.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Para seguir Jesus-Helena Serpa


21 DE FEVEREIRO DE 2020

6ª. FEIRA DA SEXTA SEMANA DO TEMPO

COMUM

Cor Verde

 

1ª Leitura - Tg 2,14-24.26


Leitura da Carta de São Tiago 2,14-24.26
14Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? 15Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; 16se então alguém de vós lhes disser: 'Ide em paz, aquecei-vos', e: 'Comei à vontade', sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso? 17Assim também a fé:
se não se traduz em obras, por si só está morta. 18Em compensação, alguém poderá dizer: 'Tu tens a fé e eu tenho a prática! Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras! 19Tu crês que há um só Deus? Fazes bem!
Mas também os demônios crêem isso, e estremecem. 20Queres então saber, homem insensato, como a fé sem a prática é vã?
21O nosso pai Abraão foi declarado justo: não será por causa de sua prática, até ao ponto de oferecer seu filho Isaac sobre o altar?
22Como estás vendo, a fé concorreu para as obras, e, graças às obras, a fé tornou-se completa. 23Foi assim que se cumpriu a Escritura que diz: 'Abraão teve fé em Deus, e isto lhe foi levado em conta de justiça, e ele foi chamado amigo de Deus'.'
24Estais vendo, pois, que o homem é justificado pelas obras
e não simplesmente pela fé. 26Assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé, sem as obras, é morta.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “a fé se torna completa com as obras”
A fé em Jesus nos garante a salvação, no entanto, esta só se completa com as obras, portanto, a obra é a concretização da Fé.
As nossas obras, as nossas atitudes, o nosso comportamento por si só, falam da nossa fé. Por isso, São Tiago abre os nossos olhos para enxergarmos que a fé, por si só, sem as obras, é morta, isto é, não produz nenhum efeito. A fé nos move a atos concretos. A fé que fica apenas nas palavras e nos sentimentos não é provada nem aprovada e não nos conduz à salvação.   A nossa fé pode ser considerada verdadeira quando nos leva atos de concretos de caridade conosco e com os irmãos.   Os atos concretos de amor e de justiça são o termômetro da nossa fé e ela é revelada nas nossas ações de ajuda ao irmão em qualquer situação, seja, material, espiritual ou social. A fé também supõe serviço e aceitação da vontade de Deus, por isso São Tiago se refere a Abraão que acreditou, confiou em Deus a ponto de entregar a Ele o seu único filho para ser sacrificado. Isto também é uma obra de fé e nos serve de exemplo para que diante das tribulações da nossa vida, nós também possamos permanecer de pé confiando na ação de Deus e no que Ele irá realizar. A fé, então concorre para as obras e torna-se completa graças às obras. São Tiago termina dizendo, que “assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé sem as obras é morta”.    Pense bem e reflita:  - Você pode afirmar que tem fé pelas obras que tem realizado? - Até onde você é capaz de ir para demonstrar a sua fé em Jesus? Até a morte...? – A sua fé pode leva-lo à salvação?

Salmo - Sl 111 (112),1-2. 3-4. 5-6 (R. Cf. 1b)


R. Feliz é todo aquele, que ama com carinho
a lei do Senhor Deus.

1Feliz o homem que respeita o Senhor *
e que ama com carinho a sua lei!
2Sua descendência será forte sobre a terra, *
abençoada a geração dos homens retos!R.

3Haverá glória e riqueza em sua casa, *
e permanece para sempre o bem que fez.
4Ele é correto, generoso e compassivo, *
como luz brilha nas trevas para os justos.R.

5Feliz o homem caridoso e prestativo, *
que resolve seus negócios com justiça.
6Porque jamais vacilará o homem reto, *
sua lembrança permanece eternamente!R.

Reflexão - O salmista considera feliz o homem que vive de acordo com a Lei do Senhor. Para nós, portanto, esta é uma reflexão que precisamos fazer: se vivermos de acordo com os mandamentos do Senhor, haverá glória e riqueza em nossa casa, a nossa descendência será forte e abençoada e a nossa luz brilhará nas trevas. O cumprimento da Lei do Senhor nos leva a sermos caridosos e prestativos e a resolver os nossos negócios com justiça, Assim, nunca vacilaremos e alcançaremos desde já, a felicidade eterna.

 

Evangelho - Mc 8,34-9,1


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8,34-9,1
Naquele tempo: 34Chamou Jesus a multidão com seus discípulos
e disse: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la. 36Com efeito, de que adianta ao homem
ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos.'
9,1Disse-lhes Jesus: 'Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão, não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus
chegar com poder.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “para seguir Jesus”
O próprio Jesus nos esclarece que renunciar a nós mesmos e tomar a nossa Cruz é uma condição para que possamos verdadeiramente segui-Lo. Quando ouvimos estas palavras de Jesus todos nós sentimos um pouco de frustração, pois não temos conseguido viver uma vida de renúncia e de desapego. No entanto, se conseguirmos parar um pouco para meditar, iremos constatar que nesta passagem nós encontramos uma promessa de salvação incontestável. Jesus nos assegura o fim de toda a nossa luta pessoal para nos salvar: basta apenas que nos ponhamos a segui-Lo sem querer tomar para nós, a responsabilidade, de sozinhos, conquistar a felicidade eterna. Para isso, precisamos compreender que renunciar a nós mesmos é abdicar da nossa vontade própria, das nossas opiniões, planos, autoridade, mentalidade e comodismo. Tomar a nossa cruz é assumir o nosso dia a dia, com os seus sofrimentos, alegrias com a disposição de construir o reino de Deus.   É nos deixar conduzir com segurança, é também ganhar a vida, é libertarmo-nos de nós mesmo. Quem não quer sofrer pouco, acaba sofrendo muito e toda a pessoa que quer se livrar de qualquer maneira dos seus percalços está procurando salvar a sua própria vida. Quando queremos ganhar o mundo inteiro nós estamos querendo realizar a nossa própria redenção. Só pensamos em nós mesmos, não nos comprometemos com os outros, desejamos uma vida refestelada e sem dificuldade. No entanto, quando perdemos a nossa vida por causa do Evangelho e nos entregamos ao Rei, compartilhando alegrias e dificuldades com os outros, então, o reino de Deus acontece com poder e tudo o mais nos virá por acréscimo. Estejamos certos, nós somos privilegiados, porque o reino de Deus já está acontecendo.  - Você tem feito mais para ganhar a vida ou para ganhar o mundo inteiro? – Você é daquelas pessoas que polemizam a Palavra de Deus e dão a sua própria interpretação segundo lhe convem? -  Você tem usado de algum método ou meio que vai de encontro ao que Jesus ensinou?    – Você tem medo de enfrentar barreiras e de assumir compromissos?


2 comentários:

  1. José Maria Nascimento21 de fevereiro de 2020 às 04:03

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine.Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir