.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

“Por causa de Jesus assumiu a cruz!” - Claudinei M. Oliveira.



Quarta - feira, 26  Dezembro  de 2012.
Evangelho: Mt 10,17-22

            O evangelista Mateus adverte sua comunidade para o cuidado com o anúncio da palavra de Deus, pois aqueles que predispuserem levar avante a libertação do homem das mazelas sociais provocados pelos cobiçosos políticos serão atormentados pelos donos do poder e sofrerão  conseqüências iguais a do Filho do Homem.  Entretanto, feito com fé e vontade, o Pai do céu não abandonará em nenhum instante da sua agonia.
            De certo modo levar nas práticas diárias o bom discernimento que almeja uma sociedade feliz e solidária, com certeza, vai contra princípios de muita gente importante. Uma sociedade justa requer a igualdade dos cidadãos e, igualdade significar todos estarem no mesmo nível social e econômico. Como a sociedade é feita por homens, às vezes, interesseiros e ávidos, como ave de rapina, alguns vão manter a hegemonia e o poder sobre o outro. Assim, criará uma dicotomia social. Para que isso não ocorra, faz-se necessário uma pedagogia libertadora, na qual esclarece  aos maltratados que suas vidas estão sendo subtraídas por algumas pessoas nada solidárias.  Desse modo, usando esta pedagogia libertadora, muitos interesses serão vistos e retratados.
            Acontece que Jesus por esclarecer os  povos da opressão sofrida foi pressionado, chicoteado e morto. Entretanto, mesmo sabendo da perseguição levou seu projeto a todos. Assim, o evangelista João afirma: “Tenham cuidado, pois vocês serão presos, e levados ao tribunal, e serão chicoteados nas sinagogas. Por serem meus seguidores (seguidores de Jesus),  vocês serão levados aos governadores e reis para serem julgados e falarão a eles e aos não-judeus sobre o evangelho. Quando levarem vocês para serem julgados, não fiquem preocupados com o que deverão dizer ou como irão falar.  João mostrou para sua comunidade que Deus não abandonará quando estiver a serviço do Reino e nem precisaria  preocupar-se diante do tribunal.
            O medo pode provocar o desânimo em anunciar sua palavra. Temos exemplos de muitos missionários no Brasil que foram mortos por levar a mensagem de libertação. Tiveram a coragem de anunciar a verdade e denunciar todas as formas de injustiças. Ao matar um missionário, pensaram os poderosos que calariam a voz do denunciador, mas na verdade seu sangue penetrou no chão e fez brotar ramos que espalhassem por todos os cantos do mundo sufocando as injustiças.  Contudo, quem ficar firme na fé até o fim corajosamente será salvo, porque enveredou suas palavras de vida. Nesta certeza da salvação, os missionários brasileiros tombados pela palavra da libertação ganharam a vida eterna.
            Ao assumir a cruz de Cristo o cristão é marcado pela vontade de criar uma sociedade justa e fraterna, onde os filhos de Deus poderão viver dignamente sua vida, sem a discórdia e o ódio, mas alegres por repartir os dons de Deus e os seus bens.
            Portanto, seguir os passos de Cristo é assumir a cruz na totalidade e ter a coragem de enfrentar as adversidades da vida e principalmente a fúria dos donos do poder. Não desanime, pois o espírito santo estará ao seu lado para ajudar naquilo que for necessário. Nosso Deus quer nossa disposição e nosso comprometimento verdadeiro. Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário