.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 3 de agosto de 2014

“NÃO É O QUE ENTRA PELA BOCA QUE TORNA O HOMEM IMPURO...” – Olívia Coutinho


 
Dia 05 de Agosto de 2014
 
Evangelho de MT 15,1-2.10-14
 
 Estamos no mês vocacional, um tempo que nos convida a  refletir sobre  a importância de vivermos  bem a  nossa vocação, de estarmos no lugar certo, onde Deus nos plantou  para produzir Frutos! A nossa primeira vocação é para a vida! A resposta ao chamado à  vida, é  um compromisso sagrado, pois a vida é um dom de Deus!
Deixamos de viver a nossa vocação, quando ficamos  presos em pormenores, que  nos tira do foco, que é Jesus!
Estamos constantemente observando o outro, pena que a nossa observância se direciona mais para  os pontos fracos das pessoas, o que  nos impede  de enxergar o que há de bom no seu interior! Enquanto ficamos nesta observância exterior, buscando somente o negativo do outro, deixamos   de cuidar do nosso próprio  interior, esquecendo de que  todos nós temos imperfeições.
 Devido ao  nosso olhar malicioso, vamos perdendo a capacidade de ver além das aparências, de ter uma percepção profunda dos fatos e das pessoas. Tudo porque  ainda não aprendemos  a ter um olhar de contemplação, um olhar que nos faz  enxergar o outro na sua essência!
O evangelho de hoje, nos  alerta sobre o risco que corremos de nos distanciarmos  dos verdadeiros valores, por estarmos  submetidos a normas, rituais, que não nos levam à Deus.
A narrativa nos fala de mais um confronto dos  fariseus e alguns  mestres da lei, com Jesus.  Fariseus e doutores da lei, haviam  vindo de Jerusalém com um único  objetivo: confrontar Jesus, descobrir que tipo de ensinamento Ele passava  para  os   seus discípulos, e se Ele estava  incitando o povo à não-observância das Leis! Para eles, os ensinamentos de Jesus, não enquadravam  com os padrões religiosos já estabelecidos por eles. Criticar os discípulos  por não lavarem as mãos antes das refeições, era apenas um pretexto para  incriminar Jesus, alegando  que Ele estava infringindo as leis.  
Para os fariseus e mestres da lei, religião era cumprir preceitos, normas, rituais estéreis,  vazios, que aos olhos de Deus não acrescentam nada. Eles colocavam pesados fardos nos ombros dos outros, mas eles mesmos não cumpriam as leis, pois não agiam com misericórdia. Atrás de uma  falsa pureza exterior, fariseus e mestres da lei, escondiam a dureza dos seus corações. Fechados numa  mentalidade  egoística, eles eram incapazes de cultivar o amor e  a misericórdia em  seus corações!
Todo aquele que aproximava de Jesus,  com o intuito de desmascará-lo, acabava sendo desmascarado por Ele: “Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro”. É o mal que sai do coração, que provoca desordem e prejudica a vida do homem!
 O texto nos leva a um questionamento a respeito da nossa fé e da nossa vivencia religiosa: existe  coerência  entre   o que falamos e o que vivemos?
Muitas vezes, condenamos as atitudes dos fariseus e mestres da lei, mas será que não estamos tendo atitudes semelhantes as deles?  Precisamos retirar a trave dos nossos olhos, para reconhecer as nossas imperfeições e procurar corrigi-las!
Deus não nos olha externamente, para Ele, não importa a nossa cor, a nossa posição social e nem mesmo a nossa religião, para Deus, o que importa  é  o que somos interiormente, o que  cultivamos de bom no nosso coração!
De nada adianta nossos atos externos, se eles  não retratam o que na verdade somos interiormente. Aos olhos de Deus, a prática exterior, só encontra seu verdadeiro sentido, quando é uma expressão do que realmente se crê e se vive, do contrário, não passa de práticas vazias que nada significam, pois mostram  o que na verdade não se é, e não se vive.
Deixemos que o nosso coração se encha do amor que liberta, que nos torna um sinal vivo da presença de Deus no mundo.
A lei maior que deve nos reger, é a lei do amor!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

Nenhum comentário:

Postar um comentário