.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

“E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?” – Olivia Coutinho


Dia 20 de Fevereiro de 2020

Evangelho de Mc8,27-33
Muitos de nós, professamos a nossa fé em Jesus, mas não o conhecemos como devíamos, ficamos somente no conhecimento teórico.
O Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, chama a nossa atenção para algo fundamental na nossa vida:  conhecer Jesus! É impossível viver a fé, sem conhecer Jesus! Sem ter uma intimidade profunda com Ele, ficamos na superficialidade da fé, sabendo quem é Ele teoricamente e não através da experiência com Ele!
“Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Ao fazer esta pergunta, Jesus não estava interessado em saber o nível da sua popularidade, o que Ele queria saber mesmo, era  se o povo  já tinha conhecimento da sua identidade, do seu messianismo.  
Os discípulos responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas." Não satisfeito com esta resposta, Jesus volta a pergunta para os próprios discípulos: “E vós, quem dizem que eu sou?” Quando essa pergunta é direcionada a eles, paira um silencio, afinal, desta vez, a resposta não poderia ser  em nome do povo o que é fácil, pois responder em nome do outro, não compromete, desta vez, resposta teria que ser pessoal, o que exige comprometimento. Pedro foi o único que respondeu, e respondeu com firmeza: “Tu és o Messias”. Esta resposta de Pedro, agradou Jesus, pois Ele sabia, que esta sua afirmação, era fruto da sua convivência com Ele.
Jesus proíbe severamente aos discípulos de revelar a sua identidade ao povo, afinal, um povo que esperava por um Messias triunfalista com poderes políticos, jamais aceitaria um Messias na condição de servo, alguém que tivesse o olhar voltado para os pequenos. Jesus sabia que Ele não seria reconhecido como Filho de Deus, sem antes passar pela cruz.
Pedro reconhece Jesus como sendo o Filho de Deus, mas ainda demonstrava não estar pronto para assumir o seu discipulado, pois ele ainda caminhava na obscuridade, carregando consigo a mentalidade do mundo, alimentando dentro de si, a ideia de um Messias glorioso, mas sem a cruz.
Jesus, que conhece o interior das pessoas, percebe de imediato a dificuldade dos discípulos em aceitar o desafio da cruz. E no desejo de fazê-los compreender a importância de não fugir da cruz, Ele insiste em afirmar, que seria impossível segui-Lo sem a cruz.
O seguimento a Jesus, inclui à cruz porque a nossa adesão a Ele, nos levará a atitudes que contrariam os opositores do projeto de Deus.
Este episódio é um alerta para todos nós, que afirmamos conhecer Jesus. Afirmar que conhece Jesus, é comprometedor, quem afirma conhecer Jesus, torna responsável pela a continuidade da sua missão, tem que ter as mesmas atitudes dele.
Hoje, Jesus continua nos perguntando: “ E para você quem eu sou? A nossa resposta só chegará a Ele, com as nossas atitudes do dia a dia.
Saber quem é Jesus, é muito mais, do que saber que Ele é Deus! Saber quem é Jesus, implica em comprometimento com a sua causa, em dar continuidade a sua presença aqui na terra no cuidado com o que lhe é de mais precioso: a vida humana!
É pela fé que reconhecemos Jesus como o nosso Deus e Senhor, o que não é fruto de nenhum esforço humano, e sim, do acolhimento ao dom da fé.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine.Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  2. Guilherme. Igaracy PB
    Que Deus Pai todo poderoso abençoe, todos comunicadores da palavra de Deus, deste meio de comunicação, principalmente vc Olivia gosto muito das suas reflexões

    ResponderExcluir