REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 03/03/21 - Mt20,17-28
QUARTA-FEIRA DA 2º SEMANA DA QUARESMA
Caros irmãos e irmãs em Cristo!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo, que enquanto Jesus subia para Jerusalém, Ele ia revelando aos discípulos tudo o que estava por vir: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue ao sumos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e os entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagela-lo e crucifica-lo. Mas no terceiro dia ele ressuscitará.”
Enquanto Jesus revela algo tão triste que estava para acontecer, Tiago e João sonham com o poder e honrarias. Vislumbrados com essa possibilidade, eles nem se dão conta do sofrimento de Jesus...
A mãe de Tiago e João, que também caminhava com eles, percebe, que aquele momento seria oportuno para garantir um lugar privilegiado para seus filhos. Equivocada, ela pede a Jesus: “Manda que estes meus dois filhos, (Tiago e João) se sentem no teu Reino, um a tua direita e o outro à tua esquerda .” É a mãe quem faz o pedido, mas é aos filhos, que Jesus dá a resposta, uma resposta, que valeria também, para os outros discípulos, pois eles, assim como Tiago e João, tinham o desejo de ocupar lugares de destaque no Reino glorioso de Jesus, reino, que eles ainda não conseguiam desassociar dos reinos do mundo.
Jesus responde aquele pedido com outra pergunta: “Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” "Eles responderam: podemos Tiago e João, responderam que poderiam beber o cálice que Jesus iria beber, mas responderam sem entender o significado do que significava: “...Beber o Cálice que eu vou beber?” Eles ainda não tinham uma consciência clara, de que para estar na glória com Jesus, primeiro, eles teriam que percorrer o mesmo caminho que Jesus percorreu: o caminho da cruz.
Os Filhos de Zebedeu e os demais discípulos, ainda não haviam compreendido, que o cálice que Jesus se referia, não se tratava de um cálice de vinho que era símbolo da alegria, e sim, um cálice de sangue, símbolo do sofrimento que Jesus iria passar antes de chegar à sua glória!
Jesus não contesta a resposta de Tiago e João, pois Ele sabia, que mesmo respondendo sem entender, lá na frente, os dois irmãos iriam beber de fato, o cálice que Jesus bebeu: o cálice do sofrimento, o que de aconteceu tempos depois: Tiago, foi o primeiro dos apóstolos a se tornar mártires (At12) o mesmo acontecendo com João.
Este evangelho, chama a nossa atenção sobre o risco que corremos quando deixamos nos levar pelos os interesses pessoais. E aí que entra em nós, a vaidade, o egoísmo a ambição, grandes inimigos que estraga a nossa vida, que nos distância de Deus!
Com a sua vida, Jesus nos ensina, que o caminho que nos leva ao Pai, perpassa pela a doação de vida, pela a humildade, pelo o amor a Ele, transformado em serviço!
Ao se inclinar para lavar os pés dos apóstolos inclusive do seu traidor, Jesus nos deixou um grande exemplo de humildade e de serviço.
“Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo” (Fl 2, 6-7). “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos” (Mc 10,45).
Façamos um questionamento: que direção estamos dando a nossa existência? Estamos de fato servindo ao reino de Deus, ou estamos querendo nos servir dele para nos promover?
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.
Obrigada! Que Deus o abençoe também!
Excluir