.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

-O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER- Mc 8,22-26-José Salviano


19 de Fevereiro-2020
Ano A

Evangelho –Mc 8,22-26

 



Compartilhe o link desta reflexão em suas redes sociais.

1ª Leitura - Tg 1,19-27

Sede praticantes da Palavra
e não meros ouvintes.
Leitura da Carta de São Tiago 1,19-27
Meus queridos irmãos,
sabei que todo homem deve ser pronto para ouvir,
mas moroso para falar
e moroso para se irritar.
Pois a cólera do homem
não é capaz de realizar a justiça de Deus.
Por esta razão, rejeitai toda impureza
e todos os excessos do mal,
mas recebei com humildade
a Palavra que em vós foi implantada,
e que é capaz de salvar as vossas almas.
Todavia, sede praticantes da Palavra
e não meros ouvintes,
enganando-vos a vós mesmos.
Com efeito,
aquele que ouve a Palavra e não a põe em prática
é semelhante a uma pessoa que observa o seu rosto no espelho:
apenas se observou, vai-se embora
e logo esquece como era a sua aparência.
Aquele, porém, que se debruça sobre a Lei da liberdade,
agora levada à perfeição,
e nela persevera,
não como um ouvinte distraído,
mas praticando o que ela ordena,esse será feliz
naquilo que faz.
Se alguém julga ser religioso
e não refreia a sua língua,
engana-se a si mesmo: a sua religião é vã.
Com efeito, a religião pura e sem mancha
diante de Deus Pai, é esta:
assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações
e não se deixar contaminar pelo mundo.
Palavra do Senhor.

 

REFLEXÃO

 

Nós precisamos ser prontos para ouvir e moroso para falar. Temos dois ouvidos, e somente uma boca. Isso significa que devemos ouvir o dobro do que falamos. Os que falam demais, acabam por não serem ouvidos com o devido respeito, pois eles acabam por ficar repetindo o que acabaram de falar, mesmo com outras palavras, pois o seu conteúdo se esgota facilmente, por que falam demais.

Nós precisamos estudar, ler, meditar muito mais do que falamos. É preciso estar preparado para nos aventurar na missão de falar, de anunciar a palavra de Deus, por exemplo. 

Ouvir  a palavra é agradável, e confortante para a alma. Porém, isso não nos basta. Precisamos ouvir e em seguida praticar o que Deus nos fala. E isso é para o nosso próprio bem, pois muito embora a mensagem ouvida nos pareça muito dura, ela nos corrige, nos orienta, nos salva.

Naquele tempo:
Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida.
Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego
e pediram a Jesus que tocasse nele.
Jesus pegou o cego pela mão,
levou-o para fora do povoado,
cuspiu nos olhos dele,
colocou as mãos sobre ele, e perguntou:
'Estás vendo alguma coisa?'
O homem levantou os olhos e disse:
'Estou vendo os homens.
Eles parecem árvores que andam.'
Então Jesus colocou de novo as mãos sobre os olhos dele
e ele passou a enxergar claramente.
Ficou curado,
e enxergava todas as coisas com nitidez.
Jesus mandou o homem ir para casa,
e lhe disse: 'Não entres no povoado!'
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

No mundo todo existem muitos cegos do tipo que mesmo vendo,  não enxergam a verdadeira causa dos fatos. Isto por que estes são enganados pela mídia que oculta a verdade sobre a realidade, e mostra uma máscara totalmente mentirosa em cima da verdadeira realidade existencial.

Mostram notícias  excludentes como se fossem puramente normal, ou includentes. E o cidadão de bem permanece alheio a verdadeira causa de todos os males que o envolve. São, portanto, alienados.

Então, esse é o pior dos cegos. Pois mesmo tendo olhos saudáveis, não vêem, o que está por trás dos acontecimentos sociais em sua volta, e acabam apoiando o falso, o mentiroso, o hipócrita.

Nossa vida é como uma estrada. Só vemos adiante um certo trecho, mesmo com a luz do dia. Mesmo se estamos sendo iluminados pela luz do sol, não sabemos o que virá depois desse trecho. Mais com a iluminação de Deus, acreditamos que chegaremos ao final da viagem. Quando contamos com a luz poderosa na nossa vida, muito embora não sabemos se morreremos no dia de hoje, temos a certeza de contar com Deus para tudo até mesmo se for este dia o nosso último. Planejamos os nossos afazeres, e confiamos na providência divina. Por tanto, andando sempre que possível na sua presença, fazendo o bem e evitando o pecado.
A luz celestial vem para todos, porém, alguns se recusam a estar debaixo dela. Preferem permanecer no lado escuro da vida, prefere viver segundo os ditames de satanás, seguindo puramente os seus instintos tal como os animais, ignorando que somos criaturas de Deus dotadas de corpo e alma, e predestinados a voltar para o Pai, desde que nesta vida façamos por merecer a vida eterna.
Aqueles  que fogem da luz de Deus vivem ou trafegam por esta estrada da vida como que estivessem viajando em uma estrada escura sem faróis. É a cegueira do espírito que domina o seu ser, é o que vemos nos noticiários no final do dia. Crianças estupradas, mulheres violentadas, crimes bárbaros como o assassinato dos próprios pais, tudo isso realizados por seres humanos que deixaram de serem humanos porque se afastaram da luz de Deus e se aproximaram das trevas, tornando-se cegos, se tornaram monstros que ameaçam a nossa existência o tempo todo.

Como evitar que cheguemos a esse ponto? Precisamos ser vigilantes e cuidar da preservação da nossa fé.  Cultivando a prudência de evitar tudo aquilo que possa nos desviar da luz de Deus e de nos tornar cegos do espírito. Devemos  alimentar e guardar com prudência e vigilância nossa fé e rejeitar tudo o que se lhe opõe. Pois há diversas maneiras de pecar contra a fé. Por vezes podemos ser assaltados de dúvidas e questionamentos de fé. Como é o caso da dúvida voluntária sobre a fé que fica negligenciada por falta de oração e caridade, produz a  recusa de aceitar  O Deus que nos foi revelado na pessoa de Jesus Cristo, e que é mostrado hoje pela Igreja.  
A dúvida involuntária provoca ou produz  a hesitação em crer, a dificuldade de superar as objeções ligadas à fé ou, ainda, a ansiedade suscitada pela obscuridade da fé que é a cegueira que invade a nossa mente e não conseguimos mais ver esse mundo com os olhos de Deus. Se essa atitude de indiferença for deliberadamente cultivada, o que geralmente acontece pela influência das más companhias, a dúvida pode levar à cegueira do espírito, que é como viajar em uma estrada escura sem as luzes do veículo.
Jesus liberta o cego da sua cegueira física, porque ele não possuía a cegueira do espírito. Aquele homem, apesar de ser cego, ele via o poder de Deus se aproximando dele pela força invisível aos cegos que enxergam. Ele percebeu, ele viu a luz daquele que fora enviado pelo Pai, e que podia libertá-lo da cegueira física.
Os milagres realizados  por Jesus testemunham que Ele fora enviado pelo Pai. E nos convidam a não ser cegos, mas sim  a  crer nele e nos seus mistérios. Aos que a Ele se dirigem com fé, é concedido o que pedem. Assim, os milagres fortificam a fé naquele que realiza as obras de seu Pai: testemunham que Ele é o Filho de Deus.
Meu amigo, minha amiga. Vamos anunciar os milagres de Jesus, para que as pessoas não sejam cegas, mas sim acreditem e andem na luz de Deus. Amém.



Fica com Deus. José Salviano

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário