.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

-RENUNCIE A SI MESMO-Lc 9,22-25-José Salviano


27 de Fevereiro-2020
Ano A

Evangelho –Lc 9,22-25

 


Compartilhe o link desta reflexão em suas redes sociais.

1ª Leitura - Dt 30,15-20

Hoje te proponho a vida e a felicidade. (Dt 11,26)
Leitura do Livro do Deuteronômio 30,15-20
Moisés falou ao povo dizendo:
Vê que eu hoje te proponho
a vida e a felicidade,
a morte e a desgraça.
Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus,
que eu hoje te ordeno,
amando ao Senhor teu Deus,
seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos,
suas leis e seus decretos,
viverás e te multiplicarás,
e o Senhor teu Deus te abençoará
na terra em que vais entrar, para possuí-la.
Se, porém, o teu coração se desviar
e não quiseres escutar,
e se, deixando-te levar pelo erro,
adorares deuses estranhos e os servires,
eu vos anuncio hoje que certamente perecereis.
Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar,
depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la.
Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós,
de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição.
Escolhe, pois, a vida,
para que vivas, tu e teus descendentes,
amando ao Senhor teu Deus,
obedecendo à sua voz e apegando-te a ele
- pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias -,
a fim de que habites na terra
que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó'.
Palavra do Senhor.

 

REFLEXÃO

Quando seguimos os ensinamentos do  Evangelho, quando seguimos os caminhos do Senhor e guardando seus mandamentos,
suas leis e seus decretos, viveremos com tranquilidade, e nada nos irá faltar. Por que o Senhor nosso Deus nos abençoará e nos protegerá dia e noite.

Se, porém, os nossos pensamentos se desviarem e se não quisermos escutar, a voz de Deus que nos chama dia e noite a conversão, e se nos deixemos ser levados pelos caminhos do mal,  e se passarmos a adorar deuses  ou ídolos  estranhos, como o dinheiro  e o poder, certamente vamos perecer.

 

Evangelho - Lc 9,22-25

Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,22-25
Naquele tempo disse Jesus aos seus discipulos:
'O Filho do Homem deve sofrer muito,
ser rejeitado pelos anciãos,
pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei,
deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia.'
Depois Jesus disse a todos:
'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo,
tome sua cruz cada dia, e siga-me.
Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la;
e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
Com efeito, de que adianta
a um homem ganhar o mundo inteiro,
se se perde e se destrói a si mesmo?
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

Renunciar a si mesmo é  fazer uma doação  da nossa  inteligência que nos foi dada por Deus, para o serviço do Reino. Renunciar a si mesmo é buscar o Reino de Deus em primeiríssimo lugar. E com toda certeza, todo o resto nos será dado de acréscimo. Renunciar a si mesmo é fazer a vontade do Pai. E não levar uma vida como se fôssemos viver aqui para sempre. É buscar os caminhos de verdade e vida, os caminhos da justiça, de verdade em vez da mentira, os caminhos retos em vez dos tortuosos, os caminhos que nos lavam para a casa do Pai.  Isso sim, é que é viver! 

O que significa  renunciar-se a si mesmo?    Significa não ser egoísta priorizando a sua vontade, mais sim a vontade do Pai. Significa dizer não para o seu corpo para poder receber o corpo e o sangue de Cristo menos indignamente. É entregar a sua vida para seguir e mostrar aos demais, o verdadeiro caminho verdade e vida.  É a vida do sacerdote. Ele renuncia a si mesmo, doando-se pela causa do reino de Deus, e grande será sua recompensa no céu.
E o que significa tomar uma cruz e seguir Jesus?  Nossa vida é rodeada de cruzes, as quais nem sempre as tomamos, nem sempre as assumimos, nem sempre as aceitamos. É um paraplégico ou deficiente visual na nossa família, é um filho ou filha que aprontou alguma, ou alguma pessoa no trabalho ou da família que nos maltrata, nos persegue, etc.
São várias cruzes que temos de carregar, para poder seguir Jesus. E muitos de nós carregamos tais cruzes,  reclamando, xingando  blasfemando.
É bom lembrar que é uma  blasfêmia maldizer as nossas cruzes, por que elas fazem parte do nosso viver. São permitidas por Deus por que precisamos delas, pode ser para nos purificar, para nos completar, ou para baixar a nossa crista de arrogância, ou mesmo porque as merecemos, pelo mau uso que fizemos da nossa liberdade.
Em vez de xingar  ou amaldiçoar as suas cruzes, rezemos  com força e peçamos a Deus o perdão dos seus pecados, para que  nós  possamos merecer a redução do peso delas.  
Ah! Não se esqueça de oferecer todo dia o sofrimento decorrente das suas cruzes, em perdão dos seus pecados. Não existe um viver sem cruzes. Todos nós temos as nossas cruzes. E só Jesus pode nos ajudar a atenuar o peso delas. Sabe como? Procurando fixar a nossa mente mais nas coisas agradáveis da nossa vida para esquecer um pouco as nossas cruzes. Se ficarmos só pensando no sofrimento das nossas cruzes ficarmos por demais infelizes.   Lembre-se do que Jesus disse: "Meu fardo é leve..."   
Já reparou que, em uma festa a gente foge quase que totalmente das nossas cruzes? Divertimos, sorrimos, dançamos, e nem pensamos nas cruzes. Nos dias de Natal e Ano Novo também. Comemos, bebemos, nos abraçamos, e não pensamos em coisas ruins. Depois voltamos a "vaca fria"  do nosso dia a dia para nos atormentar com o nosso pensamento dominante estacionado no peso das nossas cruzes.   
Prezados irmãos: Vamos pedir a Deus paciência e forças para carregar as nossas cruzes.  Releia esta meditação quando as suas cruzes parecerem pesadas demais.
E lembre-se. Pintou uma cruz nova, pintou novos problemas, REZE O PAI NOSSO. E você verá que  tudo vai se resolver. Acredite.          
O sofrimento nos reconduz a Deus.  Pode ser que estamos afastados dos caminhos que nos levam a casa do Pai, e eis que nos vem o sofrimento, a tormenta, e em vez de suportá-lo com resignação, nós nos revoltamos, e por isso ficamos cada vez mais longe de Deus. Queridos irmãos, e irmãs. Aceitemos o sofrimento como um meio de nos aproximar mais de Deus. Como um meio de nos purificar, para que Deus perdoe os nossos pecados e nos torne menos indignos de merecermos a glória eterna.

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário