.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 30 de dezembro de 2012

-O significado do termo Epifania - José Salviano





         O sentido da palavra Epifania está no calendário litúrgico da Igreja Católica. E significa uma manifestação divina, principalmente quando houve a apresentação do Menino Jesus ao mundo. Um exemplo desse fato foi a visita dos Reis Magos trazendo seus presentes. 
         Epifania também pode ser compreendida no sentido filosófico, que é uma sensação profunda de realização de um plano elaborado. É a conquista de uma meta difícil.
         Epifania também pode ser uma inspiração vinda de Deus.
         A festa da Epifania nos convida a seguir o exemplo dos reis magos, que guiados pela estrela, seguiram a procura do Menino, Salvador da humanidade. A revelação de Jesus ao mundo recebeu o nome de Epifania. Hoje Este mesmo Jesus está se revelando para cada um de nós. Ele bate a nossa porta cada dia querendo entrar, mais muitos de nós finge não ouvir, ou não ouvem por causa do barulho das coisas desse mundo de ilusão, ou por causa da embriaguês a que se encontram aqueles que seguiram caminhos outros.  Embriaguês do prazer geralmente fora do casamento, embriaguês de produtos químicos, de ervas, do próprio álcool, embriaguês devido aos projetos de liberdade ou libertinagem que lhes são apresentados por satanás.
         O poder e a realeza de Deus estava presente no mundo através de uma criança aparentemente frágil, porém toda poderosa. E os reis magos sabiam disso. Por isso foram visitá-Lo, e em sinal de reconhecimento de sua glória, levaram três presente: Ouro, incenso e mirra.
         E qual o significado do Menino Jesus ter sido visitado por três representantes de nações do Oriente?  É muito simples: Isso significa que Jesus não veio ao mundo somente para o povo judeu. Mais sim para todos os povos, Ele veio para salvar toda a humanidade.
         Desta forma, Jesus hoje se manifesta ou se revela não só para os escolhidos e engajados no seu projeto de vida eterna, mais também se revela, se manifesta para os nossos irmãos que estão fora do seu Plano de amor, de justiça de caridade.
                   Prezados irmãos. Qual será a estrela que hoje guia os nossos passos rumo a Jesus?  Isso também é muito simples. Esta estrela guia é a Igreja de Jesus Cristo a qual nos aponta o caminho que devemos seguir ao encontro do nosso Salvador. E assim como o Menino Jesus foi visitado por representantes de povos não-judeus, a Igreja tem iluminado a todos os povos e nações para que encontrem O Filho de Deus vivo e disposto sempre a nos acolher e nos perdoar. 
         Paulo em sua carta nos  fala da revelação do mistério de Deus, ou seja, o plano da Salvação, o plano traçado por Deus para nos salvar. Esta linguagem era muito dura para um judeu entender, pois se achavam privilegiados e donos exclusivos do amor de Javé. O povo judeus esperava um Messias libertador, um Messias  só deles. Os pagãos, os estrangeiros, estavam fora desse projeto.  Jesus, logo que chegou ao mundo, tratou de mostrar que o seu projeto de salvação não era somente dos judeus. Era para todos: Ricos, pobres, estrangeiros, negros, e até para as prostitutas e demais pecadores.
         Na verdade,os magos não eram reis, eram sábios e buscavam estudar os astros, e até mesmo o vôo dos pássaros. Naquela época se acreditava que quando uma pessoa importante nascia, também nascia no céu uma nova estrela. A estrela nova vista por eles, que com certeza era o cometa de Halley com sua cauda que parecia indicar uma direção, para  eles, aquela estrela significava uma mensagem: O nascimento de Jesus.
José Salviano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário