.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

“E A FAMA DE JESUS SE ESPALHAVA EM TODOS OS LUGARES DA REDONDEZA! – Olívia Coutinho

 
Dia 03 De Setembro De 2013
 
Evangelho de Lc 4,31-37
 
Estamos no mês de setembro, o mês das flores, um tempo bonito, que nos mostra com mais intensidade a arte do Criador no  desenho de cada flor e nos  convida a contemplar o mistério do seu amor, que também se revela no refazer da natureza, quando  tudo concorre para que a vida se refaça depois das durezas de um impiedoso inverno.  
Assim como a natureza nos convida a contemplar as suas maravilhas, a igreja nos convida a abrirmos as páginas do livro sagrado, para nos inteirar das maravilhas do amor de Deus, revelado à luz do Espírito Santo, pela boca dos profetas e pelos ensinamentos de Jesus!
É a partir da vivência da palavra de Deus, que vamos  nos fazendo discípulos, missionários! E para tornarmos discípulos, verdadeiramente comprometidos com  a causa do Reino de Deus, precisamos, conhecer melhor Jesus, entrar na sua intimidade, mergulhar no mistério do amor do Pai, revelado a humanidade  nas páginas deste Livro sagrado!
O evangelho que a liturgia de hoje coloca diante de nós, vem nos falar de um Deus comprometido a vida em toda a  sua dimensão,  um Deus libertador que se revelou na pessoa de Jesus!
O texto nos diz, que num dia  de sábado, Jesus estava numa sinagoga em Cafarnaum, cidade da Galileia, ensinando os discípulos.  O povo percebe o jeito diferente de Jesus ensinar e se encanta com tudo que Ele diz. Ao contrário dos líderes religiosos daquela época, que falavam sem conhecimento, somente aquilo que ouviam dos outros, Jesus falava com autoridade, ou seja,  falava do que conhecia, o que ouvia do Pai!
Jesus ensinava com autoridade porque vivia o que ensinava, as suas palavras, ao mesmo tempo  que ensinava, também libertava, por isto, os seus ensinamentos eram vistos pelo povo como  um ensinamento novo! Diferente dos  doutores  da  Lei, que além de não viver o que falavam  oprimia o povo. O que infelizmente, ainda hoje acontece em muitas de  nossas  pastorais, feitas de teorias, sem uma caminhada  comprometida a causa do Cristo libertador.
O relato nos diz ainda, que na sinagoga havia um homem possuído por um espírito mal, cuja presença de Jesus o atormentava: “Que queres de nós Jesus Nazareno? Viestes para nos destruir? Eu sei quem tu és o santo de Deus!” E Jesus, fonte de libertação, o intimou: “Cala-te e sai dele!”.  A partir daquele momento, aquele homem se vê completamente libertado da escravidão que o impedia de ser ele mesmo.
Nesta sua ação libertadora, Jesus desmascara a mentalidade dos dirigentes religiosos, com um olhar, que vai   além dos limites impostos por eles! Ao contrário deles, Jesus enxerga o homem e não o mal que está nele, o mal, Jesus retira, e o homem, Ele trás de volta à vida!
Aquele  homem  possuído  pelo  espírito  mau,  representa   todas  as  pessoas  que
estão na escuridão, que são impedidas de falar, de agir como sujeitos da sua própria vida e da sua história, àqueles, cuja vida está sobre o controle de quem os domina.
Podemos dizer que este  evangelho, é um convite  a conhecermos  a verdade que liberta, na vivencia da palavra de Deus!  Só assim, podemos também  falar com autoridade, nos tornando fonte de libertação para o outro.
Jesus não quer que nenhum de nós, seja escravizado pelas forças do inimigo, por isto  Ele nos ensina na prática, como  cortar pela raiz, o mal originado da própria natureza humana: o pecado.
 Não  podemos negar a existência e  a força do mal,  o mal existe e está sempre a nos rondar, mas ele só ganhará força em nós, se nos  distanciamos de Deus! O mal, não sobrepõe o bem, por isto, é importante estarmos sempre embebidos no amor do Pai, na força do Filho e na luz do Espírito, assim, estaremos sempre protegidos contra o mal.
 Saber que Jesus é o Filho de Deus, todos sabem, até o inimigo, o que faz a diferença mesmo, é saber quem é Ele!
Conhecer Jesus, saber quais são suas propostas, é  o primeiro passo de quem quer  fazer a melhor escolha para sua vida!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia  

4 comentários:

  1. Milton/Salvador-ba.
    Gosto muitissímo das homilias proferidas por Olívia Coutinho, Helena Serpa e outros tantos que postam essas maravilhas na internet. Parabenizo todos vocês que contribuem com o projeto de Jesus, ajudando o pessoal a entender melhor os ensinamentos de DEUS.
    Que DEUS os abençoe sempre. Continuem com esse serviço de evangelização que faz muito bem para todo católico.

    ResponderExcluir
  2. gosto muito das homilias explicadas pela OLIVIA cOUTINHO. com ela temos facilidade de maior entendimento pois fala a nossa lingua, e nos ajuda n na evangelizaçao de outros . QUE DEUs OS Abençoe muitissimo dando lhes muito dicernimento.

    ResponderExcluir
  3. lbm/PI - disse
    agradecemos a Deus por toda a equipe que tem nos enriquecidos com estas maravilhosas reflexões, em especial Olívia Coutinho, parabéns! que continuem contribuindo para que o projeto de Jesus se realize no nosso meio.

    ResponderExcluir
  4. lbm/PI - disse
    agradecemos a Deus por toda a equipe que tem nos enriquecidos com estas maravilhosas reflexões, em especial Olívia Coutinho, parabéns! que continuem contribuindo para que o projeto de Jesus se realize no nosso meio.

    ResponderExcluir