.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

--Vende tudo o que tens e segue-me-José Salviano

27 de Fevereiro de 2017
Cor: Verde
Evangelho - Mc 10,17-27




Naquele tempo:
17Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo,
ajoelhou-se diante dele, e perguntou:
'Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?'
18Jesus disse: 'Por que me chamas de bom?'
Só Deus é bom, e mais ninguém.
19Tu conheces os mandamentos:
não matarás; não cometerás adultério; não roubarás;
não levantarás falso testemunho;
não prejudicarás ninguém;
honra teu pai e tua móe!'
20Ele respondeu: 'Mestre, tudo isso
tenho observado desde a minha juventude'.
21Jesus olhou para ele com amor, e disse:
'Só uma coisa te falta:
vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres,
e terás um tesouro no céu.
Depois vem e segue-me!'
22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido
e foi embora cheio de tristeza,
porque era muito rico.
23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos:
'Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!'
24Os discípulos se admiravam com estas palavras,
mas ele disse de novo:
'Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!
25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha
do que um rico entrar no Reino de Deus!'
26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso,
e perguntavam uns aos outros:
'Então, quem pode ser salvo?'
27Jesus olhou para eles e disse:
'Para os homens isso é impossível, mas não para Deus.
Para Deus tudo é possível'.
Palavra da Salvação.(CNBB)

A riqueza em si não é, necessariamente, completamente maléfica assim. O problema resido no fato de uma riqueza sem partilha, de um acúmulo de bens matériais excessivo, de pessoas que colocam a riqueza em primeiríssimo lugar na vida, se esquecendo de Deus.

Não devemos nos apagar tanto aos bens materiais.  Não condenemos a riqueza em si, pois ela gera empregos. Porém, o que Jesus está nos mostrando como sinal de perigo à nossa salvação, é o que pensamos sobre o acúmulo  de bens materiais,  e o apego  sobre  o conforto que eles nos proporcionam.

Aquele jovem rico até era bom menino. Obedecia os mandamentos. Mas quando Jesus lhe disse para vender  tudo e dar o dinheiro aos pobres, ele ficou sem chão! O seu mundo desabou sobre ele.  Sua vida se desmoronou em seus pés. Ficou  tão  sem jeito que nem se despediu, e saiu sem saber o que mais dizer e o que fazer.    Por que o seu apego a sua riqueza falava mais alto do que a sua bondade, do que a sua fé, do que a sua fraca caridade.    Ele vinha amando a Deus do seu jeito.  Ele observava os mandamentos, porém com muitas reservas. Isto é, arrumava sempre uma desculpa para continuar apegado aos seu conforto, ao seu mundo particular.
        
Aquele jovem rico  representa todos os bons ricos do mundo.  Eles até são bons meninos.  Porém,  quando chega a hora de abrir mão de um pedacinho do seu muito para aliviar o sofrimento do irmão, aí a casa cai, o desânimo, aparece,  a usura,  o seu lado mesquinho falam muito mais alto do que a necessidade do irmão.  E aí, nesse momento, vem a tristeza, e eles se calam. A TRISTEZA CAUSADA PELO DESEQUILÍBRIO ENTRE O AMOR A DEUS E O AMOR AO PRÓXIMO.
        
Segundo a cultura daquele povo, a riqueza significava um prêmio de Deus àqueles a quem Ele muito amava. Desse modo, aquele jovem rico estava certíssimo de que era um homem coreto e justo diante de Deus. Por isso, sua alegria foi grande ao ter a oportunidade de conhecer de perto o Messias, e só para confirmar que a sua vida caminhava rumo a salvação pela sua prática vital, ele faz uma pergunta a Jesus, esperando ouvir que ele estava no caminho certo, e que a glória eterna estava garantida.  Porém, a sua decepção foi tamanha, pela reação do Mestre, pois ele foi desequilibrado pelas suas respostas. Desse modo, ele esperava ouvir uma coisa, e ouviu outra bem diferente!
        
Primeiro, pela sua atitude de bajulação ao chamar Jesus de BOM MESTRE, o que foi  logo  é desarmado recebendo uma repreensão, " Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém.” Ele não esperava ouvir isso...
         
O elogio do tipo bajulação, nem sempre faz o efeito esperado.  Por incrível que pareça, por mais inesperado, quando elogiamos uma moça bonita, quando elogiamos demais uma pessoa pelas suas qualidades, em vez de sermos acolhidos como um bom sujeito, ao contrário, somos interpretados como UM GRANDE CHATO!  Se você tem o hábito de elogiar, pare e pense nessa verdade, que é confirmada do ponto de vista psicológico.  Você só está querendo fazer o bem.  Só está demonstrando o que você vê, o que você pensa da outra pessoa com todo carinho, sinceridade e afeição, mas acaba estragando tudo! Por que o ELOGIO PODE FAZER UM EFEITO CONTRÁRIO muito desagradável.  A moça bonita quer ser admirada, mas pelo rapaz a sua altura. Admirada, e não elogiada. E se recebe elogios de um velho, de um cara feio ou chato, a coisa se complica ainda mais, pois a sua reação é de EVITAR aquela pessoa dali para a frente.   
           "Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!" Disse Jesus. E, segundo a comparação que Ele faz, a salvação dos ricos seria impossível, visto que um camelo jamais passaria no fundo de um agulha. Porém, não fiquemos desanimados, nem tristes como ficou aquele jovem rico! Pois em seguida, Jesus nos deixa UMA ATENUANTE FAVORÁVEL, que nos deixa aliviados diante das suas  duras palavras.
        
Os discípulos ficam preocupados com a dura realidade imposta pelo Messias, e questionam: "Então, quem pode ser salvo?"  Jesus olhou para eles e disse: "Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível". UFA!  que alívio para os nossos irmãos ricos!
        
Porque pensando bem, ninguém mereceria a salvação.  Somos salvos pela graça e bondade divina, e não necessariamente pelos nossos méritos, os quais nunca chegam ao nível desejado por nós, e requisitados pelo Pai.
        
Além da bondade divina, resta-nos uma outra atenuante.  Estamos falando da intenção de pecar, ou não pecar. Por causa da nossa intenção  podemos estar pecando ou não. Exemplo. Muitos dos nossos pecados, tornam-se leves, pois devido a uma série de circunstâncias, (vício, pressão dos amigos, tentações constantes e muito fortes, carência afetiva, solidão, estado de pobreza extrema, etc.), acabamos por cometer atos contrários a vontade do Pai, não por total escolha da nossa parte. Desse modo, só nos resta contar com a divina misericórdia que nos perdoa, nos acolhe na conversão e nos conduz a vida eterna.
        
A palavra de Deus tem ficado de lado  porque o mundo tem nos oferecido palavras outras, as quais tem sido mais atraentes, por causa da contaminação, da lavagem cerebral que a mídia vem fazendo nas mentes principalmente dos jovens. Mas felizmente, há ainda outros que não obstante terem de conviver com as enganações do mundo chamado moderno, PREFEREM LER, OUVIR A PALAVRA DE VIDA ETERNA.  Amém.

Tenha um bom dia. José Salviano






Nenhum comentário:

Postar um comentário