.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

AS TENTAÇÕES DE JESUS NO DESERTO – Maria de Lourdes Cury Macedo

Oi, Sal,

Depois de umas férias forçadas estou enviando um comentário para domingo.  


Quero agradecer todos os irmãos e irmãs que rezaram por mim, para que eu me restabelecesse logo. Sei que as orações foram importantes para hoje eu possa servir o Senhor novamente.


Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes

======================================



AS TENTAÇÕES  DE  JESUS  NO  DESERTO – Maria de Lourdes Cury Macedo

Domingo, 14 de fevereiro de 2015.
Evangelho de São Lucas 4, 1-13

Com o rito das cinzas que significa dor, morte, penitência, nós cristãos iniciamos o tempo sagrado da Quaresma. A palavra Quaresma vem de Quarenta: 40 dias, 40 noites, 40 anos. O número 40 aparece várias vezes na Sagrada Escritura para indicar períodos especiais que vão acontecer e que precisam ser bem preparados, ou a preparação para alguma nova missão.
Quaresma é tempo de aproximar-se do irmão e de viver a experiência, da intimidade com Deus. Quaresma é tempo de olharmos para dentro de nós e analisarmos como estamos vivendo. Se estamos seguindo os ensinamentos de Jesus ou se estamos voltados somente para as coisas do mundo. É tempo de preparar e mudar o nosso interior, nosso coração, rever nossa vida e mudar o que está errado. Por isso a igreja chama os cristãos para deixar o erro, o vício, o pecado, as imperfeições e procurar viver uma vida honesta, correta, de acordo com os valores do Evangelho que são: perdão, amor, paciência, misericórdia, justiça, pureza, oração...
No A.T. o profeta Joel convocava o povo de Israel em assembleia e o exortava à conversão dizendo: "Rasgai os vossos corações, não as vossas vestes, voltai ao Senhor vosso Deus, porque Ele é bom e compassivo" (Joel 2,12-18)
A Quaresma é esse tempo de rasgar o nosso coração e voltar ao Senhor. Abrir o nosso coração para Deus fazer morada nele. Tempo de retomar o caminho de se abrir à graça do Senhor, que nos ama e nos socorre.
Enfim, a quaresma nos chama à conversão. É o apelo da 4ª feira de cinzas: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Mc 1,14-15 ou “Lembra-te que és pó e em pó tu hás de tornar”.
O período da quaresma representa os quarenta dias que Jesus passou no deserto preparando-se para assumir sua missão de instalar no mundo o Reino do Pai. Jesus, assim como os israelitas, sentiu fome e foi tentado pelo inimigo.
Jesus jejuou, rezou muito, se aproximou do Pai, se fortaleceu, venceu as tentações de satanás, recorrendo à força da Palavra de Deus. Não se desviou da sua missão, escolheu o Reino que valoriza o serviço, a partilha, a justiça, enfim o cumprimento da vontade de Deus-Pai..... Devemos seguir o exemplo de Jesus.
Meus irmãos, Quem é o diabo, que até Jesus ele tentou?
O diabo é sedutor, se mostra bonito, verdadeiro. Ele vem disfarçado como quem não quer nada. Ele é um mestre para enganar e seduzir a todos. Nunca ele vai se mostrar feio. Ele é feio porque tudo o que faz é contrário ao que Deus é e ensina. Ele sabe enganar, é esperto, sabe convencer. Ele é o pai da mentira. Ele ataca as nossas fraquezas, quando estamos passando por algum tipo de problemas, quando estamos fragilizados. Ele coloca pedrinhas em nossos sapatos. Faz tudo para nos atrapalhar e desistir do que é bom. Ele conhece até as sagradas Escrituras e usou a palavra de Deus para tentar, iludir e seduzir Jesus.
Como vimos no Evangelho, depois do batismo de Jesus, Ele pleno do Espírito Santo foi para o deserto se preparar para a assumir a sua missão. Jesus no deserto sozinho, no silêncio, na aridez, no calor escaldante de dia e frio à noite, satanás aproveitou a fragilidade física de Jesus como a fome, a sede, a solidão para tentar Jesus a desistir de sua missão, a abrir mão da salvação do povo, pelos bens matérias. Mas espiritualmente Jesus estava forte por isso a sua resposta foi imediata, Jesus responde com a Palavra de Deus (Dt 8,3): "Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus"!
O demônio oferece os reinos do mundo para Jesus, é ambição, o poder e a riqueza, colocados diante do Messias. É a tentação de trocar Deus pelas riquezas e glórias do mundo, tornando-se escravo delas. Jesus havia feito a opção pelo serviço a Deus e somente a Ele prestaria satisfação e obediência. Novamente Jesus responde com a Palavra de Deus: "Adorarás ao Senhor Teu Deus e somente a Ele prestarás culto"! Jesus recusa ser o messias do poder, (Dt 6,13).
O diabo ataca usando agora a Palavra de Deus, um texto do salmo 90,11-12 em que Deus promete sua proteção aos justos, quando se encontram em dificuldades para cumprir o dever. 

Neste tempo de quaresma devemos seguir o exemplo de Jesus, fazer a experiência do deserto, Somos convidados a fazer, como Jesus, a experiência da proximidade de Deus na nossa vida, a vencer as tentações do mundo como: a sensualidade, a abundância, o ter, a vaidade, o orgulho, o egoísmo, o prestígio, o prazer, a riqueza, o lucro e as vantagens pessoais, usando das práticas quaresmais que são: o jejum, a oração, escuta da Palavra e a esmola que é a caridade.

Maria de Lourdes

4 comentários:

  1. Maria de Lourdes; que alegria quando vi sua reflexão para o dia 14-02-2016. durante estes dias do seu afastamento por problemas de saúde, sempre eu estava em oração invocando a DEUS, para o seu retorno. DEUS ESTÁ sempre presente ao nosso lado. Deus te abençoa e te dê muita saúde e sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Maria de Lourdes; que alegria quando vi sua reflexão para o dia 14-02-2016. durante estes dias do seu afastamento por problemas de saúde, sempre eu estava em oração invocando a DEUS, para o seu retorno. DEUS ESTÁ sempre presente ao nosso lado. Deus te abençoa e te dê muita saúde e sabedoria.

    ResponderExcluir
  3. Maria de Lourdes; que alegria quando vi sua reflexão para o dia 14-02-2016. durante estes dias do seu afastamento por problemas de saúde, sempre eu estava em oração invocando a DEUS, para o seu retorno. DEUS ESTÁ sempre presente ao nosso lado. Deus te abençoa e te dê muita saúde e sabedoria.

    ResponderExcluir
  4. Maria de Lourdes; que alegria quando vi sua reflexão para o dia 14-02-2016. durante estes dias do seu afastamento por problemas de saúde, sempre eu estava em oração invocando a DEUS, para o seu retorno. DEUS ESTÁ sempre presente ao nosso lado. Deus te abençoa e te dê muita saúde e sabedoria.

    ResponderExcluir