.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

-DE ONDE LHE VEIO TANTA SABEDORIA? - Mc 6,1-6-José Salviano


05 de Fevereiro-2020

Evangelho – Mc 6,1-6

 


Compartilhe o link desta reflexão em suas redes sociais.

Naquele tempo:
Jesus foi a Nazaré, sua terra,
e seus discípulos o acompanharam.
Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga.
Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam:
'De onde recebeu ele tudo isto?
Como conseguiu tanta sabedoria?
E esses grandes milagres
que são realizados por suas mãos?
Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria
e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão?
Suas irmãs não moram aqui conosco?'
E ficaram escandalizados por causa dele.
Jesus lhes dizia: 'Um profeta só não é estimado
em sua pátria, entre seus parentes e familiares'.
E ali não pôde fazer milagre algum.
Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos.
E admirou-se com a falta de fé deles.
Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.
Palavra da Salvação.

 


Jesus disse que nenhum profeta é bem recebido em sua própria terra. E disse isso não só pela sua sabedoria divina, mas também pela experiência vivida ao anunciar a Boa Nova em sua cidade natal.
Todos nós sabemos o como é difícil, para não dizer impossível, um leigo engajado, preparado, um padre, uma freira, evangelizar na própria família. Pois aí, eles são santos de casa, e por tanto não fazem milagres.
Jesus anunciou publicamente na Sinagoga que Ele era o prometido, o enviado do Pai. Porém, pelos olhares dos presentes, se via que não estavam acreditando em suas palavras.
E por incrível que possa parecer, foi exatamente neste dia que Jesus teve de realizar o seu primeiro milagre. Pois aqueles  homens revoltados com suas palavras, levaram Jesus até o alto de um monte, para matá-lo. Pretendiam jogá-lo lá de cima, rolando-o pelo penhasco abaixo.
Jesus, então, como que hipnotizando a todos, se virou, e olhando nos seus olhos, passou pelo meio deles, e seguiu seu caminho ileso. Como Ele sempre dizia. Não era chegada a sua hora. Por isso, Jesus não permitiu que lhes fizessem nenhum mal naquele momento.
Com certeza, meus irmãos, esse foi o primeiro milagre de Jesus, o qual é sempre ignorado nos sermões.

A divindade de Jesus foi comprovada através dos seus milagres, ou suas demonstrações de poder. Nos evangelhos encontramos apenas 51 milagres, mas João afirma que Jesus fez muitos outros milagres que não estão escritos naqueles livros. Pois, na verdade, a maioria dos seus milagres não foram  anotados pelos seus amigos. Jesus ficava até tarde da noite curando muitas pessoas de muitos males, quase todos os dias de suas andanças pelo meio dos pobres, daqueles que não tinham direito a quase nada, principalmente a uma boa assistência médica.
Observe que se Jesus não tivesse feito nenhum milagre Ele seria apenas um personagem histórico famoso como Tiradentes, Sócrates, etc.
Naquele dia, Jesus estava falando algumas verdades na sinagoga, e isso incomodou alguns daqueles que já não estavam gostando nada da sua pessoa, da sua presença, por motivo de inveja.
Então alguns líderes inflamaram outras pessoas para matar Jesus, na hora. E foram empurrando-o para o alto de um monte para jogá-lo no abismo... Mas de repente Jesus parou, olhou para seus oponentes, os quais, ao que parece, ficaram como que inertes, sem nenhuma ação, e simplesmente o filho de Deus passou pelo meio deles e foi embora, ileso.
Se fosse hoje que isso acontecesse a um de nós, o que faríamos? Logo que chegássemos na cidade, teríamos feito um boletim de ocorrência na delegacia, exigindo a prisão daqueles que tentaram nos matar.
Jesus, não. Ele perdoou aqueles que não sabiam o que estavam fazendo. Não sabiam, ao certo, quem Ele era.
Jesus poderia ter se defendido, também, na noite em que foi entregue. Poderia ter transformado em uma estátua o carrasco que o açoitou.
Acontece que a diferença entre o ocorrido naquele dia e a noite de sua paixão, é que não era chegada a hora de Jesus morrer. E na sua paixão e morte, tudo tinha de acontecer conforme as escrituras. Simão Pedro, bem que tentou reverter os acontecimentos, cortando a orelha do soldado Malco. Mas Jesus voltou a fita, e recolocou a orelha do soldado no seu lugar, pois Ele teria de passar por tudo aquilo.  
Que Deus nos ajude a ter uma fé não ingênua, mas uma fé baseada em fatos mais que reais. Por isso é que cremos em Jesus, que provou ser o próprio Deus não só com palavras ("quem me viu, viu o Pai." "Eu sou a luz do mundo."), mas com fatos extraordinários, impossíveis para nós, mas possíveis somente para Deus, os milagres.
No nosso dia a dia também acontecem milagres. Só que não os reconhecemos como tal. Uns dizem: eu tive muita sorte. Outros, acham que tudo aquilo não passou de uma grande coincidência.
Nós que dizemos ter fé, precisamos identificar a ação de Deus em nossa vida. Ele fala conosco através de fatos, de pessoas...
Na verdade, Jesus nos monitora 24 horas. Ele vê tudo o que fazemos, e nos aprova, ou fica triste quando nos desviamos do seu caminho.
Procuremos ser dignos de viver na presença de Deus, procuremos merecer um dia o prêmio final.

Tenha um bom dia. José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário