.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

A fé não precisa de sinais-Helena Serpa


17 DE FEVEREIRO DE 2020

2ª. FEIRA DA SEXTA SEMANA DO TEMPO

COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura Tg 1, 1-11


Início da Carta de São Tiago 1,1-11
1Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que vivem na dispersão: saudações. 2Meus irmãos, quando deveis passar por diversas provações, considerai isso motivo de grande alegria, 3por saberdes que a comprovação da fé produz em vós a perseverança. 4Mas é preciso que a perseverança gere uma obra de perfeição, para que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma. 5Se a alguém de vós falta sabedoria,
peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem impor condições; e ela lhe será dada. 6Mas peça com fé, sem duvidar,
porque aquele que duvida é semelhante a uma onda do mar,
impelida e agitada pelo vento. 7Não pense tal pessoa que receberá alguma coisa do Senhor: 8o homem de duas almas é inconstante em todos os seus caminhos. 9O irmão humilde pode ufanar-se de sua exaltação, 10mas o rico deve gloriar-se de sua humilhação. Pois há de passar como a flor da erva. 11Com efeito, basta que surja o sol com o seu calor, logo seca a erva, cai a sua flor, e desaparece a beleza do seu aspecto. Assim também acabará por murchar o rico no meio de seus negócios.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “fé provada e aprovada”
Às vezes nós não entendemos o porquê das nossas provações e dificuldades. São Tiago abre-nos os olhos a fim de  enxergar esta grande verdade: se queremos ser perfeitos como o Pai o é, precisamos ser perseverantes e a perseverança é obra de uma fé posta em prática. Como podemos dizer que temos fé, como podemos dizer que somos perseverantes se tudo acontecer para nós como passe de mágica? Deus nos dá a sabedoria sem pedir nada em troca. E é com a sabedoria que nós adquirimos a fé. Se, temos a sabedoria de Deus,  não podemos duvidar das suas obras.   Precisamos, pois, pedir a Deus a sabedoria para que não nos tornemos “ricos” de nós mesmos (as) e no final sejamos humilhados, caindo na nossa própria arapuca. Precisamos, também, ter consciência de que tudo passará: os nossos bens, a nossa juventude, o tempo dos grandes empreendimentos. Restar-nos-á, somente, a Sabedoria de Deus que é o Seu Amor agindo em nós. Porém, peçamos a Deus a sabedoria, com fé, sem duvidar nem olhar para o que o mundo nos ensina. O homem que só acredita na hora que tudo está bem é inconstante, não merece crédito, é “homem de duas almas”. – A sua fé já foi provada? - Você foi aprovado (a) no teste? Como você entende isso? - Você é daquelas pessoas que desiste na primeira dificuldade ou continua confiante?

Salmo 118, 67. 68. 71. 72. 75. 76 (R. 77a)

R. Venha a mim o vosso amor e viverei.

67Antes de ser por vós provado, eu me perdera;*
mas agora sigo firme em vossa lei!R.
68Porque sois bom e realizais somente o bem, *
ensinai-me a fazer vossa vontade!R.

71Para mim foi muito bom ser humilhado, *
porque assim eu aprendi vossa vontade!R.
72A lei de vossa boca, para mim, *
vale mais do que milhões em ouro e prata.R.

75Sei que os vossos julgamentos são corretos, *
e com justiça me provastes, ó Senhor!R.
76Vosso amor seja um consolo para mim, *
conforme a vosso servo prometestes.R.

Reflexão - O salmista ressalta o Amor de Deus como sendo a maior riqueza que nós podemos obter. O amor de Deus é para nós consolo e esperança de vida nova. Mesmo que nos percamos nos caminhos da vida e sejamos provados e humilhados, nós podemos ter a certeza de que a vontade de Deus para nós é a felicidade. Portanto, não percamos tempo e voltemos para o Senhor. Confiemos na Sua misericórdia e persigamos a Sua Lei que é o Amor vivendo em nós.

Evangelho – Mc 8, 11-13

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8,11-13
Naquele tempo: 11Os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: 'Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal.' 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem. Palavra da Salvação.

Reflexão -  “a fé não precisa de sinais” 
Quem crê em Jesus não precisa de sinais para assumir as Suas promessas como verdadeiras. Pedir sinal é prova de falta de fé e de desconfiança na pessoa que nos fala. Como nós também gostamos de pedir “um sinal do céu” para as nossas inquietações! Não aprendemos ainda a confiar incondicionalmente nos planos de Deus para nós e, também como aqueles fariseus vivemos pedindo sinais e prodígios. Queremos ver para crer. No entanto a fé independe de que estejamos vendo, ouvindo ou tocando. A verdadeira fé se manifesta no escuro da nossa vida, quando não estamos tendo nenhuma evidência ou mesmo quando tudo parece perdido.   Os sinais de Deus estão inseridos nos acontecimentos da nossa vida, no nosso dia a dia, na natureza, nos nossos relacionamentos. O maior sinal para nós é, sem dúvida, a Palavra que nos fala claramente da vontade do Pai para a nossa vida e que o Espírito Santo nos faz compreender. O céu deve estar presente nas nossas ações diárias, nos nossos gestos, nas nossas expressões. Estejamos atentos (as) e já, perceberemos tudo. Jesus também depois de dar um suspiro profundo nos diz: “Por que você pede um sinal especial? -  Você percebe os sinais de Deus nos acontecimentos da sua vida? – Você lembra de escrever? - Você confia sem que precise de algum sinal? -  Reflita sobre isso e converse com Jesus sobre os acontecimentos da sua vida atualmente.



2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine.Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento17 de fevereiro de 2020 às 10:36

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir