.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

--Seja discreto quando der uma esmola-José Salviano

1 de Março de 2017
Cor: Roxo
Evangelho - Mt 6,1-6.16-18
-E o teu Pai, que vê o que está
escondido, te dará a recompensa.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
1'Ficai atentos
para não praticar a vossa justiça na frente dos homens,
só para serdes vistos por eles.
Caso contrário, não recebereis a recompensa
do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola,
não toques a trombeta diante de ti,
como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas,
para serem elogiados pelos homens.
Em verdade vos digo:
eles já receberam a sua recompensa.
3Ao contrário, quando deres esmola,
que a tua mão esquerda não saiba
o que faz a tua mão direita,
4de modo que, a tua esmola fique oculta.
E o teu Pai, que vê o que está oculto,
te dará a recompensa.
5Quando orardes,
não sejais como os hipócritas,
que gostam de rezar em pé,
nas sinagogas e nas esquinas das praças,
para serem vistos pelos homens.
Em verdade vos digo:
eles já receberam a sua recompensa.
6Ao contrário, quando tu orares,
entra no teu quarto, fecha a porta,
e reza ao teu Pai que está oculto.
E o teu Pai, que vê o que está escondido,
te dará a recompensa.
16Quando jejuardes,
não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas.
Eles desfiguram o rosto,
para que os homens vejam que estão jejuando.
Em verdade vos digo:
Eles já receberam a sua recompensa.
17Tu, porém, quando jejuares,
perfuma a cabeça e lava o rosto,
18para que os homens não vejam
que tu estás jejuando,
mas somente teu Pai, que está oculto.
E o teu Pai, que vê o que está escondido,
te dará a recompensa.
Palavra da Salvação.(CNBB)

Jesus nos recomenda a evitar a hipocrisia de fazer as coisas apenas para nos engrandecer diante dos homens e das mulheres. A esmola é uma CARIDADE, e como tal, deve ser feita com discrição. É bom lembrar que caridade não é somente dar esmola, mas sim, caridade é toda disponibilidade ao próximo e à próxima, o que deve ser praticado com toda sinceridade, sem nenhum interesse pessoal e principalmente político.
Quem pratica uma caridade e depois a publica, ou mesmo a faz visando ser bem visto pelos demais, não receberá recompensa alguma diante de Deus, pois já a recebeu diante dos homens.
Quando Jesus disse que a nossa luz deve brilhar diante dos homens, para que todos notem as nossas boas obras, Ele estava se referindo ao nosso testemunho, principalmente dentro do templo, e a nossa conduta correta na sociedade. Por outro lado, Jesus nos avisa que a caridade deve ser uma atitude discreta, que deve acontecer entre você, a pessoa beneficiada, e o Pai do Céu, Aquele que vê tudo, e por tanto lhe dará a recompensa.
Precisamos rezar em comunidade, pois quando todos estão reunidos em nome de Jesus, Deus estará no nosso meio. Mais também necessitamos rezar a sós, em um colóquio profundo entre nós e o Pai que vê tudo.
Dar o nosso testemunho diante da assembleia, é muito importante, porém, não podemos relaxar na oração individual, pois ela foi recomendada pelo próprio Jesus, que nos ensinou a entrar no nosso quarto, apagar a luz e rezar com muita devoção.  Também fechar os olhos é importante para evitar qualquer tipo de distração.
A distração na oração é uma coisa constante, e prejudicial, e acontece principalmente com os mais devotos. Pelo fato de rezar todos os dias, pelo hábito e pela grande prática, pode acontecer de fazer isso sem prestar a devida atenção. E assim, as nossas palavras não chegarão até o Pai.  Podemos estar rezando às vezes pensando nos afazeres, nas coisas que estão pendentes, ou mesmo pensando na novela, nos amigos, ou na pessoa amada. Assim, não vale. A quem estamos rezando afinal? Tomemos muito cuidado com a distração nas nossas orações, para que não aconteça como Jesus disse que aquela gente o louvava com os lábios.
O jejum é muito importante para a nossa espiritualidade, e foi aprovado pelo próprio Jesus. Porém, jejuar não é somente ficar sem o alimento do corpo por algumas horas. Aliás, o jejum hoje em dia, é uma prática que nem sempre podemos fazer, pois precisamos estar alimentados para enfrentar a correria dessa vida louca, e mesmo porque, os mais devotos são pessoas já de idade avançada, que não devem se abster das refeições diárias em horários regulamentados.
Há outra forma muito prática e interessante de se fazer jejum.  Que tal jejuar da fofoca? E de fazer um jejum das piadas picantes? De falar mal do próximo? De certos prazeres que aos poucos  vão embaçando ou afogando a nossa alma, ofuscando-a da luz divina?
Queridas irmãs, e irmãos.  Sejamos imitadores de Cristo. Pelo menos tentamos ser. Em nossa vida diária vamos copiar o seu modo de vida, e acolher as suas santas palavras não só na nossa memória, mas também e principalmente no nosso viver!
Não façamos as coisas com o único objetivo de sermos bem vistos pelas pessoas. Mas sim, pratiquemos as nossas boas obras aos olhos de Deus. E quanto ao pecado, nunca nos esqueçamos que Deus vê tudo. Absolutamente tudo. Até os nossos menores pensamentos.


Tenha um bom dia. José Salviano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário