.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

“VINDE SOZINHOS PARA UM LUGAR DESERTO..." Olivia Coutinho

             

Dia 08 de Fevereiro de 202

Evangelho de Mc6,30-34
 
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo, que os apóstolos se reuniram com Jesus, e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. É bom estarmos cientes, de que eles acabavam de chegar de uma missão.
Jesus, certamente, percebendo o cansaço do grupo, lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco.” 
O texto coloca diante de nós, duas situações que deixaram Jesus sensibilizado diante a necessidade humana: a necessidade de descanso dos apóstolos e a carência do povo que buscava Nele e nos apóstolos, um alento para suas vidas!
Conhecidos, pela a convivência com Jesus, os apóstolos ganharam a confiança do povo que passaram a confiar neles, na mesma intensidade que confiavam em Jesus. A procura por eles tomou uma dimensão tão grande, que eles já não tinham tempo nem para se alimentarem.
Embora felizes com o êxito da missão, o cansaço dos apóstolos era visível, tão visível, que  deixou Jesus sensibilizado à ponto Dele convidá-los a se retirarem sozinhos para um lugar deserto, longe da multidão onde eles pudessem descansar, repor  suas energias, afinal, a missão deles estava apenas começando! Mas esse descanso planejado por Jesus, não lhes fora possível, já que muitas pessoas, os reconheceram de longe foram ao encontro deles. A compaixão de Jesus pela a multidão, que era como ovelhas sem pastor, falou mais forte ao seu coração do que a necessidade do descanso dos apóstolos. Os apóstolos tinham pão mas não tinham tempo para comer, já o povo, tinha todo o tempo do mundo, mas não tinha pão, nem o pão material e nem o pão do amor! Rendendo-se à necessidade do povo, Jesus transforma o local, que deveria ser de descanso, no lugar de mais uma de suas pregações. 
Ao contrário da insensibilidade presente no mundo de hoje, em que o trabalhador é visto como máquina, com a única finalidade de gerar lucros, Jesus prioriza a necessidade humana, Ele se compadece daqueles que não tem seus direitos respeitados. 
Assim como Jesus, nós também devemos ter compaixão do outro, o que é completamente diferente do que ter pena, ter compaixão, é tomar para si, a dor do outro é chorar com ele, inteirar-se das suas necessidades para poder ajuda-lo.
Como operários da vinha do Senhor, nós também necessitamos de descanso, de um repouso restaurador, momento para fazermos um retiro interior, buscar no mais profundo do nosso ser, a motivação para darmos continuidade a nossa caminhada missionária!
A narrativa nos desperta também, sobre a importância de administrarmos bem o nosso tempo, precisamos respeitar as nossas limitações. De nada adianta fazermos muitas coisas e não fazermos do jeito certo! O descanso, o retiro interior é fundamental para a qualidade do nosso trabalho missionário! 
Hoje, Jesus nos convida, a um descanso semanal, na participação da eucarística! Participando deste Banquete da vida, nós nos reabastecemos na fé, repomos nossas energias para darmos continuidade a nossa missão, missão essa, que recomeça a cada vez que saímos da Igreja descansados e alimentados da força inovadora de Jesus!

 FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir