.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Um lugar para descansar-Helena Serpa


8 DE FEVEREIRO DE 2020

SÁBADO DA QUARTA SEMANA DO

TEMPO COMUM 

Cor verde

1ª. Leitura – I Reis 3,4-13


Leitura do Primeiro Livro dos Reis 3,4-13
Naqueles dias: 4O rei Salomão foi a Gabaon para oferecer um sacrifício, porque esse era o lugar alto mais importante.
Salomão ofereceu mil holocaustos naquele altar. 5Em Gabaon o Senhor apareceu a Salomão, em sonho, durante a noite, e lhe disse: 'Pede o que desejas e eu to darei'. 6Salomão respondeu:
'Tu mostraste grande benevolência para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou na tua presença com sinceridade, justiça e retidão de coração para contigo. Tu lhe conservaste esta grande benevolência, e lhe deste um filho que hoje ocupa o seu trono.
7Portanto, Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente,
que não sabe ainda como governar. 8Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular. 9Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?' 10Esta oração de Salomão agradou ao Senhor. 11E Deus disse a Salomão: 'Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, 12vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente,
como nunca houve outro igual antes de ti, nem haverá depois de ti. 13Mas dou-te também o que não pediste, tanta riqueza e tanta glória como jamais haverá entre os reis, durante toda a tua vida.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “a oração para obter sabedoria
Pede o que desejas e eu to darei”. Foi esta a promessa do Senhor a Salomão, depois que este foi sagrado rei de Israel!      O jovem Salomão não tinha experiência, por isso, optou em pedir ao Senhor um coração compreensivo para governar o seu povo e saber discernir entre o bem e o mal. A oração de Salomão agradou a Deus porque ele reconheceu a Sua benevolência para com o seu pai Davi tendo-o feito rei de Israel e reconheceu a sua limitação e a sua dependência.  A oração de Salomão, assim, é o modelo de oração que devemos fazer a Deus para cumprir com a nossa missão em qualquer situação da nossa existência. Se fôssemos olhar para trás e relembrar o que temos pedido ao Senhor, com certeza entenderíamos o porquê de que muitas das nossas orações não tenham sido respondidas. Às vezes, nos detemos em pedir coisas, situações, oportunidades e ainda damos ao Senhor a receita de como queremos alcançar o nosso pedido. No entanto, precisamos apenas da sabedoria de Deus e a Sua graça para tudo o que formos empreender. Ele sabe dar a cada um de nós conforme o nosso coração necessita. Antes de tudo, nós necessitamos ter um coração sábio para compreender os nossos irmãos e irmãs, a fim de andarmos em sinceridade, justiça e retidão e, consequentemente o Senhor nos dará muito mais do que nós mesmo imaginamos.  Amparados por Deus e guiados pelo Espírito Santo conseguiremos também fazer ofertas agradáveis ao Senhor.   – O que você tem pedido a Deus? – Você tem pedido coisas, situações de vida ou apenas um coração puro? - Como está o seu coração? Purificado ou sujo?  - Quais são atualmente os seus sentimentos? 

 

Salmo - S. 118, 9. 10. 11. 12. 13. 14 (R. 12b)


R. Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!

9Como um jovem poderá ter vida pura? *
Observando, ó Senhor, vossa palavra.R.

10De todo o coração eu vos procuro, *
não deixeis que eu abandone a vossa lei!R.

11Conservei no coração vossas palavras, *
a fim de eu não peque contra vós.R.

12Ó Senhor, vós sois bendito para sempre;*
os vossos mandamentos ensinai-me!R.

13Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero *
os decretos que ditou a vossa boca.R.

14Seguindo vossa lei me rejubilo *
muito mais do que em todas as riquezas.R.

Reflexão - Os preceitos do Senhor estão gravados no nosso coração desde que fomos criados, por isso, em qualquer idade nós podemos nos apossar dos Seus ensinamentos. Não temos razão nem motivos para abandonar a Lei do Senhor, precisamos apenas conservar no nosso coração as Suas palavras que nos dão a garantia de uma vida pura e, em consequência, cheia de paz.

 

Evangelho – Mc 6, 30-34


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,30-34
Naquele tempo: 30Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: 'Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco'. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.
Palavra da Salvação.

Reflexão –“um lugar para descansar ”
Apesar de todo cansaço e da hora avançada Jesus motivava aos Seus discípulos a perceberem a necessidade daquele povo que buscava cura, libertação e paz. Assim como fez com os Seus discípulos Jesus também nos atrai a um lugar deserto para nos preparar como pastores (as) das pessoas desanimadas e sem esperança que estão ao nosso redor. Ele hoje nos leva a descansar, refrigera as nossas dores e nos consola para que também, possamos ser pastores que aliviam e que amparam as ovelhas transviadas. Ser pastor é saber dar testemunho de fé, de confiança no plano de Deus e, assim, ser luz para o irmão que também passa por necessidade.  Com Jesus nós aprendemos muitas coisas que nos são úteis, tanto para a nossa felicidade pessoal, como também, comunitária e familiar. Ele nos ensina a arte de viver melhor em qualquer circunstância enfrentando todas as dificuldades. Desse modo nós poderemos também ajudar aquelas pessoas que ainda não O conhecem e não têm ainda intimidade para ficarem a sós com Ele Hoje também, a multidão precisa de ajuda e, mesmo sem ter muita consciência, ela busca alguma coisa que possa preencher o vazio do seu coração. Somo chamados a enxergar as necessidades dessa multidão e, para isso, Jesus também nos forma.  – Você se sente pastor de alguém ou pastoreado (a)? – Você tem dado testemunho das suas experiências de dor para ajudar a alguém? – Você já foi levado (a) para o deserto? - O que você tem aprendido com Jesus?



2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento8 de fevereiro de 2020 às 18:32

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir