.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

-O QUE NOS TORNA IMPUROS?- Mc 7,14-23 -José Salviano

12 de Fevereiro-2020
Ano A

Evangelho – Mc 7,14-23

 



Compartilhe o link desta reflexão em suas redes sociais.


Naquele tempo:
Jesus chamou a multidão para perto de si
e disse: 'Escutai todos e compreendei:
o que torna impuro o homem
não é o que entra nele vindo de fora,
mas o que sai do seu interior.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.'
Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão,
os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola.
Jesus lhes disse:
'Será que nem vós compreendeis?
Não entendeis que nada do que vem de fora
e entra numa pessoa, pode torná-la impura,
porque não entra em seu coração,
mas em seu estômago e vai para o fossa?'
Assim Jesus declarava
que todos os alimentos eram puros.
Ele disse: 'O que sai do homem,
isso é que o torna impuro.
Pois é de dentro do coração humano
que saem as más intençðes, imoralidades, roubos, assassínios,
adultérios, ambiçðes desmedidas, maldades, fraudes,
devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo.
Todas estas coisas más saem de dentro,
e são elas que tornam impuro o homem.'
Palavra da Salvação.

 

Jesus não está se referindo  à pureza do corpo, ou aos hábitos de higiene em si, mas sim. Ele quer nos mostrar que  os costumes  ridículos dos judeus, estão completamente errados.

Isto por que,os alimentos mesmo que estejam estragados ou contaminados, não afetam a nossa espiritualidade, nem a nossa alma. Não seremos condenados ao fogo eterno pelo fato de comer comida estragada, nem se comermos sem lavar as mãos. O nosso corpo poder ser afetado, sim, mas a nossa alma permanece intacta.
O que levou Moisés a criar a Lei da impureza e da pureza, foi o viver sem limites de um povo bárbaro, e ignorante. Tempos depois, aconteceu a interpretação errada desta lei, a qual gerou muitos tabus, e gerando injustiças.
Os judeus tinham uma preocupação extrema com relação ao impuro e ao puro.  Porém, essa atitude para a  qual eles diziam que fazia parte da tradição, na verdade se tratava de mais uma das distorções dos ensinamentos de Moisés.  A mania de lavar as mãos até os cotovelos antes das refeições,  de tomar banho quando se chegava da rua, não se  tratava de hábitos de higiene em si, mas de uma  atitude alucinante de seguir às regras criadas pelos rabinos, que tinham como objetivo principal, manter o povo sob controle.  Era uma verdadeira ditadura religiosa.  Acrescentaram muitas regras às leis de Moisés, com o objetivo de ganhar dinheiro explorando o povo humilde.  Era impossível ser impecável! Não dava para não descumprir todos os preceitos.  Ainda mais que havia espiões por todo lado, para cobrar daqueles que infligissem tais regras, como era o caso da lei do sábado, da purificação, etc.
         Foi por isso que Jesus contestou, mostrando a eles e a todos, que o que realmente deixa  a alma impura, são as maldades que saem da nossa mente corrompida pelo pecado.
         Jesus não estava negando que a falta de higiene que prejudica a nossa saúde. Ele estava combatendo as distorções da verdade, a distorção da Lei, pelos líderes judaicos, com o objetivo de humilhar e explorar  o povo já tão sofrido.  Era esse o principal motivo da revolta de Jesus.
         Hoje nós vivemos um caos na saúde pública, onde somos contaminados pela imundície em que se encontram os ambulatórios, e demais repartições médicas.
         A falta de higiene é causadora de muitas doenças físicas. Mãos mal lavadas ou mesmo sem lavar que manipulam alimentos, pratos e louças mal lavados,  esgoto a céu aberto, fezes e urina de animais espalhadas por todo canto, a famosa maçaneta em que todos colocam as mãos nos contaminam direto.  Mas tudo isso é só fisicamente, só prejudica o nosso corpo. Nada disso prejudica a nossa alma, a nossa salvação, como nos quer dizer Jesus neste Evangelho.
         O que mais nos prejudica nos dias de hoje, tornando-nos impuros e não merecedores da glória eterna, é a imundície que se tornou moda na sociedade: Corrupção, desmandos políticos, a IMPUNIDADE, desigualdades econômicas e baixos salários que geram assaltos e violências, tudo isso nos revolta, nos corrompe, nos contamina moralmente, e nos destrói por dentro, isto é, nos prejudica espiritualmente. Tudo isso nos contamina, porque nos  faz agir em desacordo com as normas não só de higiene, mas também contra as normas de vida, que são os ensinamentos de Cristo.
        E é revoltante o fato de ver que os mais fracos são os que mais sofrem as consequências da falta de higiene, pela falta de saneamento básico, por exemplo.
         Roguemos ao Pai que nos dê disposição e coragem para rejeitar tudo o que nos impede de termos uma ALMA PURA, e de nos aproximarmos do nosso Deus de amor, e de nos relacionar com nossos irmãos com justiça e verdade, em plena fraternidade.



Fica com Deus. José Salviano

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário