.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Fé e humildade-Helena Serpa


13 DE FEVEREIRO DE 2020

5ª. FEIRA - QUINTA SEMANA DO TEMPO

COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – I Reis 11, 4-13

 

Leitura do Primeiro Livro dos Reis 11,4-13
4Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai Davi. 
5Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas. 6Ele fez o que desagrada ao Senhor e não lhe foi inteiramente fiel, como seu pai Davi. 7Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas. 
8Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses. 
9Então o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha-se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes 10e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor. 
11E o Senhor disse a Salomão: 'Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo. 12Mas, por amor de teu pai Davi, não o farei durante a tua vida; é da mão de teu filho que o arrebatarei. 13Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “o nosso grande pecado é o afastamento do Deus verdadeiro”
Salomão que recebera do Senhor, sabedoria e com ela fortuna e fama, quando ficou velho, desviou-se do caminho por causa das suas mulheres estrangeiras. Ele não foi fiel ao Senhor e apesar de ter construído o templo de Deus entre os homens, erigiu templos para os deuses das suas concubinas.  Isso vem nos mostrar que nunca podemos achar que estamos seguros em relação à nossa fidelidade a Deus. Precisamos, pois, estar vigilantes porque o nosso grande pecado é o afastamento do Deus verdadeiro para procurar falsos deuses. Sofremos, por isso, implicações funestas que nos trazem muitas consequências. Salomão perdeu o reino, perdeu o poder e ficou com seus deuses. Triste fim para um rei poderoso e sábio. Nós também,  se nos desviarmos do Seu caminho e colocarmos a nossa confiança nos deuses do mundo, poderemos perder tudo o que adquirimos com as graças de Deus. O dinheiro, o sucesso, a fama, os bens materiais, as paixões sensuais, o comer e o beber em demasia, por prazer, são hoje os deuses que tiram o nosso coração da fonte do Bem que é o verdadeiro Deus.  – Será que você também tem construído templos para outros deuses? -  Quais são os deuses a quem você cultua? O que pode estar tirando a sua atenção do verdadeiro Deus? - Quais têm sido as consequências do seu viver para Deus?

Salmo - Sl 105, 3-4. 35-36. 37.40 (R. 4)


R. Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

3Felizes os que guardam seus preceitos *
e praticam a justiça em todo o tempo!
4Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, *
pelo amor que demonstrais ao vosso povo!R.

35misturaram-se, então, com os pagãos, *
e aprenderam seus costumes depravados.
36Aos ídolos pagãos prestaram culto, *
que se tornaram armadilha para eles.R.

37pois imolaram até mesmo os próprios filhos, *
sacrificaram suas filhas aos demônios.
40Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, *
e o Senhor abominou a sua herança.R.

Reflexão - Em todos os tempos os ídolos sempre foram armadilhas que o inimigo usa para nos desviar do caminho de Deus. Quando nos misturamos com os pagãos e seguimos os seus costumes depravados nós somos capazes de entregar a nossa alma e até a alma daqueles que nos são mais caros. Como o salmista, nós também devemos pedir com insistência: “Lembrai-vos. Ó Senhor de mim”. Que esta seja a prece constante dos nossos lábios para que nunca caiamos nas malhas dos inimigos que tentam nos destruir nos afastando do Senhor.

Evangelho – Mc 7, 24-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Sóo Marcos 7,24-30
Naquele tempo: 24Jesus saiu dali e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: 'Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos
e jogá-lo aos cachorrinhos.' 28A mulher respondeu: 'É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair.' 29Então Jesus disse: 'Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha.' 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.
Palavra da Salvação.

Reflexão - “fé e humildade”
Apesar de ser pagã e não pertencer à casta do povo de Deus, aquela mulher da Fenícia  ouvindo falar de Jesus  foi até Ele e se prostrou aos Seus pés clamando pela vida da sua filha. Ela não se importou com a sua condição de estrangeira, por conseguinte, discriminada pelos judeus, mas deu uma prova de fé verdadeira reconhecendo o Senhorio de Jesus e a Sua Missão de Salvador. Diante das palavras de Jesus que se referia a elas como se fossem “cachorrinhos em busca de migalhas” das mesas dos filhos, ela humildemente argumentou que não se importaria de ficar com o resto que sobrasse dos outros, para dar à sua filha. Admirado com a fé daquela mulher Jesus atendeu ao seu pedido e com isso, comprovou que os pagãos também têm lugar à mesa do Reino e que a salvação não é privilégio do povo judeu, mas de todos os que creem e confiam no Deus Salvador. O que nos une a Deus e garante a nossa Salvação é a nossa fé em Jesus Cristo. Ser filho de Deus e irmão de Jesus Cristo, pela Fé, nos credencia a que, mesmo reconhecendo a nossa fraqueza e a nossa impotência nós nos apoderemos de tudo quanto Ele veio nos trazer, saúde, vida e santidade. Muitas vezes queremos ser especiais e ter a atenção de Deus só para nós. Queremos ter prioridade na oração pelas nossas necessidades e se tudo não for feito especialmente em favor de nós, duvidamos de que receberemos a graça. Somente pela nossa fé e confiança Nele, Deus pode fazer grandes coisas em nós, mesmo que não sejamos os protagonistas especiais daquele momento. Aquela mulher não era de dentro da “Igreja”, mas sua súplica foi atendida por causa da sua humildade e fé no poder de Jesus. – Você crê que Jesus Cristo tem poder para realizar milagres na sua família? – Para crer no poder de Deus você espera por coisas extraordinárias?  - Você se contenta com as migalhas que sobram? - Você exige muito de Deus porque é uma pessoa de oração e de serviço a Ele?


2 comentários:

  1. José Maria Nascimento13 de fevereiro de 2020 às 03:56

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. SEMPRE MARAVILHOSAS SUAS REFLEXÕES! DEUS LHE ABENÇOE E ILUMINE SEMPRE.

    LOURDES

    ResponderExcluir