.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

-Sejam misericordiosos-José Salviano


26 de Fevereiro – Ano B

Evangelho Lc 6,36-38



Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”.  Isso é possível? Pelo menos podemos tentar. Basta copiar Jesus. Não condenando, não julgando, e perdoando.
Vamos semear a bondade, a caridade, e com certeza, tudo isso vamos colher. Pois é perdoando que se é perdoado, é dando que se recebe.
Do mesmo modo com que tratamos os demais, seremos tratados principalmente pelo Pai que está no Céu e em toda parte, vendo tudo que falamos, fazemos e pensamos.
Por outro lado, é importante aqui lembrar que ser cristão não é ser bobo. Pois tem gente que fica nos observando, e pode se aproveitar da nossa caridade, para nos explorar. Imagine você em seu condomínio, em sua casa, sendo altamente incomodado por aquele vizinho abusado e sem limites. Ele está fazendo isso por saber que você é “bonzinho”, que vive sempre na igreja, e que tem como característica, perdoar.  E aí, na próxima reunião do condomínio, você reclama forte contra aquela injustiça, e o coordenador lhe diz: Olha, vamos perdoar... e tudo fica por isso mesmo? 
Veja. Ser cristão não é ser bobinho, caixa de pancada de nenhum injusto. Nós  precisamos, sim, reclamar os nossos direitos, precisamos denunciar, e isso é copiar Jesus. Lembra quantas vezes Ele enfrentou os fariseus e doutores da Lei, botando o dedo na ferida? Dizendo em público o quando eles eram hipócritas? Lembra de quando Jesus expulsou os vendilhões do Templo?
Copiar Jesus por completo, é ser caridoso, porém é também ter a coragem de denunciar, de reclamar os abusos dos injustos.
Precisamos ter em mente que o cristianismo não é uma ideologia. Mas sim, um modo de vida. Em outras palavras, precisamos viver o que conhecemos, o que sabemos o que pregamos. E essa é a certeza que deve estar sempre presente em nossas mentes, e transformada em atitudes.
A nossa identidade é caracterizada pela nossa vivência do amor fraterno e pela nossa justiça. Sem essa experiência, a nossa fé católica não passará de uma ideologia...
Foi por isso que Jesus nos convidou a sermos misericordiosos como o Pai.
Não podemos nos debruçar sobre a miséria do nosso irmão, e nos vangloriar, agradecendo a Deus por tudo o que temos, sabendo que do nosso lado existem famintos e desabrigados. Essa atitude foi demonstrada por Jesus na parábola do fariseu e o publicano.
Não sejamos como aquele fariseu que se vangloriava de ser perfeito, porém, ignorava ou desprezava o publicano do seu lado.
Para trilhar os passos da santificação, precisamos: não julgar, não condenar, não discriminar, não excluir, perdoar, mais também ser justos e reclamar, apesar de sermos generosos.
E isso é tentar ser perfeitos como o Pai do Céu é perfeito, copiando Jesus.

Tenha um bom dia. José Salviano..





Nenhum comentário:

Postar um comentário