.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Nicodemos conhece Jesus – Diac. José da Cruz



09 de abril -Terça Feira

– Diac. José da Cruz
TERÇA FEIRA DO TEMPO PASCAL 09/04/2013
1ª Leitura Atos 4, 32-37
Salmo 92 (93), 1 a “O Senhor é Rei e se revestiu de majestade”
Evangelho João3, 7b-15

Nicodemos é uma boa pessoa, conhece Jesus, sente-se atraído por seus ensinamentos e cada vez quer saber mais, seu coração anda inquieto diante das sábias Palavras do Mestre de Israel. Membro da comunidade de Israel, ele percebe que os ensinamentos dos Doutores e Escribas, sempre têm como referência a tradição do seu povo, fatos concretos que Deus realizou a favor deles. Jesus, porém, não segue essa mesma linha, há nele algo diferente, sua sabedoria não vem da tradição antiga e seus ensinamentos não apontam na direção de homens grandiosos como Moisés. Não expõe uma simples filosofia de Vida, que é mais uma alternativa entre tantas, mas fala de uma única Verdade, de um único caminho, de uma Vida que se refaz e se renova, permitindo inclusive ao homem renascer.
Vai procurá-lo de noite para mais uma aula de catequese e desta vez não resiste e pergunta-lhe como é possível um homem nascer de novo.
A Salvação trazida por Jesus, e que é oferecida a toda humanidade, diferente da tradição antiga por conta da qual os Israelitas sentiam-se privilegiados, só acontece se houver uma abertura diante da Vontade de Deus. Abandonar antigos princípios e conceitos, deixar a tradição religiosa de lado e aceitar o desafio de ser uma Nova Pessoa, moldando-se ao Modelo de homem Novo que é Jesus Cristo, assim é que ele se apresenta diante de Nicodemos naquele momento, quando a aula de catequese chegou ao seu ápice: Nicodemos já têm a resposta que queria, já sabe quem é Jesus Cristo e o que têm de fazer.
Agora é “Pegar ou Largar”, ou rompe com todo um passado e uma tradição e fica com Jesus, aceitando-o como Mestre e Senhor, ou então não poderá mais frequentar a catequese, que a partir de agora vai falar de coisas celestiais, que só podem ser compreendidas na Fé, isso é, por quem aderiu a Jesus Cristo.
A Catequese de Jesus para com Nicodemos, não é Doutrinal, mas querigmática, que provoca inquietação e fascínio por Jesus, conduzindo o catequizando a um ponto em que terá que decidir se quer ou não ser Discípulo de Jesus. Assim tem que ser também nossa catequese, para levar os catequizandos a descobrirem a beleza, o fascínio e o encanto de se viver a Fé em Jesus Cristo. Daí o conhecimento os levará a um momento decisivo em suas vidas, e como aconteceu com Nicodemos, é “tudo” ou “nada”, é “pegar ou largar”.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se Nicodemos, Doutor da Lei, já havia conhecido Jesus, aos doze anos, quando os seus pais o encontraram no templo, em Jerusalém, entre os Doutores da Lei, os quais ficaram encantados com a sua inteligência, pertinência de suas perguntas e sabedoria de suas respostas. Alfredo Beviláqua

    ResponderExcluir