.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.-Claretianos



Segunda-feira, 16 de setembro de 2013
São Cornélio, Papa e São Cipriano, Bispo, Mártires (Memória).
Outros Santos do Dia: Abúndio, Abundâncio, Marciano e João (mártires de Roma), Dulcíssima de Sutri (mártir), Edite de Wilton (virgem), Eufêmia de Calcedônia (virgem, mártir), João Macias (religioso dominicano), Ludmila da Boêmia (mártir), Luzia e Geminiano (mártires de Roma), Niniano de Cândida Casa (bispo), Rogélio e Servideus (monges, mártires de Córdova), Sebastiana de Heracléia (mártir).
Primeira leitura: 1 Timóteo 2,1-8
Façam-se preces e orações por todos os homens a Deus. Ele quer que todos os homens sejam salvos.
Salmo responsorial: 27,2;7;8-9
Bendito seja o Senhor, porque ouviu o clamor da minha súplica.
Evangelho: Lucas 7, 1-10
Nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.
No tempo de Jesus, Israel se encontrava controlada por tropas de ocupação romana. As continuas lutas de libertação que aconteciam na província romana da GaliIéia e Judéia fizeram com que a legiões romanas se estabelecessem nas fronteiras, com a finalidade de responder a qualquer provocação. Esta situação levou a que os soldados romanos fossem rejeitadas pela sociedade palestinense do século I. O relato do evangelho de hoje tem como pano de fundo esta situação.
Um oficial romano deseja que um de seus serventes recupere a saúde. O relato justifica a cura do servo de um romano porque: “ama o nosso povo”, “ele construiu uma sinagoga”, “não sou digno de que te aproximes”. Note-se que Jesus nunca se tinha encontrado com o centurião e mesmo assim louva a fé do estrangeiro.
Ver a realidade como realmente é; não se prender a preconceitos, religiosos ou políticos, é uma tarefa muito difícil. Jesus bem poderia haver cedido aos preconceitos contra os romanos e não curar o servo do centurião, porém conseguiu ver a pessoa acima de tudo. – Das pessoas que nos rodeiam se dizem muitas coisas. Um verdadeiro cristão sabe discernir para ver a pessoa para além dos preconceitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário