5º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Dia 05 de Fevereiro de 2017
Evangelho de Mt 5,13-16
Jesus nos convida a fazermos a diferença no mundo, a priorizarmos os valores do Reino, nos quais devemos assentar a nossa vida!
Somos convidados a dar um sentido novo a nossa existência, a sermos protagonistas de uma historia de amor que nunca terá fim, e para sermos estes protagonistas, Jesus nos faz uma única exigência: a conversão do coração.
A conversão nos abre à luz de Cristo, nos tira da escuridão, nos faz, não somente enxergar, como também, a desmascarar os projetos contrários à vida!
Se o mal está ganhando força no mundo, é sinal de que não estamos deixando aflorar, o bem plantado por Deus em nossos corações, que estamos ofuscando a Luz de Cristo com as luzes artificiais do mundo!
Não nascemos do acaso, somos frutos do amor de Deus plantados aqui na terra para produzir frutos, e só iremos produzir frutos de boa qualidade, se estivermos ligados a Jesus, Jesus é a seiva que nos liga ao Pai, Ele é a fonte de água viva que irriga todo o nosso ser, que nos transforma em fonte de luz no mundo!
Jesus veio mudar o rumo da nossa história, dar um sentido novo ao nosso existir, nos libertar de nossas próprias prisões, Nele e com Ele, a nossa vida ganha brilho e sabor!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos convida a refletir sobre a importância de darmos testemunho de Jesus no mundo, deixando que a sua luz brilhe em nós!
“Vós sois o sal da terra e a luz do mundo.” Com esta afirmação, Jesus sintetiza o caráter da nossa missão nos oferecendo diretrizes bastante precisas para a nossa caminhada missionária!
Através de pequenas metáforas, Jesus nos diz algo muito significativo, Ele nos chama à responsabilidade de continuadores do anuncio do Reino! “Vós sois o sal da terra.” Ser sal da terra, significa ser uma presença discreta, porem, essencial no meio em que vivemos! Como sabemos, o sal não aparece, mas ele é imprescindível no nosso dia a dia, é o sal que dá o sabor ao nosso alimento!
Como continuadores da presença de Jesus no mundo, precisamos dar sabor a vida do outro, mas com o cuidado de estarmos no ponto certo: nem sem sal e nem salgado demais!
Quando nos omitimos diante às injustiças, ficando numa postura de meros espectadores dos acontecimentos, tornamos pessoas sem sal, ou seja, pessoas passivas, indiferentes, essa postura não agrada a Deus. Por outro lado, quando queremos impor os nossos pontos de vista, considerando-nos donos da verdade, desconsiderando a opinião do outro, tornamos pessoas salgadas demais, a ponto da nossa presença se tornar indesejável!
“Vós sois a luz do mundo.” Ser luz no mundo, é dar testemunho da verdade!
Se deixarmos de ser luz, a escuridão prevalecerá e o inimigo ganhará espaço para agir sem ser visto, enquanto que diante da luz, o mal não tem vez, pois as claras, nada fica oculto.
Em muitas situações, ser luz, pode até implicar em grandes riscos, porém, o pior risco, é o de não aceitar o desafio de ser luz, o que pode nos condenar a pior de todas as trevas: estar longe de Jesus!
“Vós sois o sal da terra.” Vós sois a luz do mundo!” Como vimos, Jesus não nos pede para ser sal da terra e nem para ser luz do mundo, Ele afirma que nós somos o sal e a luz do mundo! Portanto, deixemo-nos temperar pelo sabor de Jesus e nos iluminar pela Luz do seu Espírito, dando continuidade a sua presença no mundo, dando sabor e sendo luz na vida do nosso irmão!
Será que a nossa presença está dando sabor de Jesus no meio em que vivemos? Ou será que estamos salgados demais, a ponto de afastar as pessoas de junto de nós?
Estamos irradiando a luz de Cristo que brilha em nós? Ou será que estamos sendo luz forte demais (aparecidos) ofuscando os olhos do outro?
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook
Olivia sou seu admirador, vc nos da uma noção direitinho do ser sal e luz. vc é uma pessoa realmente iluminada, e iluminadora. todos são bons, mais eu simpatizo mais as suas palavras.
ResponderExcluirOBRIGADA ABENÇOADA NO SENHOR! TE AMAMOS OLIVIA! QUE O SENHOR CONTINUE TE ILUMINANDO ASSIM, PARA ILUMINAR A NÓS TAMBÉM...
ResponderExcluirSuas reflexões são sempre iluminadoras. Obrigado
ResponderExcluirPresença constante de graça e alegria nestas homilias, vou enriquecido de graça e sabedoria para celebrar na comunidade vizinha, obrigado Senhor pelas palavras deste teu servo.
ResponderExcluir