.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 15 de fevereiro de 2020

NÃO PENSEIS QUE VIM ABOLIR AS LEIS E OS PROFETAS. Olivia Coutinho

 6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 Dia 16 de Fevereiro de 2020
 Evangelho de Mt5,17-37
 
O evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, chama a nossa atenção, sobre o perigo que corremos, quando não entramos na dinâmica do Reino, quando abandonamos a justiça de Deus para viver a “justiça” dos homens.  
No texto, Jesus retoma os mandamentos de Deus, com o objetivo de mostrar aos discípulos e também a nós, o quão eles são profundos e que por assim ser, não podem ser interpretados e vividos na superficialidade. Com esta afirmação, Jesus escancara a prática legalista dos fariseus e mestres da lei, apresentando uma nova forma de viver os mandamentos. Nesta nova forma de viver os mandamentos de Deus, o amor é o carro chefe, a vida acima de toda e qualquer lei!
O conceito de Jesus sobre justiça é abrangente, vai muito mais além, do quê, o que  era tido como justiça pelos os fariseus e mestres da lei. 
Temos que ter  o cuidado de não nos deixar contaminar pela  mentalidade farisaica, um mal  ainda presente no nosso meio, até mesmo em muitas das nossas comunidades cristãs.
O legalismo é um instrumento de alienação e de opressão que tem como objetivo, desviar a atenção do povo. Enquanto o povo se ocupa no cumprimento de tantos preceitos, rituais, seus líderes ficam livres para praticarem o que lhes convém, ou seja, o que for do interesse deles.  
As leis de organização social e religiosa, para Jesus, só têm sentido, se forem elaboradas em favor da vida, afinal, Jesus veio para promover a vida! Em todos os seus ensinamentos, Ele sempre deixou claro que a vida deve estar acima de tudo. “Se a vossa justiça, não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus.” Mt5,20. 
Ao contrário do que muitos pensavam, Jesus não tinha pretensão de  abolir as leis, pelo contrário, o que Ele quis, foi aprimorá-las, dar-lhes cumprimento. Ao nos falar sobre a importância de obedecer os mandamentos Ele deixa claro, que  a intenção de Deus ao nos deixar mandamentos, não foi no sentido de nos obrigar a nada, mas nos oferecer por meio de Jesus diretrizes precisas e importantes para a nossa caminhada rumo a eternidade!
O antigo Testamento diz: “não matarás,” Jesus vem nos dizer o mesmo, convidando-nos  a amar! “Amem-se uns aos outros. "Aí está o resumo de todos os mandamentos: o amor! O amor é a arma que bloqueia toda ocasião de pecado, pois quem ama não mata, não escandaliza o outro, quem ama perdoa, respeita, valoriza a família, enfim, quem ama só faz o bem!
É no pensamento, que está a raiz de todo pecado, o mal começa a ser processado no pensamento, e Jesus veio nos ensinar como cortar este mal pela raiz, que é eliminando tudo o que pode nos levar a tirar a vida do outro, o que fazemos não somente com armas que ferem o corpo físico, mas também com as nossas atitudes. 
Ao enfatizar a importância do mandamento do amor, Jesus nos aponta o caminho que devemos percorrer, se quisermos de fato, alcançarmos a vida eterna, que é o caminho do amor! O mandamento do amor, não se trata de uma recomendação e muito menos de uma lei imposta por Jesus, mas sim, de uma condição para que Ele possa estar em nós e nós Nele!
Quem ama, obedece todos os mandamentos e ensina o outro a cumpri-los, com o seu testemunho de vida! Estes, diz Jesus: serão considerados grandes no Reino dos céus!
A nossa identidade, o que nos distingue como seguidores de Jesus, é a nossa vivencia no amor! O amor gera vida, nos une como irmãos, nos torna testemunhas vivas de Jesus no meio em que vivemos! Não pode haver sintonia entre o homem e Deus sem a vivência do amor, é o amor que nos possibilita viver a nossa humanidade de forma Divina!
O reino de Deus não se espalha através do cumprimento  de  preceitos, o Reino de Deus se espalha através do contágio do amor, o amor é “contagioso” pega de um para o outro.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário: