “Eles preferiram as trevas à luz, porque as suas obras eram más”.
Jesus está presente hoje em sua Igreja una, santa, católica e apostólica. No rosto da Igreja está o rosto de Jesus, assim como no rosto de Jesus está o rosto de Deus Pai. Mas só quem acolhe e observa os mandamentos pode chegar a essa percepção e à essa verdade (Cf Jo 14,21).
Jesus teve de suportar a incredulidade e incompreensão dos seus conterrâneos. Igualmente, os seus discípulos de hoje têm de enfrentar a incredulidade e má vontade do povo. De tanto “bater em ferro frio”, muitos líderes sentem a tentação do desânimo e do pessimismo. Mas isso é esquecer a história, pois todos os tempos foram assim, desde Jesus.
Recebemos os bens para a vida, não a vida para a riqueza. Somos chamados a construir uma justiça econômica maior, diante da persistência da indigência, da pobreza e das grandes desigualdades sociais. É a economia a serviço da vida.
Havia, certa vez, numa igreja, na capela do Santíssimo, sobre uma mesinha, um grande coração de pano, que simbolizava o Coração de Jesus. Ao lado dele, havia uma caixinha de alfinetes que representavam os pecados.
Quando uma pessoa fazia um pecado, ou alguma coisa que achava que ofendeu a Deus, ia lá, fincava um alfinete no coração e ia embora. Quando, ao contrário, alguém se confessava ou fazia uma obra boa, ia lá, retirava um alfinete e colocava na caixinha. O resultado é que o coração estava sempre cheio de alfinetes.
A encenação nos lembra aquele momento em que, na cruz, o coração de Jesus foi transpassado por uma lança.
No Evangelho de hoje, e em muitas outras ocasiões, Jesus se defendeu das alfinetadas que levava. O pior é que hoje a situação continua a mesma e seu coração anda repleto de alfinetes.
Que nessa quaresma, pelo menos nós, nos convertamos e nos tornemos seguidores mais fiéis do crucificado.
Maria Santíssima falou pouco, mas a sua vida foi um testemunho tão forte que se tornou a melhor discípula do seu Filho. Que ela nos ajude a ser discípulos e missionários do seu Filho.
Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.
Padre Queiroz
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário