.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

“Nossos olhos viram a salvação” - Claudinei M. Oliveira.



Sábado, 29  Dezembro  de 2012.
Evangelho: Lc, 2,22-35

            O evangelista Lucas apresenta  neste lindo Evangelho para os olhos do mundo o discernimento dos pais de Jesus. Eles cumpriram a tradição de levar a criança primogênita ao Templo e oferecer presentes. Como não tinham dinheiro e nem ostentações volumosas,  ofereceram um casal de rolinhas. Entretanto, a singeleza dos pais consistiu na entrega do filho a doutrina cristã, ou seja, cumpriram o papel de pais responsáveis e comprometidos com a educação do filho.
            De certo modo a alegria dos pais de Jesus era grande, pois seu filho, sabendo eles, tinha uma missão a cumprir na terra. Logo o cuidado com a formação da criança era visível nas tarefas a  serem cumpridas. Maria e José não eximiram da responsabilidade com o rebento e os mesmos  fizeram corretamente tudo aquilo que deveriam fazer para entregar seu filho para o mundo.
            O menino no templo revela o caminho necessário dos pais que almejam o bem para seus filhos. O templo é um espaço de ligação entre o  homem e a fé no Criador, ou seja, no templo, lugar sagrado, a luz do Senhor projeta para  o  cristão a caminhada certeira rumo aos céus.
            Simeão, um senhor idoso, esperava na porta do templo a chegada do Messias que salvaria o povo de Israel. Sua fé foi grande e valeu à pena. Disse alegremente aos pais do Menino: “eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos: uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel”. Agora, Simeão poderia morrer, pois seus olhos tinham contemplado a luz do mundo,  a luz que resplandeceste todo o universo e desta luz o mundo mudaria sua forma de pensar e de agir.
            Simeão  os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus:  “Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos. E a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria”. 
            Estas palavras tocaram o coração do casal, pois seu filho iria dar muitas alegrias para a humanidade, Ele iria traçar novos projetos de vida, novas maneiras de pensar, novas formar de amar e de acolher o irmão, enfim, Jesus tinha uma nostalgia em sim para com seu povo que não eximiria do seu compromisso social.
            Contudo, ao entrar no templo Jesus torna-se luz para multidões de homens que viviam na marginalidade. Com sua argumentação na vida adulta leva a estes marginalizados projetos de vida, isto é, norteia novos rumos com a finalidade de uma vida com dignidade, paz, amor e prosperidade. Jesus, nas palavras de Simeão, é a luz das nações e glória do povo de Israel, pois toda a esperança está sedimentada na pessoa com personalidade da justiça. O único anunciador com proposta de transformação radical era Jesus.
            Caminhar para o templo foi o legado deixado pelos pais de Jesus. Ensinou desde pequeno o lugar sagrado para agradecer e rezar. Todo cristão necessita de um espaço no dia para louvar e conversar com o Criador. José e Maria mesmo cumprindo exigência de seu tempo ensinaram a criança a entrar no santuário. Assim, ao colocar Jesus no templo significou um grande ensinamento para o homem: a fé transcende o imaginário real, pois acreditar no infinito além das coisas concretas  é encontrar a graça de Deus.
            Este Evangelho trás um compromisso para os cristãos de hoje: ensinar os nossos pequenos a cultuarem a crença num Deus que ama indubitavelmente seu povo.Nunca é tarde para encontrar as portas da igreja, mas se começarmos desde pequeno a frequentar a casa de Deus  muitas coisas ruins evitarão. Pois, estar em sintonia com Deus, criar-se cumplicidade com os ensinamentos revelados na Sagrada Escritura.
            Que o Deus Todo poderoso acalenta nossos corações e façam-nos compreender que a melhor  maneira de compreender o mundo para viver bem é estar  na igreja de Cristo. Amém!                                                                    
Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário