Sábado, 31 de agosto de 2013
São Raimundo Nonato
Santos do Dia: Aidano de Lindisfarne ( bispo), Amado de Nusco (monge, bispo), Aristides de Atenas (filósofo), Baboleno de Bóbio (abade), Cesídio de Trasacco e Companheiros (mártires), Ciríaca de Roma (viúva), Dominguito del Val (coroinha, martir), Formério de Bañares ( anacoreta, mártir), Isabem da França (fundadora do mosteiro), Optato de Auxerre ( bispo), Paulino de Treves (bispo), Raimundo Nonato (mercedário, cardeal), Robustiano e Marcos (mártires), Teódoto e Rufina (mártires).
Primeira leitura: 1 Tessalonicenses 4,9-11Aprendestes de Deus mesmo a ama-vos uns aos outros.
Salmo responsorial: 97,1.7-8.9O Senhor julgará as nações com justiça.
Evangelho: Mateus 25,14-30 Como foste fiel na administração de tão pouco, vem participar da minha alegria!
Salmo responsorial: 97,1.7-8.9O Senhor julgará as nações com justiça.
Evangelho: Mateus 25,14-30 Como foste fiel na administração de tão pouco, vem participar da minha alegria!
A parábola de hoje fala dos dons que gratuitamente recebemos: somos responsáveis por eles. Os dons não podem ficar ociosos; é preciso multiplicá-los. Aqui também nos encontramos com dois servidores prudentes e hábeis e um servidor preguiçoso e temeroso. Os primeiros multiplicam o dinheiro, enquanto o último, por medo de perdê-lo, o enterra.
A parábola é um convite para à descoberta de nossa identidade: do que somos capazes, quais são nossas virtudes e qualidades, considerando sempre que são um presente de Deus e que precisa ser multiplicado e partilhado. Como filhos de um mesmo Deus, temos dons e talentos que não passam somente pela inteligência, mas pela consciência das responsabilidades missionárias que isto implica.
É preciso evitar que a comodidade, a rotina, a preguiça, a indiferença e o medo destruam as bases éticas e cristãs de nossas famílias e de nossas comunidades. Quem ama a Deus ama a si mesmo e valoriza seus dons e talentos. Quem ama a Deus compromete-se com sua comunidade, serve a seus irmãos, oferece-lhes apoio para ativar seus próprios dons, aumentando, dessa maneira, o número de servidores para a grande missão que Deus nos encomendou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário