.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Não surgiu ainda homem maior que João Batista-Claretianos

Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015
Isaías 41,13-20: Eu sou o redentor, o santo de Israel
Salmo 144: O Senhor é clemente e misericordioso
Mateus 11,11-15: Não surgiu ainda homem maior que João Batista.
11Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.12Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam.13Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João.14E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar.15Quem tem ouvidos, ouça.
Comentário
A figura de João Batista dá unidade ao texto de onde foram tirados os versículos do evangelho de hoje. Mateus presta muita atenção ao João, pois vê nele o precursor de Jesus, tendo possivelmente presente o grupo de seguidores de João Batista, integrantes também das primeiras comunidades cristãs de seu entorno. Este texto é precedido por algumas perguntas que Jesus faz sobre João: João não é uma cana movida pelo vento, aludindo aos pregadores oportunistas, e que havia muitos deles na época; João Batista não é um homem elegantemente vestido, aludindo às cortes de onde João não procede; João se apresenta como um verdadeiro profeta e precursor do Messias libertador do povo, tão esperado por todos.

 O evangelho de Mateus que colocar-nos em sintonia com um projeto de sociedade distinta da atual; esta gera violência e morte, desumaniza de tantas formas o ser humano. Convida a estar abertos à escuta da voz de Deus em tantos homens e mulheres que trabalham solidariamente para tornar possível um mundo mais justo e humano, um mondo donde todos possamos ser irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário