26 Setembro 2016
Tempo Comum – Anos Pares
XXVI Semana – Segunda-feira
Lectio
Lectio
Primeira leitura: Job 1, 6-22
6Um dia em que os filhos de Deus se apresentavam diante do Senhor,
o acusador, Satan, foi também junto com eles. 7O Senhor disse-lhe: «Donde vens
tu?» Satan respondeu: «Venho de dar uma volta ao mundo e percorrê-lo todo.» Senhor disse-lhe: «Reparaste no meu servo Job?
Não há ninguém como ele na terra: homem íntegro, recto, que teme a Deus e se
afasta do mal.» 9Satan respondeu ao Senhor: «Porventura Job teme a Deus
desinteressadamente? 10Não rodeaste Tu com uma cerca protectora a sua pessoa, a
sua casa e todos os seus bens? Abençoaste o trabalho das suas mãos, e os seus
rebanhos cobrem toda a região. 11Mas se estenderes a tua mão e tocares nos seus
bens, verás que te amaldiçoará, mesmo na tua frente.» 12Então, o Senhor disse a
Satan: «Pois bem, tudo o que ele possui deixo-o em teu poder, mas não estendas
a tua mão contra a sua pessoa.» E Satan saiu da presença do Senhor. 13Ora, um
dia em que os filhos e filhas de Job estavam à mesa, e bebiam vinho na casa do
irmão mais velho, 14um mensageiro foi dizer a Job: «Os bois lavravam e as
jumentas pastavam perto deles. 15De repente, apareceram os sabeus, roubaram
tudo e passaram os servos a fio de espada. Só escapei eu para te trazer a
notícia.» 16Estava ainda este a falar, quando chegou outro e disse: «Um fogo
terrível caiu do céu; queimou e reduziu a cinzas ovelhas e pastores. Só escapei
eu para te trazer a notícia.» 17Falava ainda este, e eis que chegou outro e
disse: «Os caldeus, divididos em três grupos, lançaram-se sobre os camelos e
levaram-nos, depois de terem passado os servos a fio de espada. Só eu consegui
escapar, para te trazer a notícia.» 18Ainda este não acabara de falar, e eis
que entrou outro e disse: «Os teus filhos e as tuas filhas estavam a comer e a
beber vinho na casa do irmão mais velho 19quando, de repente, um furacão se
levantou do outro lado do deserto e abalou os quatro cantos da casa, que
desabou sobre os jovens. Morreram todos. Só eu consegui escapar, para te trazer
a notícia.» 20Então, Job levantou-se, rasgou as vestes e rapou a cabeça.
Depois, prostrado por terra em adoração, 21disse: «Saí nu do ventre da minha
mãe e nu voltarei para lá. O Senhor mo deu, o Senhor mo tirou; bendito seja o
nome do Senhor!» 22Em tudo isto, Job não cometeu pecado, nem proferiu contra
Deus nenhuma insensatez.
Mais que do sofrimento, o livro de Job trata do comportamento do
justo na provação. É a provação que revela o coração do homem e a gratuidade da
sua fé. A provação é para todos, também para os melhores. Job era «um homem
íntegro e recto, que temia a Deus e se afastava do mal» (1, 1). Não havia razão
para ser tentado. Mas a provação bateu-lhe à porta. Experimenta a sua fé.
Mostra se Job procura a Deus com fé «pura» ou se, pelo contrário, busca a si
mesmo. Job sai vencedor da provação: «Em tudo isto, Job não cometeu pecado» (v.
22ª).
O texto começa por narrar uma assembleia de anjos no céu, descrita à maneira das assembleias reais nas cortes, ou à dos deuses nas montanhas. As personagens são três: Job, homem justo e rico, que vivia em Uz, fora de Israel, e que até ao momento tinha sido abençoado por Deus; Satanás, que se apresenta para acusar os homens; Deus, que acompanha os homens e as suas acções. – «Porventura Job teme a Deus desinteressadamente?» (v. 9) – pergunta Satanás. .» E acrescenta: «Se estenderes a tua mão e tocares nos seus bens, verás que te amaldiçoará, mesmo na tua frente» (v. 11). Verás se Job Te ama gratuitamente. Deus condescende com Satanás, mas não deixa de confiar em Job.
Segue um rol de desgraças (vv. 13-22) que submetem Job a dura provação. Perde os bens, os filhos, os servos. Mas, com desgosto para Satanás, Job continua a bendizer a Deus e vence a prova. A sua fé não vacila. Prostra-se por terra e diz: «Saí nu do ventre da minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor mo deu, o Senhor mo tirou; bendito seja o nome do Senhor!» (v. 21). Satanás perde a aposta.
O texto começa por narrar uma assembleia de anjos no céu, descrita à maneira das assembleias reais nas cortes, ou à dos deuses nas montanhas. As personagens são três: Job, homem justo e rico, que vivia em Uz, fora de Israel, e que até ao momento tinha sido abençoado por Deus; Satanás, que se apresenta para acusar os homens; Deus, que acompanha os homens e as suas acções. – «Porventura Job teme a Deus desinteressadamente?» (v. 9) – pergunta Satanás. .» E acrescenta: «Se estenderes a tua mão e tocares nos seus bens, verás que te amaldiçoará, mesmo na tua frente» (v. 11). Verás se Job Te ama gratuitamente. Deus condescende com Satanás, mas não deixa de confiar em Job.
Segue um rol de desgraças (vv. 13-22) que submetem Job a dura provação. Perde os bens, os filhos, os servos. Mas, com desgosto para Satanás, Job continua a bendizer a Deus e vence a prova. A sua fé não vacila. Prostra-se por terra e diz: «Saí nu do ventre da minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor mo deu, o Senhor mo tirou; bendito seja o nome do Senhor!» (v. 21). Satanás perde a aposta.
Evangelho: Lucas 9, 46-50
Naquele tempo, 46veio-lhes então ao pensamento qual deles seria o
maior. 47Conhecendo Jesus os seus pensamentos, tomou um menino, colocou-o junto
de si 48e disse-lhes:«Quem acolher este menino em meu nome, é a mim que acolhe,
e quem me acolher a mim, acolhe aquele que me enviou; pois quem for o mais
pequeno entre vós, esse é que é grande.» 49João tomou a palavra e disse:
«Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome e impedimo-lo, porque ele
não te segue juntamente connosco.» 50Jesus disse-lhe: «Não o impeçais, pois
quem não é contra vós é por vós.»
O evangelho de hoje lembra-nos duas atitudes fraternas muito comuns
na vida dos santos, também do Pe. Dehon. A primeira atitude é a da humildade,
que se opõe a toda a ambição (vv. 46-48). Outra é a tolerância (cf. Vv. 49
ss.). São temas frequentes nos evangelhos que, no fundo, sublinham a
necessidade de ultrapassar a auto-suficiência de quem aspira a títulos e
dignidades, bem como o orgulho de grupo, que se pode encontrar em algumas
comunidades cristãs e mesmo nas comunidades de consagrados. Põe vezes, pensa-se
que os mais importantes são os que possuem mais dotes ou responsabilidades na
gestão dessas comunidades. Por outro lado, é bastante espontâneo o desejo de
ser o primeiro num grupo. Também os apóstolos caem nesse engano. Discutem sobre
o lugar que ocupam e sobre quem é o primeiro entre eles. Mas Jesus não embarca
nesse tipo de discussões. Toma uma criança e coloca-a ao seu lado, no lugar de
maior dignidade, afirmando: «quem for o mais pequeno entre vós, esse é que é
grande» (v. 48b). O pequeno é grande porque é fraco e pobre: é pequeno de
corpo, precisa dos outros, não tem liberdade de acção, é inútil. É símbolo do
discípulo último e pobre. Mas também é imagem de Jesus que se abandona nos
braços do Pai: «Quem acolher este menino em meu nome, é a mim que acolhe, e
quem me acolher a mim, aco¬lhe aquele que me envio» (v. 48ª).
Perante a atitude ciumenta dos apóstolos, Jesus ensina a tolerância: «Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome e impedimo lo, por¬que ele não te segue juntamente connosco.» (v. 49). Mas Jesus não está de acordo: «Não o impeçais» (v. 50). O discípulo deve ter um coração aberto e tolerante. Deus envia quem quer a anunciar a palavra e a fazer o bem. Não tem necessariamente que pertencer ao grupo de Jesus ou que ser importante. Não conta o arauto: conta a mensagem, o evangelho anunciado. Deus tem muitos modos de falar aos homens.
Perante a atitude ciumenta dos apóstolos, Jesus ensina a tolerância: «Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome e impedimo lo, por¬que ele não te segue juntamente connosco.» (v. 49). Mas Jesus não está de acordo: «Não o impeçais» (v. 50). O discípulo deve ter um coração aberto e tolerante. Deus envia quem quer a anunciar a palavra e a fazer o bem. Não tem necessariamente que pertencer ao grupo de Jesus ou que ser importante. Não conta o arauto: conta a mensagem, o evangelho anunciado. Deus tem muitos modos de falar aos homens.
Meditatio
A contemplação de Jesus crucificado, a que somos convidados pelas
leituras de hoje, tem conseq
uências em toda a situação humana. De Job, aprendemos que a nossa verdadeira grandeza se revela em amar sempre, e em todas as situações, o «desmesurado amor» (Ef 2, 4) de Deus, mesmo no meio dos maiores sofrimentos.
Job dá-nos um maravilhoso exemplo de adoração, numa situação de extremo sofrimento. É, talvez, mais fácil reconhecer a Deus, quando tudo corre bem, porque é mais espontâneo pensarmos num deus ao nosso serviço, do que em Deus em Quem podemos confiar e confiar-nos quando parece longe de nós, e até contra nós. Job sabe que depende de Deus e confia n´Ele na fortuna e na desgraça. Ao contrário do que pensa Satanás, é capaz de um amor gratuito. Por isso, despojado de todos os bens, confia-se totalmente a Deus: «Saí nu do ventre da minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor mo deu, o Senhor mo tirou; bendito seja o nome do Senhor!» (v. 21). Job resistiu à tentação e abriu o coração a Deus. Por isso, adora.
Despojado de todos os bens, Job torna-se imagem viva da palavra de Jesus: «quem for o mais pequeno entre vós, esse é que é grande» (v. 48b). Só quando está completamente «nu» diante de Deus e do Amor Crucificado, é que o homem se torna realmente grande. Job ainda não o podia compreender completamente, mas permaneceu igualmente fiel. Nós, que já contemplamos Cristo Crucificado, podemos compreendê-lo e compreender o sentido da adoração. Só o pobre é capaz de adorar, como Cristo adorou na cruz. É certamente um ideal difícil. Mas é possível, com a força do Senhor. O importante é não esquecermos Jesus Crucificado.
Cada um de nós, cada uma das nossas comunidades, está sujeito a sofrimentos e a provações no corpo, no espírito, na comunidade, no apostolado. Cada um de nós está sujeito à experiência da fraqueza e da fragilidade. Mas, na medida em que nos abrirmos ao Espírito, poderemos, em qualquer circunstância da vida, experimentar os Seus preciosos dons, tais como a sabedoria e o santo temor de Deus, bem como os Seus saborosos frutos, tais como a caridade, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a benevolência, a mansidão, a humildade, a fidelidade a Cristo e o abandono de amor ao Espírito (cf. Gl 5, 22.25). Assim, podemos praticar as bem-aventuranças e tornar-nos, na nossa pequenez, antecipadamente, parte dos «novos céus» e da «nova terra», nos quais «habita a justiça» (2 Pe 3, 13). Assim contribuiremos para a realização da «civilização do amor», em harmonia com a experiência de fé e a vida do P. Dehon, bem como com os ideais das nossas Constituições.
uências em toda a situação humana. De Job, aprendemos que a nossa verdadeira grandeza se revela em amar sempre, e em todas as situações, o «desmesurado amor» (Ef 2, 4) de Deus, mesmo no meio dos maiores sofrimentos.
Job dá-nos um maravilhoso exemplo de adoração, numa situação de extremo sofrimento. É, talvez, mais fácil reconhecer a Deus, quando tudo corre bem, porque é mais espontâneo pensarmos num deus ao nosso serviço, do que em Deus em Quem podemos confiar e confiar-nos quando parece longe de nós, e até contra nós. Job sabe que depende de Deus e confia n´Ele na fortuna e na desgraça. Ao contrário do que pensa Satanás, é capaz de um amor gratuito. Por isso, despojado de todos os bens, confia-se totalmente a Deus: «Saí nu do ventre da minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor mo deu, o Senhor mo tirou; bendito seja o nome do Senhor!» (v. 21). Job resistiu à tentação e abriu o coração a Deus. Por isso, adora.
Despojado de todos os bens, Job torna-se imagem viva da palavra de Jesus: «quem for o mais pequeno entre vós, esse é que é grande» (v. 48b). Só quando está completamente «nu» diante de Deus e do Amor Crucificado, é que o homem se torna realmente grande. Job ainda não o podia compreender completamente, mas permaneceu igualmente fiel. Nós, que já contemplamos Cristo Crucificado, podemos compreendê-lo e compreender o sentido da adoração. Só o pobre é capaz de adorar, como Cristo adorou na cruz. É certamente um ideal difícil. Mas é possível, com a força do Senhor. O importante é não esquecermos Jesus Crucificado.
Cada um de nós, cada uma das nossas comunidades, está sujeito a sofrimentos e a provações no corpo, no espírito, na comunidade, no apostolado. Cada um de nós está sujeito à experiência da fraqueza e da fragilidade. Mas, na medida em que nos abrirmos ao Espírito, poderemos, em qualquer circunstância da vida, experimentar os Seus preciosos dons, tais como a sabedoria e o santo temor de Deus, bem como os Seus saborosos frutos, tais como a caridade, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a benevolência, a mansidão, a humildade, a fidelidade a Cristo e o abandono de amor ao Espírito (cf. Gl 5, 22.25). Assim, podemos praticar as bem-aventuranças e tornar-nos, na nossa pequenez, antecipadamente, parte dos «novos céus» e da «nova terra», nos quais «habita a justiça» (2 Pe 3, 13). Assim contribuiremos para a realização da «civilização do amor», em harmonia com a experiência de fé e a vida do P. Dehon, bem como com os ideais das nossas Constituições.
Oratio
Senhor Jesus Crucificado, dá-nos a graça de experimentar o teu amor
no sofrimento e nas provações. Abre-nos o coração e mostra-nos o sentido oculto
das experiências dolorosas, com que despedaças a nossa ignorância. Que na
prosperidade ou no infortúnio, no sucesso ou no insucesso, na saúde ou na
doença, experimentemos a presença do teu “desmesurado amor”. Que a contemplação
do teu Lado aberto e do teu Coração trespassado nos permita entrever o coração
do Pai. Que na nossa pobreza e humilhação resplandeça o seu amor.
Dá-nos a graça de acolhermos os sofrimentos e as provações como ocasiões para entrarmos, de mente e coração, no teu mistério inefável de amor. Que a nossa pobreza e pequenez seja acolhida como graça que nos dás para nos conhecermos cada vez mais e crescermos na confiança em Ti. Nós to pedimos por intercessão de Maria que, tão provada pelo sofrimento, soube permanecer profundamente crente e fiel. Amen.
Dá-nos a graça de acolhermos os sofrimentos e as provações como ocasiões para entrarmos, de mente e coração, no teu mistério inefável de amor. Que a nossa pobreza e pequenez seja acolhida como graça que nos dás para nos conhecermos cada vez mais e crescermos na confiança em Ti. Nós to pedimos por intercessão de Maria que, tão provada pelo sofrimento, soube permanecer profundamente crente e fiel. Amen.
Contemplatio
O amor não vos permite nem perturbação nem inquietude quanto ao
futuro; interdita-vos uma vã curiosidade; prescreve-vos uma humilde e firme
confiança.
Diz-nos o Salvador: Eu vos inspiro mesmo um generoso abandono, colocando-vos na persuasão íntima de que, se amais o vosso Deus, é impossível que sejais infelizes. Ora, nada pode, nem neste mundo nem no outro, arrebatar-vos o tesouro do amor divino, excepto a vossa própria vontade; e quando este amor é um pouco ardente, embora possamos absolutamente sempre perdê-lo por própria culpa, temos horror apenas em pensar que alguma vez queiramos nisso consentir. Podemos também dizer com confiança como S. Paulo: «Quem me separará do amor de Cristo?» (Rom 8, 38). (Leão Dehon, OSP 2, p. 62).
Diz-nos o Salvador: Eu vos inspiro mesmo um generoso abandono, colocando-vos na persuasão íntima de que, se amais o vosso Deus, é impossível que sejais infelizes. Ora, nada pode, nem neste mundo nem no outro, arrebatar-vos o tesouro do amor divino, excepto a vossa própria vontade; e quando este amor é um pouco ardente, embora possamos absolutamente sempre perdê-lo por própria culpa, temos horror apenas em pensar que alguma vez queiramos nisso consentir. Podemos também dizer com confiança como S. Paulo: «Quem me separará do amor de Cristo?» (Rom 8, 38). (Leão Dehon, OSP 2, p. 62).
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a Palavra:
«Mostrai-me, Senhor, as maravilhas do vosso amor» (cf. Sl 16, 7ª)
«Mostrai-me, Senhor, as maravilhas do vosso amor» (cf. Sl 16, 7ª)
| Fernando Fonseca, scj |
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