.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 10 de março de 2013

“LEVANTE-SE PEGUE A SUA CAMA E ANDE". – Olívia Coutinho



12 de Março de 2013
 
Evangelho - Jo 5,1-16
        
Para continuarmos vivendo intensamente este tempo Quaresmal, precisamos abrir o nosso coração, e no espírito de fé, vivenciar  a grandiosidade do amor do Deus que nos ofereceu o seu  Filho para pagar o preço da nossa liberdade! 
Jesus, é uma  fonte inesgotável de vida! Estar com  Ele,  é viver a totalidade do amor!
No evangelho de hoje, ao  curar  um paralítico, Jesus  nos ensina uma forma simples de nos aproximar do Pai: basta-nos  aproximar  do  irmão que sofre!
A narrativa nos mostra mais uma vez, a preferência de Jesus pelos excluídos! No episódio da cura do paralítico, Ele deixa transparecer a imensidão do seu amor e da sua compaixão para com os sofredores! O fato se dá, numa festa judaica, Jesus está lá, no meio dos  coxos, dos  paralíticos, cegos, um povo sem vez e sem voz que buscava através de uma crença pagã, a libertação  de seus males.  Excluídos por uma sociedade  impiedosa, aquele povo sofrido, ficava amontoado   nos corredores do templo dia pós dia,  a espera de que um anjo viesse  movimentar a água da piscina. Eles acreditavam  que  depois do borbulhar da água, o primeiro doente que entrasse na piscina, ficaria curado, portanto, uma espécie de competição.
Jesus ao contrário dos fariseus, que estavam preocupados somente em guardar o sábado, permanece do lado de fora, no meio daqueles doentes. O seu olhar paira sobre  um paralítico, um excluído dos excluídos,  que estava ali há 38 anos, (significa uma vida inteira) a espera do milagre, Jesus pergunta-o: “Queres ficar  curado?”  o doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente'.Jesus disse: 'Levanta-te, pega sua cama e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. 
Podemos pensar: se Jesus já sabia que o paralítico estava ali há tantos anos, a espera do milagre, porque lhe fazer esta pergunta: “queres ficar curado?” Ao que nos  parece,  com essa pergunta, Jesus não tinha somente a intenção de fazê-lo andar fisicamente, mas também despertá-lo para a “vida”, é como se Ele quisesse dizer: acorde para a vida, não fique preso a essa deficiência física, a espera de um milagre, movimente-se, faça algo que você pode fazer, não espere pelo movimento da água da piscina, afinal, já se foram 38 anos de sua vida ai parado!  
Hoje, Jesus pode também nos fazer perguntas semelhantes: o que queres? O que podes fazer?
 Não podemos ficar paralisados, presos ao passado, sem saber até mesmo o queremos. Precisamos deixar de nos esconder atrás de pequenas “deficiências ” para justificar o nosso comodismo.
O paralítico curado por Jesus, simboliza todo povo paralisado.
O texto nos chama a atenção também, para nossa falta de solidariedade, ainda não aprendemos a enxergar o outro com olhar de Jesus! E as águas que borbulhavam vez por outro na piscina, simboliza a imagem de um falso deus, um deus que lembra de vez em quando do seu povo. O nosso “Deus” é um Deus verdadeiro,  um Deus presente, que nos ama, que nunca nos abandona!  Nós, é que muitas vezes, o abandonamos, não correspondendo ao seu amor, principalmente quando somos indiferentes ao sofrimento dos  nossos irmãos! 
 Não podemos esquecer nunca, que para ajudar alguém, não tem hora, nem dia, a ajuda deve ser no momento exato da necessidade.
Às vezes, tornamos "cegos", "paralíticos" devido ao nosso vazio espiritual, e Jesus veio nos libertar de tudo isso, nos mostrando  a imensidão do Seu amor para com todos os que sofrem.
Atrás de uma doença física,  pode estar escondida uma ferida na alma! 
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olívia  
 

2 comentários: