.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

“Deus Salva” - Claudinei M. Oliveira.




Terça - feira, 18  Dezembro  de 2012.
Evangelho: Mt 1,18-24

            “O Messias, que João apontou como o Cordeiro esperado, virá como nosso rei”
            O nome de Jesus significa “Deus Salva”, porque sua missão terrena consiste na libertação de todos os males que impedem a vivência da plena liberdade e vida. Jesus vem mostrar para a humanidade um novo homem, na simplicidade da construção de um novo reino de paz e de Justiça.
            O evangelista Mateus descreve a história da concepção e do nascimento do Menino Deus. É uma história linda, pois retrata o amor incondicional de uma família que acolheu o filho de Deus. Tudo começou com a moça simples, destemida e corajosa que recebeu o anjo Gabriel com surpresa, mas acatou em ser a Grande Mãe do Salvador.
Maria já estava comprometida com seu futuro esposo José, eles casariam em breve. Logo não poderia estar grávida antes do casamento para preservar o costume da época. Caso a mulher se deitasse com homens antes do casamento era difamada e julgada pelos padrões morais. No entanto, Maria foi contra todos os princípios morais e concebeu através do Espírito Santo o Menino Deus. Maria tornou-se a geradora de vida, a vida da humanidade, a vida plena da vivificação no espírito santo para responder aos anseios da humanidade que esperava ansioso de um novo rei.
Quando José fica sabendo da gravidez de Maria não queria provocar um escândalo. Ele queria deixá-la em silêncio para não maltratá-la. Entretanto, sua fé e sua visão de homem temente a Deus recebeu a visita do anjo em sonho e se pôs a serviço do Reino. José foi convencido de que era necessário cuidar da virgem Santa de Deus para gerar o Grande Deus que Salva.
José queria fugir de Maria para preservar a moral social. Mas Deus mostrou para ele que o importante era  seu discernimento e seu comprometimento com o povo. Maria tornaria a grande mulher que resplandeceria a humanidade com seu gesto de ser mãe Santa e, ele engrandeceria por ser o esposo fiel que formaria uma família protetora de um menino que teria uma história encantadora.
Mas, poderemos refletir um pouco da atitude de José. Quantas vezes fugimos quando Deus entra em nossas vidas?  Quantas vezes escondemos do seu chamado? Quantas vezes ficamos cegos e surdos à missão evangelizadora do Reino? Isto acontece porque não queremos comprometer-se com o projeto de libertação. Jesus foi um homem que preocupou com o mundo dos pequenos e sentiu de perto todas as angústias e sofrimentos. Nós também devemos preocupar com a vida infeliz de milhares de homens e mulheres. Ajudá-los a superar os obstáculos grosseiros da vida e enveredá-los a um caminho seguro.
José repensou sua atitude e colocou a disposição da nova família. Ajudou em todos os sentidos, até escondeu Maria com seu filho para não serem encontrados pelos políticos das cidades que estavam na espreita. Ele assumiu o compromisso com a vida e fez o que deveria ser feito pela gratuidade de Deus. Assim, também devemos ser: abraçar o compromisso de cristão e receber de braços abertos o salvador do mundo com muito amor e carinho.
Portanto, “Deus Salva” e está sempre em nosso favor em qualquer situação, basta segui-lo fazendo sua vontade: “sermos um cristão convicto de suas palavras e atitudes”. Amém.
Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário