.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

“O ‘Sim’ de Maria” - Claudinei M. Oliveira.




Quinta - feira, 20  Dezembro  de 2012.
Evangelho: Lc 1,26-38

“Um ramo brotará da raiz de Jessé; a glória do Senhor encherá a terra inteira, e toda criatura verá a salvação de Deus”  (Is 11,1; 40,5; Lc 3,6).
No Santo Evangelho de Hoje sentimos a  promessa de Deus se realizando com o povo de Israel quando escolheu uma jovem pobre de Nazaré para ser MÃE do filho do Salvador. Nosso Pai não aceitou que o Messias fosse filho adotivo do Rei Davi como esperava o povo antigo, Ele mesmo, enviou o anjo Gabriel para saudar Maria com a mensagem que daria a Luz a um menino, e este, por sua vez, carregava a marca doEspírito Santo santificador, ou seja, nasceria Santo, com a missão de libertar o povo massacrado e infeliz de Israel.
            Assim o Senhor manifestou na história da humanidade. Nasceu no meio do povo para justificar a presença do mistério do amor de Deus com os homens. Assim, estar no mundo é vivenciar as mazelas da dominação do homem sobre o homem para render-lhes privilégios, significa, também,  demonstra  o objetivo exemplificado nas ações de Jesus afim de criar uma nova sociedade livre da escravidão. Desse modo, ao manifestar Humano na história Deus revelou para o homem que nada é  impossível para quem tem apreço pelo outro.
            Para completar o mistério vivido Maria acolhe com ênfase a vontade de Deus. O anjo revela a magnificência do maior plano divino: gerar o Filho de Deus.  Com estas palavras ditas pelo anjo: “alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”, Maria ficou confusa e perturbada. Não era para menos, ninguém poderia imaginar que naquela situação de miséria e sofrimento, o Senhor escolheria uma cidadã para ser a mãe  do Filho do Espírito Santo.  O anjo não era fantasia e nem fruto da imaginação de uma pessoa comprometida a casamento, entretanto, ser mãe sem conhecer o esposo era condenação na certa. Porém o mistério se completa com o Sim de Maria: eis aqui a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra,  e com apoio de seu futuro esposo em todas as circunstâncias.
            Nada para Deus é impossível! A sua graça e mistério se revela para a humanidade como cumprimento da aliança. Como aconteceu com Isabel que, esperava a seis meses de gravidez aquele  que anunciaria a chegada do Messias, era estéril.  A esterilidade de Isabel mostra o quanto a vontade de Deus é maior do que a vontade do homem. Ele pode realizar obras e projetos com perfeição com intuito da sua benção. Contudo, nada é impossível nas mãos do mestre oleiro que dá formas para suas obras e como criatura imperfeita cabe o desejo de viver a justiça solidária em sociedade na espera do grande dia do julgamento.
            Portanto, tenha-se fé e disponibilidade como Maria fez. Ela acreditou que poderia gerar a graça de Deus para firmar o homem desesperado numa vida de esperança e felicidade. Isto aconteceu porque Maria aceitou com seu Sim ser instrumento vivificador, maturando para os cristãos a possibilidade da fé e da libertação. Seguimos os passos da maior Mãe do mundo e acolhemos com fé o nascimento do menino-Jesus com festa e amor: hoje, amanha e sempre. Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário