.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

--Tive fome e me destes de comer-José Salviano

6 de Março de 2017
Cor: Roxo
Evangelho - Mt 25,31-46


Assentar-se-á em seu trono glorioso
e separará uns dos outros.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
31Quando o Filho do Homem vier em sua glória,
acompanhado de todos os anjos,
então se assentará em seu trono glorioso.
32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele,
e ele separará uns dos outros,
assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
33E colocará as ovelhas à sua direita
e os cabritos à sua esquerda.
34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita:
`Vinde benditos de meu Pai!
Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou
desde a criação do mundo!
35Pois eu estava com fome e me destes de comer;
eu estava com sede e me destes de beber;
eu era estrangeiro e me recebestes em casa;
36eu estava nu e me vestistes;
eu estava doente e cuidastes de mim;
eu estava na prisão e fostes me visitar'.
37Então os justos lhe perguntarão:
`Senhor, quando foi que te vimos com fome
e te demos de comer?
com sede e te demos de beber?
38Quando foi que te vimos como estrangeiro
e te recebemos em casa,
e sem roupa e te vestimos?
39Quando foi que te vimos doente ou preso,
e fomos te visitar?'
40Então o Rei lhes responderá:
`Em verdade eu vos digo,
que todas as vezes que fizestes isso
a um dos menores de meus irmãos,
foi a mim que o fizestes!'
41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda:
`Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno,
preparado para o diabo e para os seus anjos.
42Pois eu estava com fome e não me destes de comer;
eu estava com sede e não me destes de beber;
43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa;
eu estava nu e não me vestistes;
eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar'.
44E responderão também eles:
`Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede,
como estrangeiro, ou nu, doente ou preso,
e não te servimos?'
45Então o Rei lhes responderá:
`Em verdade eu vos digo,
todas as vezes que não fizestes isso
a um desses pequeninos,
foi a mim que não o fizestes!'
46Portanto, estes irão para o castigo eterno,
enquanto os justos irão para a vida eterna'.
Palavra da Salvação.(CNBB)

Jesus nos mostra neste Evangelho que a nossa salvação depende exclusivamente do modo pelo qual tratamos o nosso irmão, especialmente aquele que necessita do nosso auxílio, da nossa misericórdia.
A partir deste Evangelho, entendemos que a pessoa de Cisto está na pessoa do irmão e da irmã carente.  Se negarmos o necessário a eles, estamos negando a Jesus. Por outro lado, se lhes fornecermos o que eles estão precisando, o estamos fazendo ao próprio Filho de Deus!
No evangelho de hoje Jesus anuncia o Juízo Final, no qual cada um de nós será cobrado, pelas vezes que negamos uma esmola, uma ajuda a um irmão ou irmã necessitada. Por cada vez que ignoramos o irmão caído no chão, que fingimos não ver a sua mão estendida pedindo uma moeda para comprar um pão. Jesus leva tão a sério a questão da caridade, que nem cita os demais pecados que vamos cometer até o nosso último dia. Daria até para pensar que não é pecado tudo aquilo que aprendemos, pois Jesus somente ressalta a caridade. Tive fome, sede, desabrigado, sem roupa, etc. e não destes a mínima importância para a minha miséria.

Prezados irmãos. Precisamos ver Jesus Cristo naquele irmão que está caído, derrubado pela fome, pela subnutrição, que dorme nem sempre de preguiça, mas de fraqueza, de insuficiência cardíaca, de anemia, de diabete, etc. E é por isso que ele bebe pinga quando consegue umas moedinhas.  Porque a pinga, além de alegrá-lo um pouquinho, lhe dá um pouco de caloria já que ele não tem suas refeições  regularmente. Portanto, não o condene por fazer isso.
É comum a gente ouvir da boca de quem quer se desculpar por não dar esmolas, a seguinte frase:
---Eu não dou dinheiro por que ele vai beber pinga! Ah! Você pode tomar quantas cervejas você quiser!  Não só cerveja, mais whisky, vinho e tudo o que você merece. Mais o mendigo não tem esse direito.   

Prezados irmãos, vamos levar mais a sério a questão da caridade, porque  a nossa salvação depende dela. Sabemos que existem outros pecados. E como o sabemos! Mais o que Jesus vai nos cobrar em primeira mão é se fomos caridosos. Vamos nos compadecer daqueles que nos estendem a sua mão por que precisam. Porque estão com fome, com frio, sem um banho, sem uma roupa limpa, e o pior, sem rezar, pois estão revoltados. Vamos ajudá-los para que um dia não venhamos ouvir Jesus dizer para nós:   

“Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer  tive sede e não me destes de beber; era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes.”

Mas como? Quando fizemos isso?
“...todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer. E estes irão para o castigo eterno, e os justos, irão para a vida eterna.”

Ufa! Ainda bem que ainda é tempo de correr atrás do prejuízo! Ainda bem que estamos vivos, na estrada rumo àquele dia! E a partir desse momento vamos mudar a nossa atitude com relação aos necessitados.


Tenha um bom dia. José Salviano


Nenhum comentário:

Postar um comentário