.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Martírio de S. João Batista-Claretianos

Quinta-feira, 29 de agosto de 2013



Santos do Dia: Adelfo de Metz (bispo), Basília de Esmirna (virgem e mártir), Cândida de Roma (virgem, mártir), Eutímio e seu filho Crescêncio (mártires), Hipácio (bispo) e André (mártires), Mederico de Autun (abade), Nicéias e Paulo (mártires), Osório Gutiérrez (fundador do mosteiro de Lorenzana), Sabina de Roma (mártir), Sabina de Troyes (virgem), Sebas, rei da Inglaterra (abdicou da coroa e vestiu o hábito de monge), Veleico de Kaiserswerth (abade), Verona (virgem), Vital, Sator e Repósito (mártires).
Primeira leitura: Jeremias 1;17-19.
Comunicai-lhes tudo que eu te mandar dizer; não tenhas medo em sua presença.
Salmo responsorial70, 1-6.15.17.
Minha boca anunciará vossa justiça.
Evangelho
Marcos 6, 17-29.
“Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”.
Hoje a Igreja celebra o martírio de João Batista. O relato conta que João estava no cárcere porque suas denúncias pesavam na consciência de Herodíades. Porém, o cárcere se tornou insuficiente. A festa que celebrava o aniversario do rei foi a ocasião para tirar a vida do profeta. O martírio de João Batista antecipa a morte de Jesus e de todos os que assumem a causa do Reino.
O martírio também mostra a crueldade a que são capazes de chegar os poderosos quando se vêem ameaçados nos seus interesses. Herodíades simboliza o poder que, antes de reconhecer seus erros, prefere eliminar seus acusadores. Herodes representa os poderes que, sem juízo nem escrúpulo, condenam e assassinam arbitrariamente seus opositores.
Com João Batista, lembramos os mártires que deram e continuam dando a vida por um mundo onde a vida seja respeitada e protegida pelos governantes de plantão. É o momento de lutar contra a impunidade daqueles que assassinam os mártires. É tempo de orar para que o sangue derramado seja semente de justiça, liberdade e paz para nosso mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário