.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

“COM MARIA CHEGAREMOS A JESUS!” – Olívia Coutinho




Dia 21 de Dezembro de 2012

Evangelho de Lc 1,39-45
 
A poucos dias do Natal, já  podemos perceber com muita alegria, o quanto foi frutuosa a nossa preparação para a celebração deste grande acontecimento que marcou a história da humanidade. Aprendemos muito ao longo desta nossa caminhada, mas ainda há muito que aprender. 
A caminhada de fé,  é um processo lento que vai tomando uma dimensão maior, à medida que intensificamos o nosso encontro com Jesus!
É importante  conscientizarmos de que mais do que uma festa quando se partilha presentes, o Natal é a presença viva de Jesus em nós,  é  vivendo esta presença, que vamos passo a passo,  tornando íntimo Dele.
Podemos dizer que o Natal é um  o momento  propício de nos apresentarmos  a Deus com o firme propósito de dar a Ele o nosso  "Sim" de fidelidade a sua proposta de vida e de santidade, como fez Maria, logo após o anuncio do Anjo, de que dela nasceria o salvador!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, vem mais uma vez nos falar de Maria  da sua entrega à  serviço à vontade de Deus.
Com a revelação  do Anjo sobre a sua gravidez  e a gravidez de sua prima  Isabel, Maria não pensou mais em si mesma, renunciando a todos os seus  projetos pessoais para  se entregou  por inteira  à serviço  de Deus na pessoa do outro! 
Movida pelo amor, Maria se coloca como serva, ao dirigir-se  apressadamente até  a casa de Isabel, mulher de idade avançada, que  morava num lugarejo bem distante e que certamente necessitaria de maiores cuidados durante a gravidez.  Com este gesto abnegado de amor e entrega, ela nos dá um grande exemplo de solidariedade, nos ensinando que o amor é mais do que sentimento, mais do que palavras: o amor é gesto concreto, é decisão de ir ao encontro do outro, de inteirar-se de suas necessidades.
Subindo montanhas, levando Jesus em seu ventre, Maria se torna a  primeira discípula de Jesus!
O relato nos fala de dois encontros marcantes, o encontro de duas mães: uma se alegrando  com a alegria da outra e juntas agradecendo   a Deus o dom da fecundidade. E também  do  encontro de duas crianças que estavam sendo gestadas no ventre destas duas mulheres distintas: no ventre da jovenzinha de Nazaré, crescia Jesus, O Salvador do mundo, Àquele que mais tarde daria a sua vida para nos resgatar. E no ventre, antes estéril de Isabel, crescia o menino que pulou de alegria ao sentir a presença de Jesus: João Batista, aquele que  seria  o grande profeta, o precursor que iria preparar o caminho para a entrada de Jesus na historia da salvação.
Ao se entregar totalmente à vontade de Deus, Maria participou da historia da libertação da humanidade, enfrentando todos os desafios, desde a concepção de Jesus, até a sua morte de cruz! E mesmo com o coração transpassado de dor, ela  se manteve de pé aos pés da cruz. O papel  desempenhado por Maria na encarnação e  na morte de Jesus, nos deixa um grande exemplo de mulher forte, que ama, que não se deixa abater pelo sofrimento, porque confia no poder grandioso de Pai!
Maria é a voz que grita na defesa dos pobres,  de todos aqueles que buscam nela a confiança, a força para lutar e vencer os poderosos!
“Deus cativou Maria e ela se deixou cativar!” 
 Com o  testemunho de Maria, aprendemos a dar passos até Jesus, saindo  de nós mesmos para ir ao encontro do outro.
 
DESEJO A TODOS UM FELIZ E SANTO NATAL !
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário