.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

“E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU”? – Olívia Coutinho

 
21° DOMINGO COMUM
 
Dia 24 de Agosto de 2014
 
Evangelho de Mt 16,13-20
 
 É pela fé que reconhecemos Jesus como o nosso Deus e Senhor, o que não é fruto do esforço humano e sim, do acolhimento a este dom de Deus que é a fé. Mas não basta reconhecer Jesus como o Nosso Deus e Senhor e nem ser somente um admirador de suas palavras, é preciso comprometer-se com Ele, testemunhá-Lo no nosso dia a dia, aceitar o seu chamado, aderindo à sua proposta de vida nova!
Muitas vezes, professamos a nossa fé em Jesus, e até sentimos atraídos pelas suas palavras, mas quando tomamos conhecimento de que no seguimento a Ele inclui a cruz, tendemos a recuar, temos medo, um sinal de que ainda não temos uma fé suficientemente madura para aceitarmos o desafio da cruz!
O evangelho que a liturgia deste Domingo nos apresenta, vêm nos despertar para a importância de conhecermos  bem Jesus, de nos tornar íntimos Dele!  Sem aprofundarmos no conhecimento à Jesus, ficamos no superficial da fé, na lógica dos homens, não vamos compreender que para ganhar a vida, é preciso passar pela cruz.
O texto nos diz que Jesus, no desejo de saber se os seus discípulos já haviam entendido o seu messianismo, pergunta-lhes: “Quem dizem  as pessoas ser o Filho do Homem? Para esta pergunta, surgiram várias resposta, afinal, é fácil responder em nome do outro, não compromete! Já quando esta mesma pergunta, é direcionada aos próprios discípulos, vem o silencio, pois desta vez, a pergunta requer uma resposta pessoal, uma resposta  que exige comprometimento. 
Pedro foi o único que respondeu, e respondeu com firmeza: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.” Esta resposta agradou Jesus, pois Ele sabia que esta afirmação de Pedro, era fruto da sua convivência com Ele! Por esta  profissão de fé,  Pedro é convocado para  uma missão desafiadora: ser a pedra, sobre a qual, Jesus  edificaria  a sua Igreja. “... Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja...”
Este episódio chama a nossa atenção sobre a responsabilidade de quem afirma conhecer Jesus! Saber quem é Jesus, é muito mais do que saber que Ele  é Deus, afirmar que O conhecemos implica em comprometimento com a sua causa.
Olhando a escolha de Pedro, para conduzir a  Igreja, podemos perceber que Jesus fundou  a sua Igreja sobre a fragilidade humana! Jesus não edificou a sua igreja sobre homens considerados grandes aos olhos do mundo, mas sobre Pedro, um homem de origem simples, que representa os homens de toda história da Igreja: homens santos e pecadores!
O texto nos diz  ainda que Jesus proibiu  os discípulos de revelar a sua identidade a quem quer que fosse, afinal, um povo que esperava um Messias triunfalista com poderes políticos, jamais aceitaria um Messias na condição de servo, alguém com  o olhar voltado para os pequenos! Jesus sabia que não seria reconhecido como Filho de Deus, sem antes passar pela cruz!
Numa comunidade, cujo o centro é Jesus, um líder não se destaca pela sua autoridade, e sim, pelo seu amor à Jesus transformado em serviço!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

 Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/552336931551388/


Nenhum comentário:

Postar um comentário