Dia 26 de Setembro 2016
Evangelho Lc 9,46-50
Quanto mais conhecemos Jesus, mais vamos aprendendo a viver na simplicidade, como Ele vivia! O jeito simples que Jesus anunciava o Reino dos céus, atraia multidões, principalmente os pequenos, que entendiam facilmente a sua linguagem!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, podemos perceber claramente, que mesmo tendo deixado tudo para seguir Jesus, os discípulos, antes pessoas simples, deram espaço para a vaidade! Mesmo convivendo diretamente com Jesus, eles demoraram para entender o seu messianismo! Para eles, o seguimento a Jesus, traduzia em realização pessoal, em grandeza, tanto é, que logo que Eles tomaram conhecimento do desfecho da trajetória terrena de Jesus, que culminaria na sua morte, eles se inquietaram, discutiam entre si, qual deles seria o maior, ou seja, quem ocuparia a liderança do grupo na ausência de Jesus!
Percebendo esta inquietação dos discípulos e conhecendo de seus pensamentos, Jesus toma consigo uma criança e diz: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim.” Com estas palavras, Jesus nos diz, que a humildade, a pureza de coração nos torna grandes aos olhos de Deus!
Não tem exemplo melhor de humildade, de sinceridade e de pureza, do que uma criança! A criança é sincera, ela não é interesseira, não tem segundas intensões, uma criança ama porque ama, enfim, a criança é o modelo de pureza que agrada a Deus!
Jesus censura a mania de grandeza dos discípulos, percebe que eles ainda não falavam a linguagem do amor tão propagado por Ele! Além de querer ser o maior, eles, tomados por uma mentalidade contrária à proposta de Jesus, sentem-se incomodados ao constatar que havia outras pessoas, fora do grupo deles, realizando milagres em nome de Jesus! Ao tomar conhecimento de que eles haviam proibido um homem de fazer o bem em seu nome, Jesus os repreendeu dizendo: “ Não o proibais, pois quem não está contra vós está a vosso favor.” Nenhum de nós, pode impedir alguém de fazer o bem, pelo o fato de não pertencerem ao nosso grupo! A prática do bem é sinal de amor, ou seja, qualquer atitude que venha beneficiar alguém, partindo de quem quer que seja, deve ser bem vinda por todos!
Em toda a sua permanência aqui na terra, Jesus nos deixou um grande exemplo de simplicidade: mesmo sendo Deus, Ele se fez pequeno, a sua Nobreza estava em ser “FILHO”, um Filho totalmente dependente do Pai!
Como seguidor de Jesus, não preocupemos com a nossa promoção pessoal e sim, com a promoção da vida do nosso irmão!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
ResponderExcluir