.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

“CONVERTE-VOS E CREDES NO EVANGELHO.” Olivia Coutinho


QUARTA-FEIRA DE CINZAS...

Dia 26 de Fevereiro de 2020

Evangelho de Mt6,1-6.16-18

 Quarta-Feira de cinzas; início da Quaresma, um tempo propício para fazemos um retiro interior uma  limpeza da alma... É um tempo oportuno  para reavermos os valores que às vezes vamos deixando de lado, por estarmos iludidos com os valores do mundo, “valores” que descartam o ser e abraçam o ter.
Este é  um tempo de profunda reflexão, que não deve ser visto como algo do passado e sim, do presente, pois são muitos os irmãos, que continuam fazendo a mesma caminhada de Jesus, carregando pesadas cruzes colocadas em seus ombros pelos os continuadores  daqueles que torturam Jesus até a morte. 
Para que possamos chegar à Páscoa do Senhor Jesus, revestidos de uma nova roupagem, precisamos nos libertar das correntes do mal que nos impede de caminhar, de ir ao encontro do outro, como a vaidade, a autossuficiência, o egoísmo, grandes inimigos, que ao nos distanciar dos irmãos nos distancia de Deus. 
Todas as práticas que a Igreja nos recomenda durante este tempo, como a oração, o jejum e a esmola, tem como propósito nos levar a conversão, a uma reconciliação conosco, com Deus e com os irmãos.
O Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos alerta sobre o perigo de cairmos na hipocrisia de praticar boas obras somente para sermos vistos, elogiados, e ver crescer o nosso prestígio frente as pessoas.
O texto nos apresenta três exercícios que poderão  nos ajudar a crescer na vida cristã, que é a esmola, a oração e o jejum.
A esmola, no seu sentido amplo, é toda a nossa disponibilidade em  ajudar ao próximo, tanto materialmente como espiritualmente...
A oração é o nosso contato íntimo e filial com Deus, é a prova de que reconhecemos nossas fragilidades e queremos  nos colocar na sua total dependência. E o jejum, é o exercício do autocontrole das nossas vontades, firmando a nossa resistência ao pecado.
Quem tem um relacionamento com o irmão através da partilha, da atenção para com os necessitados, vive a caridade (esmola). Do mesmo modo, quem tem um relacionamento íntimo com Deus, tem uma vida de oração. E quem consegue ter    um autocontrole sobre suas vontades e seus impulsos, pratica o jejum.
Todas essas, praticas, quando partidas do coração, nos possibilitam uma vivencia harmoniosa com Deus e com os irmãos. Porém, se junto a elas, estiver embutido o desejo de sermos vistos e elogiados pelas pessoas, estas práticas, perdem o seu valor, não serão reconhecidas por Deus, serão aplaudidas pelos os homens e ignoradas por Deus.
O sacrifício que agrada a Deus, não é o que fazemos para cumprir preceitos e sim, o que fazemos de coração, na gratuidade, como oferta de amor a Ele e aos irmãos...
DESEJO A TODOS: UM FRUTUOSO TEMPO QUARESMAL!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine.Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir