.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

-O fermento dos fariseus-José Salviano

14 de Fevereiro de 2017
S. Cirilo, monge, e S. Metódio B. memória
Cor: Branco
Evangelho - Mc 8,14-21

Naquele tempo:
14Os discípulos tinham se esquecido de levar pães.
Tinham consigo na barca apenas um pão.
15Então Jesus os advertiu:
'Prestai atenção e tomai cuidado
com o fermento dos fariseus
e com o fermento de Herodes.'
16Os discípulos diziam entre si:
'É porque não temos pão.'
17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes:
'Por que discutis sobre a falta de pão?
Ainda não entendeis e nem compreendeis?
Vós tendes o coração endurecido?
18Tendo olhos, vós não vedes,
e tendo ouvidos, não ouvis?
Não vos lembrais
19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas?
Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?'
Eles responderam: 'Doze.'
20Jesus perguntou:
E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas,
quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?
Eles responderam: 'Sete.'
21Jesus disse:
'E vós ainda não compreendeis?'
Palavra da Salvação.(CNBB)


Muitas pessoas confiam mais em suas próprias forças do que no poder na proteção de Deus. E é exatamente aí que acabam dando com os burros n’água, que acabam se dando muito mal.  Uns confiam no poder do dinheiro, outros confiam no poder da sua força física, no domínio das artes marciais, e outros depositam toda a sua proteção e confiança no poder das armas.

A grande maioria dos judeus eram mais ou menos assim. Confiavam muito mais nos seus recursos próprios do que na proteção de Deus Pai.

Eles exploravam a todos quanto podiam, principalmente os fracos. E exalavam uma ESCALA DE VALORES distorcida de tudo aquilo que Moisés havia lhes ensinado.

Cada pessoa possui a sua ESCALA DE VALORES pessoal. Ao contrário dos animais que seguem apenas os seus instintos, o ser humano segue os seus critérios, que podem ser válidos ou inválidos para uma boa convivência. Podem ser bons ou maus para os demais.
O problema chave da existência humana, é o fato de alguns projetar a sua escala de valores nas mentes dos outros. Principalmente se essa escala está invertida, totalmente contrária aos valores do Evangelho.

Foi por isso que Jesus chamou de fermento, a má influência dos judeus, ou seja, a mania deles obrigarem os demais, principalmente os fracos, a seguirem os seus valores distorcidos, os seus preceitos que os doutores da Lei acrescentaram a Lei de Moisés.
           
As pessoas que vivem puramente pela satisfação dos seus instintos podem nos influenciar, destruindo a nossa espiritualidade, nossa escala de valores implantada na nossa mente pelos nossos pais, e até destruir a nossa fé. É o caso daquela garota que foi criada na fé, e sempre freqüente na Igreja pois os pais a levavam, e davam o exemplo de verdadeiros cristão durante 24 horas. Aconteceu que aquela linda garota se apaixonou por um certo "carinha" que não acreditara em nada disso, e não seguia nada do que ela e seus pais seguiam.  Não deu outra. Um mês depois, ela já não ia mais aos compromissos da paróquia, nem mesmo a missa dominical, para o desgosto de seus pais.  Ela caiu nas garras de um jovem sem Deus e possuidor de outra escala de valores.
            
Quando Jesus aconselhou os discípulos para tomar cuidado com o fermento dos judeus, era para que eles não fossem influenciados pela escala de valores distorcida que os fariseus seguiam.
            
O Evangelho de hoje nos fala para que tomemos muito cuidado com o fermento de certas pessoas.  Esse fermento é a influência da escala de valores adotada por elas e que pode destruir a nossa fé.
            
Para nós adultos que já temos a nossa ideia formada, a nossa fé inabalável, não é tão perigoso. Mais para os jovens que são "Maria vai com as outras", ou seja, que são muito dependentes da moda, da opinião dos outros jovens, esses são presas fáceis de tais predadores de escalas de valores  não aquela escala seguida pelos animais, mais a escala de valores segundo o Evangelho.  Aqueles que vivem segundo os ditames dos instintos, não querem ficar sozinhos. Procuram arrebanhar  outros, e para isso lhes mostram uma nova maneira de viver, que não aquela  seguida por eles desde a sua infância.  Uma nova maneira de viver sem limites, e sem Deus e que fatalmente os conduzirá a infelicidade.


Tenha um bom dia. José Salviano.




1


Nenhum comentário:

Postar um comentário