Sexta-feira, 16 de agosto de 2013
Santo Estevão da Hungria
Outros Santos do Dia: Bento José Labre (peregrino
mendicante), Bernadete Soubirous (vidente de Lourdes,
virgem), Caio e Cremêncio (mártires de Zaragoza), Calisto, Carísio e
Companheiros (mártires de Corinto), Contardo de
Este (peregrino), Drogo de Sebourg (eremita), Engrácia
de Zaragoza (virgem, mártir), Frutuoso de Braga (bispo,
abade), Lamberto de Zaragoza (mártir), Magno
de Orkney (mártir), Optato, Lupércio, Sucesso, Marcial, Urbano,
Júlio, Quintiliano, Públio, Fronto, Félix,
Cecílio, Evêncio, Primitivo, Apodêmio e Saturnino (mártires
de Zaragoza), Paterno de Abranches (bispo), Turíbio de Astorga (bispo), Turíbio
de Mans (bispo), Turíbio de Palência (abade).
Primeira leitura: Josué 24,1-13
Tirei vossos pais dos confins da Mesopotâmia, depois vos diz sair do Egito e vos dei uma terra.
Salmo responsorial: Salmo 135,1-3.16-18.21-22.24
Eterna é a sua misericórdia.
Evangelho: Mateus 19, 3-12
Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas foi assim desde o início.
Tirei vossos pais dos confins da Mesopotâmia, depois vos diz sair do Egito e vos dei uma terra.
Salmo responsorial: Salmo 135,1-3.16-18.21-22.24
Eterna é a sua misericórdia.
Evangelho: Mateus 19, 3-12
Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas foi assim desde o início.
A lei judaica permitia ao homem repudiar sua mulher, se encontrasse
nela “algo vergonhoso” (Dr 24,1). Nos tempos de Jesus existia uma forte
controvérsia entre escolas: a rabínica de Hillel, interpretava que o homem
podia repudiar a mulher por coisas triviais; a escola
de Gamaliel considerava que somente por infidelidade a mulher poderia
ser despedida.
Os fariseus querem saber a opinião de Jesus, que, passando por alto o
Gênesis, proclama o principio criador e igualitário entre o homem e a mulher.
Deus quer que o homem e a mulher vivam unidos e se respeitem mutuamente. O
texto de hoje é reflexo de uma legislação e uma prática machistas. Jesus toma
partido pela unidade e também pela mulher, excluída na tomada de qualquer
decisão. Somente o homem tinha o direito a repudiar.
A luta não é entre o homem e a mulher. O chamado de Jesus é à unidade
criadora e igualitária no compromisso de construir, como casal, um projeto de
vida respeitoso e duradouro. Contudo, são muitas as práticas machistas que
discriminam a mulher na família, nas igrejas e na vida social
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