.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

QUEM SE ELEVA, SERÁ HUMILHADO - José Salviano

22º DOMINGO TEMPO COMUM

1º de Setembro

QUEM SE ELEVA, SERÁ HUMILHADO
E QUEM SE HUMILHA, SERÁ EXALTADO.

            Na nossa sociedade a palavra humildade é sinônimo de pobreza, incompetência, analfabetismo, burrice, entre outras coisas  que impedem as pessoas ou alguém de conviver com a classe média, e a classe alta.  Jesus disse que era mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do  um rico entrar no Reino dos  Céus, exatamente porque o poder econômico transforma a personalidade do homem e da mulher, dando-lhes uma sensação de super-homens, de poder tudo, de poder comprar tudo, principalmente o poder de comprar as pessoas,  de se acharem no direito de usarem as pessoas, para o seu bel-prazer, etc.
            Nada pessoal contra os ricos. Eles são filhos do Deus altíssimo e, portanto, são nossos irmãos. O que estamos, refletindo aqui é sobre a transformação gerada pelo dinheiro na escala de valores do ser humano, o qual passa a valorizar a vida e as pessoas de modo totalmente econômico. Para ele, o pobre tem culpa da sua miséria, a qual é causada pela preguiça e pela burrice. O poderoso não enxerga, ou não quer ver, a discriminação,  a má distribuição da renda, nem as injustiças salariais e todas as demais injustiças sofridas pelos oprimidos, que por isso são excluídos da sociedade economicamente falando, e do convívio das altas rodas sociais.
            Jesus nos ensina neste Evangelho, a sermos humildes. A não nos apresentar como se fôssemos os tais, os melhores, os mais sábios, os mas ricos e buscar logo que chegamos a uma cerimônia ou evento, o primeiro lugar, para que todos vejam  a nossa pessoa, e nos valorizem, nos respeitem, nos rendam homenagens, cumprimentos,  elogios, e tudo mais que os líderes apreciam para saciar sua ânsia de  serem importantes e sua  fome de afeto e de poder.
            Pelo contrário, Jesus nos ensina a sermos modestos, a chegar sem fazer barulho, e escolher um dos últimos lugares.  Se por acaso o dono da festa nos convidar para sentar num lugar de destaque, é porque realmente reconheceu o nosso devido valor.  Neste caso, aceitemos o convite sem falsa modéstia.
            A mulher, e o homem humilde, reconhece que na verdade não somos nada. Somos formados por um esqueleto com vários órgãos vitais recoberto por um fina camada de pele,  no qual habita uma alma, a qual os cientistas se intrigam por ela não ter um lugar determinado, nem de ser algo palpável, pois eles só acreditam em reações químicas de corpos visíveis.  Portanto, para os nossos irmãos niilistas, ou incrédulos, é impossível a existência da alma.
            Desta forma, nós somos formados de corpo e alma. A alma  é a parte  imaterial,   invisível, não possuindo, portanto uma forma, nem um lugar determinado no nosso corpo  onde se alojar. Por isso ela faz parte do mistério de Deus,  e é também por isso que somos semelhantes a Deus. A alma é o nosso meio de contato, de comunicação com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo. Enquanto que o corpo é a parte  material, portanto perecível e visível.
            Assim como a água  é composta de duas partes:   ( h2 O ), hidrogênio e oxigênio, nós somos compostos de corpo e alma.  A vida terrena  é   limitada, isto é, termina um dia. A gente  nasce, cresce, e um dia morre. Todos morreremos: feios ,bonitos, ricos e pobres. A nossa vida é, portanto, composta de duas partes: uma pequena, limitada, que é a nossa estada na Terra, e a outra parte que é infinita, eterna, e que pode ser: no inferno, ou no céu.  Você escolhe para onde quer ir, com a vida que você leva...
            Durante a nossa permanência nesta vida, deveremos estar nos preparando para a segunda parte da nossa existência que é a PARTE  ETERNA.  Mas infelizmente, o comércio nos ensina a nos preocupar somente com o nosso corpo, e com a nossa VIDA TERRENA.  Assim, vivemos excessivamente preocupados  com o corpo. Com sua estética, sua saúde, sua beleza, como se fôssemos  viver para sempre aqui. Uns até cultuam o seu corpo, através da modelagem, preparam o corpo para exibição pública, o que lhes rende até dinheiro. Um exemplo disso são os artistas de cinema que vivem para o corpo e pelo corpo, nada fora do corpo, tudo para o corpo. Somos por demais preocupados com as aparências externas do nosso corpo. As mocinhas se preocupam em passar cremes no rosto para ficarem mais belas, e às vezes se esquecem da boa alimentação, do exercício físico, dos bons pensamentos, e o pior, se esquecem da alma, se esquecem de manter a alma pura, que na verdade é o que lhes vai dar a beleza do seu rosto. Por que quem é bonito(a) por dentro, quem tem a alma bonita, é também bonito(a) por fora, pois a beleza interna extrapola, explode para o seu exterior. Por isso, a beleza da alma de uma pessoa é mais importante do que a beleza do corpo propriamente dito.
            Assim seguindo os estímulos e encantos externos e internos desta vida de ilusões,  nos esquecemos que essa   vida é passageira como o verão. Ela um dia se acaba. Na verdade, nós vivemos como que se estivéssemos acampados no nosso próprio corpo, e um dia temos de sair da tenda. A nossa alma que habita o nosso corpo, um dia sairá dele e irá para a mansão dos mortos a espera do juízo final, para em seguida seguir para o inferno ou para a Vida eterna, após o reencontro dos dois pela ressurreição dos mortos como o prometeu Jesus Cristo Nosso Senhor.
            O cristão é humilde, por estar consciente da sua fragilidade e da sua insignificância diante de Deus. Por saber que sem Deus nada poderemos fazer. O cristão humilde é aquele que entrega a sua vida nas mãos de Deus, que não confia no poder do dinheiro, nem vive buscando aplausos, se sentando nos primeiros lugares nos banquetes da vida. O cristão tem os pés na Terra e a mente voltada para Céu.  Cristo foi o mais humilde dos homens. Manso e humilde de coração, como Ele mesmo o disse.  O cristão é aquele que imita a Cristo. Ou pelo menos tenta com muita boa vontade.
Agora vai e faça o mesmo.
Prezado leitor. Tenha um bom e santo domingo. Por favor reze por mim. Para que Deus me conceda a graça de continuar por mais um bom tempo este maravilhoso trabalho de evangelizar pela internet. Muito obrigado!
José Salviano.

  

5 comentários:

  1. Que Deus contiue a te iluminar e nos evangelizar.
    Que Deus lhe abençoe e lhe dê muita saúde.

    ResponderExcluir
  2. Rezo por ti. obrigada pelos belos e sábios comentários me ajudam muito.

    ResponderExcluir
  3. que Jesus te ilumine e Nossa Senhora te cubra com muitas graças

    ResponderExcluir
  4. MATILDE BENTO VICENTE31 de agosto de 2013 às 12:24

    OBRIGADA AJUDOU-ME MUITO NA PREPARAÇÃO DA MINHA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA, DEUS O ABENÇOE HOJE E SEMPRE.

    ResponderExcluir
  5. Deus te abencoem e te der muita forca,coragem e sabedoria para levar o evagelho ate os leitores.

    ResponderExcluir