REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 02/03/21 - Mt23,1-12
TERÇA-FEIRA DA 2º SEMANA DA QUARESMA
“QUEM SE EXALTAR SERÁ HUMILHADO.”
Reflexão de Olivia Coutinho
Caros irmãos e irmãs em Cristo!
A grandeza de uma pessoa, não está nos títulos que ela possui, e sim, no serviço prestado em favor do reino de Deus!
Um líder não se destaca pela a sua autoridade, e sim, pelo o seu amor a Jesus, transformado em serviço.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus faz duras críticas aos líderes religiosos do passado e que devem servir de alerta para os líderes de hoje. Jesus critica aqueles líderes, que mesmo tendo o conhecimento das escrituras, viviam o contrário do que eles pregavam...
A hipocrisia tão criticada por Jesus, é um mal bem antigo, mas que ainda continua enraizada no nosso meio, até mesmo em nossas comunidades cristãs.
Jesus sugere um remédio eficaz contra estes males terríveis, que tanto prejudica a pessoa que os alimenta, quanto aquelas que vivem no seu meio, que é: reconhecê-Lo como o único Mestre de todos os tempos! Ora, se Jesus é o nosso único Mestre, a nossa postura deve ser sempre de aprendiz, e nunca de Mestre!
Jesus é um Mestre que não impõe, que só propõe, Ele nos deu um grande exemplo de humildade ao inclinar-se para lavar os pés dos apóstolos, confirmando que Ele havia vindo para servir e não para ser servido.
Precisamos tomar consciência de que ser líder, não é privilégio, e muito menos status, ser líder numa comunidade de fé, é missão, é serviço, é doação. O líder é apenas alguém encarregado da organização do grupo que coordena. Grupo frutuoso, é aquele onde ninguém se destaca, onde tudo é partilhado.
A riqueza de um grupo, não está centralizada numa só pessoa, e sim, na diversidade de dons colocados a serviço de um todo. O grupo, ou o movimento que coordenamos, nunca deve ser parecido com uma escola, onde nós somos os mestres e os outros os alunos, e sim, um grupo irmanado, que busca os mesmos objetivos, que deseja crescer juntos, caminhando na mesma direção!
A função de líder, é tentadora para quem gosta de ser incensado pelas as pessoas, porém, um líder comprometido com a causa do reino, não se deixa levar pela vaidade, pela alto-suficiência... Todos nós, devemos querer ser incensados sim, mas pelo o incenso da graça de Deus, que nos dará condições de prestarmos bons serviços...
Caminhando para o fim do evangelho, Jesus ainda recomenda aos discípulos: “Na terra não chameis ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.” Esta fala de Jesus, não pode ser interpretada fora do contexto, se assim fizermos, vamos entendê-la de forma distorcida. Quando Jesus diz: não chameis “ninguém” de pai, Ele estava se referindo, aos mestres da lei que se colocavam no lugar de Deus, como um pai. Jesus desmascara estes falsos líderes, alertando os discípulos, para que eles não se deixassem enganar pelo o disfarce destes enganadores, que escondiam o seu autoritarismo através de falsas medidas de proteção, querendo ser reconhecido como um pai do povo.
Aprendamos com Jesus, a viver na humildade, eliminando de vez, toda e qualquer tipo de vaidade que tanto atrapalha a caminhada de nossas comunidades...
Não esqueçamos: o mais atraente discurso que proferimos, é a nossa vivencia configurada em Jesus...
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.
ResponderExcluirDEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.